Novo | +25 vendidos

fétid Rein 100% - Zip Pouch - 10g

em 12x

O que você precisa saber sobre este produto

  • Produto em pouch zip de 10g, ideal para armazenamento prático e eficiente, garantindo frescor e qualidade.
Ver características

Características do produto

Características principais

Marca
Cípria

Outros

Conservação do produto
Temperatura ambiente

Descrição

Assafétida

Origem:

A assafétida (Ferula assafoetida) é espécie nativa dos desertos do Irã e das montanhas do Afeganistão. Ela é cultivada principalmente na Índia. A planta é derivada de várias espécies do gênero Ferula – funchos-gigantes –, das quais há cerca de 50 no sul da Europa, oeste da Ásia e norte da África.

Características:

É uma erva perene, de flores amarelas, que cresce de 1,8 a 3,5 m de altura. Quando os caules são cortados na raiz, deles escorre uma seiva leitosa que, ao secar, forma uma massa sólida semelhante a uma resina: é o que se conhece por asa-fétida. Tem cor de pérola quando está fresca, mas armazenada escurece. Como o nome sugere, a asafoetida tem um cheiro forte, algo parecido com o de alho estragado (devido à presença de compostos de enxofre), mas em pratos cozidos, oferece um sabor suave que lembra os alhos franceses.

Uso culinário:

Deve-se fazer uso de quantidades mínimas para temperar sobretudo peixes frescos e salgados, aos quais ela dá um sabor delicioso. Essa especiaria é mais usada no Oriente, sendo particularmente necessária em receitas indianas de Maharashtra e Gujarat – hortaliças, grãos e conservas. O odor da resina pura é tão forte que pode contaminar outras especiarias armazenadas nas proximidades se não estiverem em um recipiente hermético. Muitas preparações comerciais de asafoetida usam a resina molhada misturada com um volume maior de outros ingredientes neutros, como goma arábica, farinha de trigo, farinha de arroz e açafrão. O odor e sabor tornam-se muito mais leves e menos pungentes após aquecimento em óleo ou ghee. Às vezes, é frito juntamente com cebola salteada e alho.

História/Curiosidades:

O nome “asafoetida” é derivado do persa “aza”, resina, e “foetidus”, fétida. Os persas a chamavam de “comida dos deuses”. Era um dos condimentos favoritos na época dos romanos, quando aparecia em muitas receitas sob o nome silphium, laserpitium ou laser. Essa planta era tão importante que chegou a ser representada em moedas, mas já estava extinta na época de Plínio. Após a queda do Império Romano, até o século XVI, a asafoetida era rara na Europa e, se encontrada, era vista como um remédio.

Asafoetida também é mencionada várias vezes na literatura judaica, como a Mishnah. Maimonides escreve na Mishneh Torah que, na estação das chuvas, deve-se comer comida quente com muito tempero, mas uma quantidade limitada de mostarda e asafoetida. Além disso, foi descrita por vários cientistas e farmacêuticos árabes e islâmicos. Avicena discutiu os efeitos da asafoetida na digestão.

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Vendido por CÍPRIA

+50 Produtos

+100

Vendas concluídas

Oferece um bom atendimento

Entrega os produtos dentro do prazo

Meios de pagamento

Linha de Crédito

Mercado Crédito

Cartões de crédito

Pague em até 12x!

Hipercard
Elo
Visa
Mastercard

Pix

Pix

Boleto bancário

Boleto

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Últimas perguntas feitas

Conservação do produto?Denunciar
Temperatura ambiente

Respondido pelo Mercado Livre

Denunciar