Saiba como escolher patins para iniciantes

Patinar é um esporte emocionante e divertido, além de um meio de locomoção para momentos de lazer em praças, parques e locais de superfície plana. Descubra como escolher os patins ideais se você é um iniciante e ande com segurança e com o produto certo.

rich-text-image

Patins inline para iniciantes.

Praticar uma atividade física é fundamental para o bem-estar do nosso corpo e da nossa mente. Mas, ainda melhor, é quando podemos utilizar a prática esportiva como momento de lazer e, em muitos casos, um modo de locomoção mais eficiente que quando nos deslocamos a pé. Assim, encontramos em atividades como patinar um exercício eficaz, divertido que pode ser usado para nos levar a diferentes lugares. 

Porém, como em toda prática que envolve outros equipamentos que nos ajudam a locomover (como a bicicleta e o skate), é preciso prática e conhecimento para manter o equilíbrio correto e conseguir andar de forma segura. Assim, se você começou há pouco tempo ou pensa em iniciar suas aventuras, é fundamental optar pelo equipamento correto, que possibilita o aprendizado em pouco tempo e mantém a prática segura. 

Por isso, é muito importante que você saiba como escolher

patins

para iniciantes. Pensando nisso, criamos uma lista com dicas e modelos de patins que vão te ajudar no momento da compra. Afinal, com variedade de modelos, cores e características específicas, podemos ter algumas dúvidas neste processo. Então, siga com a gente e confira tudo o que você precisa saber antes de escolher seus patins.

Como determinar o tamanho certo de patins para um iniciante?

Independentemente do tempo que você patina, a escolha do tamanho certo segue os mesmos critérios para quem começa e para quem já tem experiência com a patinação. Com isso, devemos saber que o tamanho ideal é aquele onde os

patins

ficam ajustados ao pé, ou seja, sem estar com folga (parte frontal, traseira e superior) e sem apertar dedos e peito do pé. 

Com isso, você deve saber com clareza o número que calça e verificar as medidas de comprimento e largura do pé, com uma cinta métrica ou régua, para comparar os valores com as informações dos patins indicadas pelo fabricante. Vale lembrar que, para evitar um calçado incômodo, é interessante optar por patins com 1 ou 2 números maiores que o que usamos convencionalmente.

Também podemos encontrar patins com numeração que varia e permite adaptar o modelo específico a diferentes tamanhos, ou seja, patins com numeração ajustável (como do 34 ao 41, por exemplo). Esses modelos são ainda mais indicados para quem começa, já que podem se adaptar e serem ajustados por você, que irá patinar e sentir o equipamento.

Quais são os melhores patins para iniciantes?

Há diversos produtos que se encaixam como bons patins para iniciantes, e a escolha do modelo específico deve levar em conta o orçamento disponível e as intenções de uso e preferências estéticas relacionadas ao equipamento.

Então, você confere, na sequência, diferentes modelos de patins para iniciantes e poderá escolher o modelo perfeito para suas necessidades específicas. 

Tipo e alinhamento das rodas

Quando nos referimos à disposição dos patins, falamos de forma direta de como as rodas do equipamento estão alinhadas. Nesse ponto, devemos considerar que existem 2 variações para a disposição das rodas, e cada uma delas tem suas características, que mudam a forma como devemos aprender a nos equilibrar e frear com os patins. 

Quad

Os

patins quad

são o modelo ideal para quem quer começar a andar e não teve nenhuma experiência prévia com o equipamento. Nesse modelo, as rodas são alinhadas como nos carros, com um par de rodas na parte frontal e outro par de rodas na parte traseira, o que garante equilíbrio e estabilidade para quem deve se equilibrar mesmo sem estar em movimento.

Características:

  • Possui quatro rodas com eixos paralelos, que facilitam o equilíbrio e o alinhamento dos pés e pernas. 

  • Tem freio na parte frontal, o que ajuda quem está começando a parar com mais facilidade e evitar acidentes. 

