Regenerar a América: Nosso programa de conservação dos biomas da região

Após anunciar a emissão de seu primeiro Título Sustentável, o Mercado Livre apresentou o “Regenerar a América”, um programa que visa contribuir para a regeneração e conservação dos ecossistemas naturais mais emblemáticos da região.

São Paulo, mayo de 2021. Crescer em harmonia com o meio ambiente é um dos pilares centrais que norteiam a visão do Mercado Livre na região, com o objetivo de acelerar a agenda de transformação para uma economia que gere impactos socioambientais positivos nos países onde atua. Para tanto, nasceu o programa “Regenerar a América”, para ajudar no enfrentamento das mudanças climáticas por meio da proteção de biomas naturais emblemáticos da América Latina.

Com investimento inicial de US $ 8 milhões, o Mercado Livre apoiará este ano dois projetos que tratam de emergências climáticas na região: o Projeto Conservador da Mantiqueira e os Corredores pela Vida (localizados no importante bioma icônico de La Mata Atlântica, Brasil) . Os projetos visam a restauração de mais de 3.000 hectares por meio da regeneração natural e do plantio de mais de um milhão de árvores, visando criar corredores biológicos e proteger importantes bacias hidrográficas.

Esta é a primeira iniciativa após a emissão do Título Sustentável, em janeiro deste ano, no valor de US $ 400 milhões, que será utilizado para financiar projetos de triplo impacto em toda a região.

“Estamos investindo um valor proporcional à nossa pegada de carbono em 2020, para apoiar diretamente projetos de conservação e regeneração. A ciência valida sua eficácia no enfrentamento das mudanças climáticas, pois também vão gerar novos créditos de carbono. Queremos contribuir para o desenvolvimento desse mercado, além de ajudar a preservar serviços ecossistêmicos essenciais para pessoas e empresas, como a água que abastece milhões de pessoas na região em que atuamos ”, afirmou Pedro Arnt, CFO do Mercado Livre.

A regeneração e conservação de biomas icônicos é a forma como o Mercado Livre enfrentará o desafio das mudanças climáticas, que é complementado por outros projetos da empresa no sentido de redução da pegada ambiental. Os dois projetos iniciais da Regenera América que se inicia no Brasil são apenas o ponto de partida de diversos investimentos que se planeja realizar a médio e longo prazo, com o objetivo de proteger a biodiversidade, conservar biomas icônicos da América Latina e assim ajudar a capturar o carbono, essencial para amenizar o avanço da crise climática.

rich-text-image

Foto principal: Felipe Fitipaldi