TV LCD ou TV LED?

As telas de LCD e LED tem diferentes tecnologias, com opções econômicas ou mais tecnológicas. Descubra a tela de TV ideal para você!

rich-text-image

TVs LCD e LED. Mas qual delas escolher?

Na hora de trocar a sua

TV

, é comum se deparar com variados tipos de TVs, sendo que os modelos mais comuns são: as TVs LCD e LED. Mas qual delas escolher?

A escolha dependerá das suas necessidades, das suas preferências, do ambiente onde a TV ficará e das tecnologias que mais se adequam ao seu estilo de vida.

Saiba o que é uma

TV LCD

e uma TV LED nesse artigo, tire as suas dúvidas e faça a melhor escolha!

Qual a melhor opção?

A opção depende das suas preferências e necessidades. A seguir, vamos apresentar as características de cada uma delas.

rich-text-image

tv mostrando praia

Monitor LCD

O

LCD (Liquid Crystal Display)

, funciona com a tecnologia de cristais líquidos, que ficam entre duas placas de vidro na TV. Esses cristais permitem e controlam a passagem de luz entre as cores exibidas na tela. 

Isso resulta em uma melhor nitidez e clareza de imagem, principalmente se a resolução for em Full HD ou 4k. A combinação do LCD com tecnologias de altas resoluções, entregam bons resultados, pois permite que as imagens tenham mais cor, contraste, densidade de pixels e clareza de detalhes. 

A TV LCD é considerada mais adequada para ambientes com pouca luz, porque o ambiente mais escuro ajuda a ampliar a qualidade de imagem, nitidez, cores e contraste em uma TV LCD. Porém, a tecnologia vem avançando e evolução das televisões ao longo dos anos também. 

Essas novas tecnologias apresentadas aos consumidores, estão bem avançadas e hoje a TV LCD vem com filtros anti reflexo aplicados na superfície externa da tela, isso minimiza os reflexos causados pela luz e melhora a visualização das imagens.

O que é cristal líquido?

Os cristais líquidos não são fontes de luz própria como a tecnologia utilizada na

TV LED

. Portanto, os cristais líquidos dependem de uma fonte externa de iluminação, como lâmpadas fluorescentes, para transmitir as imagens.

Basicamente, os cristais líquidos são moléculas que podem ser combinadas com a eletricidade para formar imagens. Nessa combinação, as moléculas se alinham e permitem a passagem de luz através delas, com isso, elas controlam a iluminação e cores para transmitir as imagens na tela.

Quais são os benefícios das TVs LCD?

  • Preços mais acessíveis: uma ótima opção para quem está com o orçamento apertado.

  • Opções de tamanho: por ser uma TV mais popular, possui uma gama de tamanhos variados ideais para cada espaço, como quartos, salas, escritórios, cozinha, entre outros.

  • Qualidade de imagem: apesar de ser uma escolha econômica, as TVs de LCD ainda proporcionam imagens nítidas e de boa qualidade. Sendo uma opção satisfatória para o consumidor.

Monitor LED

O

LED (Light Emitting Diode)

possui uma tecnologia mais avançada de iluminação e uma qualidade de imagem superior. Isso porque o LED fornece mais contraste, cores mais vivas e imagens mais nítidas. Além disso, oferece uma rica visualização de detalhes das transmissões e redução de desfoque em imagens em que o movimento é rápido.

A TV LED também ajusta o brilho conforme a iluminação do ambiente, então é totalmente adaptável em ambientes escuros, claros, ou até mesmo em ambientes onde a iluminação é variável. O resultado dessa tecnologia, é uma imagem mais clara e nítida.

Outra vantagem a se considerar, é a durabilidade superior que a TV LED possui em comparação com a TV LCD, reduzindo a probabilidade de substituições e mais investimentos ao longo do tempo. Além de apresentar um design mais fino e elegante.

Benefícios das TVs LED

  • Mais econômica: consome menos energia que uma TV LCD, tornando se uma ótima opção para quem quer benefícios a longo prazo.

  • Qualidade de imagem superior: maior contraste, detalhes nítidos, imagens brilhantes e nitidez nos menores detalhes. Isso proporciona uma experiência aprimorada ao usuário.

  • Design: é um modelo mais fino, trazendo sofisticação e elegância ao ambiente.

  • Recursos adicionais: acesso a aplicativos, controle por voz e conexão com Wi-Fi.

  • Durabilidade: apesar do investimento na hora da compra ser maior, a durabilidade dessa TV compensa, por não precisar substituí-la tão cedo.

Portanto, para quem valoriza tecnologias mais avançadas, design com telas finas e sofisticadas, a TV LED é a melhor opção de compra.

rich-text-image

TV lg uhd

Qual a diferença entre a TV LCD e a TV LED?

