Imóveis

Apartamento com varanda gourmet: saiba tudo antes de escolher

Veja as vantagens e desvantagens de morar em um apartamento com varanda gourmet. Entenda os lados positivos e negativos de se ter um imóvel com esse.

rich-text-image

A varanda gourmet funciona como uma continuação da sala e já é quase unânime nas plantas dos edifícios lançados hoje. Mas por que escolher um apartamento com essa característica?

Veja as vantagens e desvantagens de se optar por uma planta desse modelo.

Por que escolher um apartamento com varanda gourmet

A varanda gourmet é equipada para o preparo de refeições, como churrascos e pizzas. Essa área promove agradáveis momentos de convivência entre os anfitriões e seus convidados.

Ela funciona como uma continuação da cozinha, porém com espaço independente, ou seja.

rich-text-image

Vantagens e desvantagens da varanda gourmet

  • Comodidade e conforto: ter esse espaço ajuda a receber amigos e familiares sem precisar ficar na dependência da agenda do condomínio e pagar a taxa de utilização e limpeza do espaço que os condomínios cobram.

  • Valor de venda: a privacidade em receber ajuda a valorizar os imóveis.

  • Sensação de amplitude: como essas varandas ocupam um bom espaço da metragem dos apartamentos, a sensação “ao ar livre” é maior.

  • Ventilação e luz natural: outra característica dessa sensação é o maior fluxo de ventilação e o recebimento de luz natural

  • Jardim: se você gosta de ter sua própria horta ou curte cuidar de jardim, esses espaços ajudam e muito essa prática, pois, devido à metragem ser maior, o cultivo não atrapalha na passagem e trânsito das pessoas.

  • Excesso de liberdade: saber os limites do condomínio é importante na hora de fazer festas e churrascos. Muitos condomínios enfrentam problemas com seus moradores que ultrapassam o limite de horário, por exemplo.

  • Despesa: as varandas gourmets têm algumas despesas extras que devem ser colocadas na ponta do lápis: envidraçamento da área, decoração e manutenção do espaço, por exemplo.

Valor e preço de um imóvel

Entender o “valor real” de um imóvel é de extrema importância na hora de decidir comprar ou alugar um apartamento. Dessa forma, é importante saber que valor e preço são coisas distintas. 

Podemos definir o preço como algo real,  predefinido por conceitos tangíveis e que, de certa forma, já estão pré-valorados.

Preço do imóvel

  • Região: as regiões possuem um  “valor predeterminado” pelas prefeituras e, nesse caso, existem bairros considerados mais populares – que terão um preço por metro quadrado mais barato, por exemplo. 

  • Localização: o imóvel é perto de transporte público? Existem mercados, farmácias, hospitais, shopping centers na proximidade? A resposta para essas perguntas pode afetar o preço de um apartamento.

  • Andar: outro fator que diferencia no preço é se o apartamento fica em andar alto ou baixo. Quanto mais alto o andar, mais caro a metragem do imóvel.

Valor do imóvel

  • Lazer: existem muitos condomínios “estilo clube” com piscinas de raia olímpica, quadras de tênis, pista de cooper, salas de ginástica e spa e, é claro, isso tem um valor. 

  • Espaços coletivos: outra tendência são os espaços coletivos, como por exemplo, as lavanderias que, seguindo o estilo europeu, ficam no subsolo dos condomínios e são usadas por todos os moradores do prédio.

rich-text-image

Se você é mais reservado, não gosta de receber e quer ter menos trabalho na hora de limpar e cuidar da sua casa, existem inúmeros bons apartamentos disponíveis sem a varanda gourmet e que, ainda, possuem a vantagem de ser mais acessíveis economicamente falando. Mas, se você gosta de receber amigos e familiares, fazer um bom churrasco e não liga para despesas adicionais, a varanda gourmet irá te ajudar nesses encontros festivos.  

A opção por ter ou não ter um apartamento com varanda gourmet é individual e deve levar em conta o perfil do morador. Agora que você já sabe por que optar por um apartamento com varanda gourmet e se combina com seu estilo de vida, é só escolher o que melhor combina com você, fazer as malas e marcar o churrasco!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Não espere mais

Cadastre-se!