História do Mercado Livre: nossos primeiros passos, nossa trajetória

Completamos 21 anos desde o início daquela aventura em uma garagem no bairro de Saavedra, na cidade de Buenos Aires. Chegamos longe, mas estamos convencidos de que o melhor ainda está por vir.

Há pouco mais de duas décadas, éramos quatro empreendedores que percebemos que havia uma oportunidade na região e começamos a construir um sonho. E quando falávamos em “oportunidade” não estávamos pensando em algo que fosse beneficiar só algumas pessoas, mas em uma demanda não atendida, uma necessidade que alguém primeiro teria que legitimar e depois responder. Em outras palavras, estávamos pensando em muitos ganhadores e em oportunidades para muitíssimas pessoas.

Conversávamos sobre a importância do setor privado no desenvolvimento de produtos e serviços, na inovação, na geração de trabalho genuíno e na inclusão em múltiplos níveis. Falávamos em abrir portas, eliminar barreiras, reduzir a desigualdade.

E em 1999, quando estava estudando na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Marcos Galperin e um grupo de empreendedores lançaram um projeto para revolucionar o comércio na América Latina por meio da tecnologia. Foi assim que nasceu o Mercado Livre, uma empresa que já existe há 21 anos, opera em 18 países e está listada na Nasdaq, sem nunca ter perdido a sua essência de startup.

Essa cultura empreendedora está no nosso DNA e seu efeito multiplicador escreve a história do nosso crescimento. É o espírito que move a missão do Mercado Livre, de democratizar o comércio eletrônico e os serviços financeiros na região para transformar a vida de milhões de pessoas na América Latina.

Com este objetivo, ao longo dos anos fomos desenvolvendo um ecossistema inovador de soluções integradas, assumindo novos riscos para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento e a inclusão na região.

Do marketplace ao ecossistema

Em 1999, nossa empresa era um marketplace, um site de leilões pela internet. Ainda não tínhamos criado o Mercado Pago, nem o Mercado Envios, nem as outras soluções e ferramentas que foram enriquecendo a nossa proposta de valor até formar o ecossistema que atualmente facilita a vida de milhões de pessoas em toda a região, reduzindo desigualdades e promovendo o desenvolvimento.

Quando começamos, essas unidades de negócio ainda não eram nem sequer ideias. Surgiram problemas, que transformamos em desafios e para os quais geramos soluções. Corremos riscos, acertamos e erramos, aprendemos, inovamos e alcançamos o impacto que inaugurou novos rumos.

Atores da transformação que está por vir

Nossa energia empreendedora nos desafia a sermos protagonistas e a dar o máximo para capturar as melhores oportunidades. Estamos fortemente comprometidos com as comunidades dos países onde atuamos e queremos ser o motor da recuperação e do crescimento pós-pandemia.

Mais de duas décadas de crescimento reforçam nossa confiança, porém estamos convencidos de que a história está só começando. O melhor está por vir e estamos prontos para criá-lo.

Assista ao vídeo do aniversário dos 21 anos da nossa empresa #OrgulhoMELI