  • diversos modelos do tipo quad, assim você pode optar por aquele que possui o melhor visual e sistema de fixação nos pés (como cadarços ou cintas de velcro). 

  • Seu estilo permite variações de modelos clássicos, como acabados em couro com taco de madeira, além de modelos esportivos feitos com tecidos sintéticos e partes sólidas e resistentes. 

Inline

Com rodas alinhadas em fila, os

patins inline

são o tipo com visual esportivo e conhecido por estar presente em competições de patinação de alta velocidade. O patins tem grande quantidade de ajustes e variação de modelos para principiantes e produtos de nível profissional, destinados a competições. Podem ter de 3 a 5 rodas, que garantem apoio na parte frontal e traseira (mas não nas laterais como os quad).

Características:

  • Rodas que variam de 3 a 5, dispostas em fila. 

  • Freio na parte traseira que exige mais precisão e equilíbrio do usuário no momento de parar.  

  • Uso recomendado apenas para superfícies lisas, como asfalto ou concreto. 

  • Seu estilo e disposição indicam o uso por pessoas mais experientes. Mas, você pode começar por ele se deseja patins que permitem maior mobilidade, curvas mais controladas e maior velocidade. 

De acordo com estilo e modo de uso

Nessa categoria, encontramos patins (ou rollers) classificados de acordo com sua forma de uso, em que podemos encontrar os itens freestyle, street e speed, por exemplo, pensados para diferentes formas de uso e da prática da patinação.

Speed

Os modelos dessa categoria são sofisticados e projetados para adquirir grandes velocidades. Assim, os

patins speed

são voltados para competições e o uso profissional, ou ao menos para alguém que já conhece o suficiente para conseguir andar de forma segura e com velocidades elevadas. Por isso, se você vai começar e não tem prática alguma, os modelos speed não são muito recomendados. 

Características:

  • Os modelos speed costumam ser da variação inline, pela velocidade que o modelo proporciona. 

  • Tem design sofisticado que proporciona grande velocidade alinhada à segurança para o uso dos patins em competições.

  • Sistema de rolamento de alto nível e freios com funcionamento de alta resposta para evitar acidentes ou a falta de controle da velocidade na prática esportiva. 

  • Seu estilo e disposição indicam o uso por pessoas mais experientes. Mas, você pode começar por ele se deseja patins que permitem maior mobilidade, curvas mais controladas e maior velocidade. 

Freestyle

Também conhecido como Urban, os

patins Freestyle

são equipamentos robustos, pensados para manobras, giros, saltos e impactos provenientes do uso dos patins para diferentes manobras e movimentos. Esses modelos são feitos com materiais resistentes que auxiliam na proteção dos pés e tornozelos para evitar lesões, torções ou acidentes físicos. Vale lembrar que os modelos são de alto nível, o que significa um bom investimento para quem começa.

Características:

  • Como são pensados para manobras, costumam ser do modelo inline, que permite maior movimento e controle de ângulo em curvas.

  • Os modelos freestyle costumam ser profissionais, usados por diferentes atletas em competições do esporte. 

  • É uma opção para iniciantes se você deseja seguir com patins inline e explorar diferentes movimentos com o equipamento. Pode ter um investimento inicial maior, mas tem grande durabilidade e variação das possibilidades de uso. 

  • É feito em material resistente e leve. 

Quad urbano

Os

patins quad

são o único modelo/variação que apresenta as rodas em disposição paralela, conectadas por um eixo traseiro e um dianteiro. Assim, são os modelos mais seguros e indicados para quem quer uma atividade divertida e nunca teve contato com patins. Ainda assim, vale lembrar que os modelos podem variar, mas não encontramos quads para manobras ou grande velocidade. 

Características:

  • Tipo mais indicado para quem começa a patinar pela estabilidade, segurança e equilíbrio que proporciona.

  • Não é usado com fins de grande velocidade e se adapta melhor a terrenos com pequenas irregularidades. 

  • Conta com visual clássico, com a presença de velcro ou cadarços.

  • Pode ser usado em parques, praças, pistas de caminhadas, calçadas urbanas, asfalto e concreto de forma geral. 

