
Gestão e produção cultural - 2 ed. revisada e ampliada, de Machado, Jones. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, capa mole em português, 2017
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2017.
- Capa do livro: Mole.
- Gênero: Acadêmico.
- Subgênero: Línguas.
- Número de páginas: 237.
- Dimensões: 14.8cm largura x 21cm altura.
- Peso: 200g.
- ISBN: 9788547304881.
Características do produto
Características principais
Autor | Machado, Jones |
---|---|
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora e Livraria Eireli - ME |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2017 |
Outros
Quantidade de páginas | 237 |
---|---|
Altura | 21 cm |
Largura | 14,8 cm |
Peso | 200 g |
Gênero do livro | Acadêmico |
Subgêneros do livro | Línguas |
Descrição
O livro Gestão e Produção Cultural tem o propósito de contribuir com quem trabalha ou deseja trabalhar nas áreas de Comunicação, Cultura e Arte, por meio de projeto e/ou da realização de eventos culturais e artísticos. O conteúdo desta obra aborda diferentes aspectos inerentes à gestão e à produção cultural. Iniciamos com um glossário cultural, com o intuito de esclarecer o uso de algumas terminologias, e avançamos para a legislação vigente na área cultural, em especial a do Governo Federal, discorrendo sobre Ministério da Cultura, Plano Nacional de Cultura e programas culturais. Também discutimos a Lei Rouanet, o Fundo Nacional de Cultura e a Lei do Audiovisual, comentando seus principais artigos, além da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e do Fundo de Apoio à Cultura. Trazemos informações sobre as principais fontes de fomento, tanto da esfera pública quanto da iniciativa privada, e de empresas de economia mista, exemplificando a partir de editais. Para que os agentes culturais consigam apresentar projetos culturais, dedicamos um capítulo para tratar especificamente do tema. Abordamos desde o surgimento das primeiras ideias, que podem ser compiladas num briefing, à escrita formal de um projeto, com todas as suas etapas. Para facilitar aos (futuros) gestores, trazemos dicas para a elaboração de alguns documentos, como: carta de patrocínio/apoio, convite, ofício, memorando, requerimento, ata, declaração, certificado etc. Sabemos que outro aspecto relevante é a prestação de contas, razão pela qual tratamos do assunto, a partir dos relatórios físico e financeiro e a comprovação das despesas. Diante de muitas situações que já enfrentamos, decidimos por incluir um capítulo com algumas noções auxiliares à produção cultural. Assim, disponibilizamos conhecimentos básicos sobre assessoria de divulgação, fotografia, produção gráfica e de espetáculo e direção. Para a elaboração deste livro, unimos o conhecimento acadêmico ao know how de profissionais atuantes no meio cultural, aproximando academia e mercado, na perspectiva de sanar lacunas encontradas no que diz respeito à bibliografia da área.