A TV LCD é uma opção mais econômica na hora da compra, porém com menos tecnologia e menor qualidade de imagem. O consumo de energia também é mais alto, por depender de uma fonte de luz externa, com diversas lâmpadas fluorescentes usadas como fontes de luz de fundo. O design também é mais espesso que uma tela de LED, justamente por causa das lâmpadas que ficam atrás da tela. 

Mas ainda sim, a TV LCD é uma boa opção de compra, para quem não tem muito orçamento disponível, mas não abre mão de uma boa TV. 

A TV LED tem mais tecnologia de imagem, por isso oferece um melhor contraste e cores mais vivas. Essa tecnologia também permite que você assista seus programas favoritos com ângulos de visão mais amplos, além de ser um produto mais sustentável por não usar mercúrio em sua fabricação. 

As principais diferenças entre essas TVs são as tecnologias utilizadas para a reprodução de imagens, como: a iluminação de fundo, a qualidade das imagens, o consumo de energia e a adaptabilidade às variadas iluminações do ambiente. Além do design e recursos adicionais oferecidos.

Qual TV dura mais? LED, LCD ou Plasma? 

A vida útil de uma TV pode variar conforme a qualidade de fabricação e os cuidados que o usuário tem em relação ao produto. 

Mas, levando em consideração que todas são da mesma marca e os cuidados devidos são tomados, podemos chegar a algumas conclusões importantes, que vão ajudá-lo na hora da compra. Veja abaixo mais informações sobre a durabilidade dessas TVs:

  • A TV de Plasma utiliza a tecnologia com células de plasma, que perdem o brilho com o passar do tempo e tem a vida estimada em 12 anos de uso. 

  • A TV LCD, conforme já mencionado, é uma boa opção para quem está com o orçamento apertado, porém a sua vida útil estimada é de 10 anos.

  • A TV LED usa a tecnologia de leds na tela, ao invés das lâmpadas fluorescentes utilizadas que são utilizadas na TV de plasma e na TV LCD. Desta maneira, a TV LED sofre menos desgaste ao longo do tempo e possui a durabilidade superior em relação a TV de plasma e a TV LED, podendo durar até 16 anos.

Desta maneira, podemos concluir que a TV de plasma está se tornando obsoleta e sendo substituída pela TV LED, que possui uma tecnologia superior em relação a qualidade de imagem, a eficiência energética e por ter um design mais fino e atraente. Enquanto a TV LCD, continua com a sua alta popularidade e procura no mercado, por ser mais acessível aos consumidores.

Com essas informações, podemos considerar que a TV LED é mais durável em relação às outras, além de possuir diversas outras vantagens e estar mais disponível para compra no mercado de TVs.

Modelos top de linha

A seguir, apresentamos dois modelos de alta qualidade, uma de LCD e outra de LED, com características distintas, que o ajudará a levar todos os pontos em consideração ao iniciar a sua compra.

TV LED - Smart Tv LG 55 4k Nanocell com Inteligência Artificial 55”

Com a tecnologia exclusiva da LG, a NanoCell oferece excelente qualidade de imagem e cores extremamente vibrantes, com contraste aprimorado e ângulo de visão mais amplo, em comparação com a TV LCD.

A

TV LG NanoCell

, utiliza partículas extremamente pequenas (nanopartículas) no painel da TV, resultando em qualidade de cores excepcionais, aproximando ao máximo, as cores dos tons originais. Com a sua tecnologia, também é capaz de filtrar a luz indesejada.

Além disso, a TV oferece comandos por voz, inteligência artificial, assistente virtual ThinQ AI, qualidade de

som

Dolby Digital e Ultra Surround.

TV LCD - Smart TV LG 55UQ801C0SB LCD 4K 55"

Possui tecnologia de tela LCD, mas esse modelo conta com a retroiluminação LED, que proporciona um ótimo contraste com cores vivas, além de possuir suporte para o HDR (High Dynamic Range), que fornece ainda mais contraste entre as áreas mais claras e mais escuras das imagens. O que a torna muito próxima com a tecnologia usada na TV LED. 

A

TV LG 55

LCD, também oferece tecnologias avançadas como a inteligência artificial, a assistente virtual ThinQ AI e a qualidade de som Dolby Digital.

Conclusão

A primeira coisa a se pensar, é no ambiente onde a TV vai ficar. Pois se não possui orçamento para uma TV de LED e o ambiente for escuro, a opção mais econômica na hora da compra é uma TV LCD.

Mas, se isso não for um problema para você, a TV LED é a melhor opção em termos de tecnologia, adaptabilidade e qualidade de imagem, pois seu brilho se ajusta em qualquer ambiente. Além de oferecer imagens mais realistas, cores mais vivas, melhor nitidez, brilho intenso e contraste superior de cores!

Agora que já sabe qual modelo é ideal para você, explore e aproveite as melhores ofertas de TVs LCD e LED no Mercado Livre!