Nossos esforços e compromissos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo

A lavagem de dinheiro é um crime em que o produto de atividades criminosas é movimentado por meio de uma série de transações financeiras destinadas a ocultar a verdadeira origem dos fundos. No Mercado Livre e no Mercado Pago desenvolvemos controles, acordos de colaboração e processos de melhoria contínua para evitar que os nossos produtos e serviços sejam utilizados para qualquer tipo de atividade ilegal ou contrária aos nossos termos e condições de uso.

No âmbito da nossa missão de promover a democratização do comércio eletrônico e a inclusão financeira, e com o objetivo de promover uma economia digital ética e sustentável, estamos fortemente comprometidos com a luta contra a Lavagem de Dinheiro, contra o Financiamento do Terrorismo e com o cumprimento dos programas de Sanções -locais e internacionais- que ajudam a prevenir e reprimir esses crimes.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), entre outras organizações de primeiro nível, estimam que as transações globais de lavagem de dinheiro representam entre 2% e 5% do PIB mundial e que menos de 1% desse capital é apreendido. Por trás desses dados, que falam de quatrilhões de dólares, existem outros mais graves: são os relacionados a crimes que antecedem a lavagem de dinheiro, tais como tráfico de drogas, tráfico de pessoas, proliferação de armas, terrorismo, entre outros.

É evidente que se trata de um problema que exige o compromisso de todos os atores, e todas as nossas políticas e medidas de segurança visam evitar que pessoas envolvidas em lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo utilizem os serviços e as plataformas do Mercado Livre e do Mercado Pago.

Nosso compromisso, nossas ações

Como empresa líder em comércio eletrônico e serviços fintech na região, nos comprometemos a cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​em matéria de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Somos diligentes em nossos controles e desenvolvemos tecnologias inovadoras, que são alimentadas por uma equipe de colaboradores altamente qualificados na área, para garantir a segurança das transações e proporcionar uma experiência com os melhores padrões mundiais.

Buscamos constantemente otimizar a qualidade do nosso KYC (Know Your Customer) e, para ir além da coleta de dados tradicional, adicionamos soluções de aprendizado de máquinas para identificar transações suspeitas e garantir a rastreabilidade das operações.

Ao mesmo tempo, colaboramos ativa e estreitamente com reguladores, aliados e outras empresas da área, gerando instâncias de aproximação para unir esforços visando a prevenção e a detecção desse tipo de crime.

Para proteger a empresa, salvaguardar nossos usuários e garantir a aplicação das regulamentações em vigor em cada país, implantamos um Programa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e Sanções, aprovado pelo Conselho de Administração do Mercado Livre e suas subsidiárias.

Esse programa é baseado nos princípios do "Conheça seu cliente" (Know Your Customer) e reflete as regulamentações aplicáveis em vigor nos países onde operamos, bem como recomendações internacionais sobre o assunto e ações voluntárias enquadradas no nosso compromisso de luta contra esses crimes.

Este Programa inclui, entre seus pilares, as seguintes iniciativas:

  • Executivos de compliance nas jurisdições aplicáveis.

  • Políticas e procedimentos elaborados com base em uma abordagem baseada no risco, recomendação do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI).

  • Sistema de monitoramento de usuários e fornecedores contra listas emitidas por autoridades governamentais ou por organizações regionais, supranacionais ou multinacionais aplicáveis.

  • Sistema de monitoramento de transações e estabelecimento de sinais de alerta para detectar operações suspeitas de Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo.

  • Cumprimento das disposições de organizações internacionais como o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), a Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia (UE), entre outras.

  • Revisões periódicas do Programa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo.

  • Revisão periódica do Programa de Sanções da empresa.

  • Treinamento contínuo sobre o assunto para todos os colaboradores.