As melhores cidades para morar no Brasil

Lugares que oferecem excelente qualidade de vida para você e para a sua família. Saiba quais são as melhores cidades para morar no Brasil.

rich-text-image

Buscar um lugar onde a gente consiga viver bem, com tranquilidade e ter uma ótima qualidade de vida é muito importante, principalmente, nos dias atuais. Para você encontrar o seu espaço, conheça quais as melhores cidades para morar no Brasil.

As 5 melhores cidades para morar no Brasil

Para escolher as cinco melhores cidades para morar no Brasil, usamos como base o 

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

. Esse material conta com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que é calculado com base em vários fatores de renda, demografia, educação e saneamento básico.

Dessa forma, montamos uma lista com as cidades melhor posicionadas. Ou seja, são aquelas que apresentam os melhores dados em todos esses quesitos.

São Caetano do Sul

A cidade com o melhor IDH do Brasil é 

São Caetano do Sul

. O município localizado no ABC Paulista apresenta excelentes índices de saneamento, segurança, saúde e educação, que possibilitam uma excelente qualidade de vida.

São Caetano do Sul é bem perto da capital paulista, cerca de 15km. Dessa forma, você consegue morar lá e trabalhar em São Paulo. Já que em São Caetano o custo de vida é menor e alguns fatores, como a especulação imobiliária, não são tão comuns.

A cidade conta com parques e praças, que proporcionam lazer e diversão para os moradores. Restaurantes e shoppings também são locais que podem ser mais um refúgio para programas em família ou com os amigos. Dessa forma, morar em São Caetano do Sul é uma boa pedida.

rich-text-image

Águas de São Pedro

Localizada a cerca de 180km de São Paulo, 

Águas de São Pedro

 é o segundo município no Ranking do IDH, sendo uma das melhores cidades para morar. Essa pequena cidade do interior paulista conquista moradores pela tranquilidade e qualidade de vida para os habitantes.

Essa cidade é ideal para quem busca um lugar calmo para morar. Se você está cansado da vida corrida e agitada das grandes cidades, pode ser uma boa opção buscar um refúgio.

Um dos pontos que fazem desse município um dos melhores para morar no Brasil é a ótima estrutura da cidade. Quase 100% das ruas são asfaltadas e todos os moradores possuem acesso a saneamento básico.

rich-text-image

Florianópolis

A melhor capital para se morar no Brasil é 

Florianópolis

. O município catarinense é o terceiro no ranking do IDH no país. A cidade se destaca pela qualidade de vida, educação, saúde e ótima estrutura.

Se você sonha em morar no litoral, pertinho da praia, Floripa, como é conhecida, é uma ótima opção. Há praias dos mais diferentes estilos na região, locais mais badalados e mais tranquilos, sempre de acordo com o seu gosto e vontade para o dia.

Outro ponto de destaque de Florianópolis é a educação. Por falar nisso, o ensino de qualidade fez o IDH aumentar ainda mais. Além do ensino básico, a cidade possui pólos universitários, que contam com faculdades e pesquisadores do país inteiro.

rich-text-image

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú

 é um dos principais pólos turísticos do Brasil. Por isso, a cidade conta com uma estrutura acima da média, o que proporciona segurança e tranquilidade para os seus moradores.

Nos últimos anos, a cidade ganhou cada vez mais investimento na construção civil e nos demais setores. Atualmente, a cidade apresenta uma grande oferta de empregos para as mais diversas áreas.

Por toda a estrutura e por receber turistas com muita frequência, Balneário Camboriú conta com um ótimo sistema de segurança. Os moradores se sentem protegidos na cidade, mesmo em alta temporada, quando os turistas tomam conta dos espaços.

rich-text-image

Vitória

O município de 

Vitória

, no Espírito Santo, é a quinta melhor cidade para morar no Brasil. A capital capixaba oferece belas paisagens, sem contar com os ótimos índices de educação e segurança.

A cidade apresenta um custo de vida médio, o que consegue se encaixar no orçamento de boa parte dos brasileiros. Vitória também se destaca pela limpeza nas ruas, pois é um dos municípios onde há a menor quantidade de lixo jogado nas vias.

Mas, sem dúvida, a tranquilidade e o conforto que a cidade oferece são os responsáveis pelo bom ranqueamento da capital. Apesar de ser um dos grandes centros urbanos, os moradores conseguem levar uma vida calma, até certo ponto, vivendo em um local com boas praias, culinária incrível e boa mobilidade urbana.

rich-text-image

Agora que você conhece um pouco mais sobre as melhores cidades para morar no Brasil, já pode escolher o seu próximo destino. Veja quais características de cada uma delas lhe atrai para que você viva em um ótimo município, com excelente qualidade de vida.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Encontre tudo o que procura

Cadastre-se!