De acordo com o tipo de rolamento

Se você já definiu o modelo (quad ou inline) e o uso que pretende dar no futuro (velocidade, recreação ou prática de manobras), mesmo que esteja recém começando a patinar, deverá ter em conta o tipo de rolamento que o equipamento possui para fazer a escolha certa no momento de comprar. 

Os rolamentos são classificados de acordo com a sigla ABEC, que indica o rendimento e resistência das rodas e dos sistemas de rotação. Quanto mais alto o valor (em escala com valores de 1 a 9, apenas com números ímpares), maior a velocidade e sofisticação do sistema, e mais profissional é o uso do equipamento. 

ABEC 5

Os

patins ABEC 5

são os melhores modelos para iniciantes, já que apresentam a classificação de rolamento com o valor mais alto indicado para quem começará a patinar. Isso é importante para que você não invista mais que o necessário em um equipamento que, na verdade, tem potência para uso profissional e pode dificultar a aprendizagem. Saiba que para quem começa, o valor ABEC indicado varia entre 1 e 5.

Características:

  • Rolamento funcional e seguro, que evita grandes velocidades.

  • Modelo indicado para quem começa a patinar, independentemente do modelo ser inline ou quad. 

  • Valores de 1 a 5 são recomendados para iniciantes.

ABEC 7

Com características um pouco mais avançadas e sistema de rolamento que permite velocidades maiores, os

patins ABEC 7

são considerados modelos intermediários, e recomendado para quem tem alguma prática nos patins. Ainda assim, você pode optar por um modelo ABEC 7 se deseja patins que já servirão para uso em velocidade e algumas manobras futuras. 

Características:

  • Rolamento que permite velocidade média maior e deve ser usado com mais cautela.

  • É indicado para quem busca um equipamento intermediário e já tem alguma prática com os patins.

  • Pode ser encontrado tanto em modelos quad como inline.

ABEC 9

Os

patins ABEC 9

possuem os rolamentos mais avançados, que permitem maior velocidade e mobilidade para o usuário. Assim, são também mais sensíveis aos movimentos e, por isso, devem ser usados por pessoas que já apresentam alguma familiaridade com a patinação. Não é recomendado se você começará a patinar.

Características:

  • Sistema de rolamento de alto desempenho. 

  • Usado para corridas, competições ou para quem busca velocidade em meio a parques e cidades. 

  • Está presente nos patins quad e inline. 

Quais as diferenças entre patins inline e os de quatro rodas para iniciantes?

A diferença entre os modelos está, além da parte estética, no seu funcionamento graças à disposição das rodas que fazem parte dos patins. Assim, podemos definir cada tipo como:

  • Quad: os patins quad sempre possuem 4 rodas, alinhadas de forma paralela em um eixo frontal e um traseiro. O modelo tem visual mais clássico, em que calçamos um tipo de bota, muitas vezes com cadarço e tacos de madeira. É o modelo mais estável, indicado para quem começará a patinar e precisa manter o equilíbrio no equipamento. 

  • Inline: o modelo é caracterizado por apresentar as rodas alinhadas e em fileira, com modelos que variam entre 3 e 5 rodas (em que é possível encontrar produtos que oferecem a opção de ajustar quantas rodas serão, de fato, utilizadas). Os patins inline são conhecidos por permitirem manobras, grandes velocidades, e terem variações com construção segura, para ambientes urbanos ou competições fechadas. 

Conclusão

Seja com um quad ou um patins inline, é possível começar a patinar com segurança e encontrar o produto ideal para suas necessidades, gosto pessoal e orçamento disponível. Não se esqueça de consultar um profissional para ter aulas e começar a patinar com segurança, técnica correta e diversão.

Fique à vontade para saber tudo sobre as

melhores bicicletas

no blog do Mercado Livre. Toda a informação está aqui.

Acesse agora mesmo o Mercado Livre e encontre o modelo de

patins

ideal para começar a se mover por aí. Confira promoções incríveis e encontre seus patins.