Avaliação 5.0 de 5. 16 opiniões.
16 avaliações
Marca | Grok |
---|---|
Nome do jogo de tabuleiro | Wingspan |
Edição | 1 |
Formato | Físico |
---|---|
Tipo de jogo | Estratégia |
É para adultos | Não |
Idade mínima recomendada | 10 anos |
Quantidade mínima de jogadores - Quantidade máxima de jogadores | 1 - 5 |
É um jogo de cartas | Não |
Designers | Elizabeth Hargrave |
Ilustradores | Natalia Rojas, Ana Maria Martinez Jaramillo, Beth Sobel |
Tempo estimado de jogo | 60 min |
Wingspan - Jogo Tabuleiro
Em Português BR - LUDOFY | Grok
** PRIMEIRO NO RANKING "Family Game" da BGG - BoardGameGeek!
* NOTA 8,1 no BoardGameGeek
* Classificação Geral BoardGameGeek: 20
* Classificação Jogo de Estratégia BoardGameGeek: 21
*** QUALIDADE EXCEPCIONAL - Detalhes incríveis!
-------
DESCRIÇÃO
Wingspan é um jogo de tabuleiro com a mecânica de engine building (construção de motores), de peso médio.
Vocês são entusiastas de pássaros – pesquisadores, observadores de pássaros, ornitólogos e colecionadores – que procuram descobrir e atrair as melhores aves para o seu aviário. Cada ave estende uma cadeia de combinações poderosas em um dos seus habitats (ações). Estes habitats concentram-se em vários aspectos fundamentais do crescimento:
– Ganhar fichas de comida via dados personalizados em uma torre de dados
– Colocar ovos usando miniaturas de ovos em uma variedade de cores
– Selecione a partir de centenas de cartas únicas de aves e jogue-as
O vencedor é o jogador com mais pontos após 4 rodadas.
Editora: Grok Games / Ludofy
Jogadores: 1 a 5
Tempo de jogo: 70 minutos
Idade: +14 anos
Mecânicas: Rolagem de Dados, Colecionar Componentes, Gestão de Mão
------
Idade recomendada: A partir de 10 anos
Número de Jogadores: 1 a 5 jogadores
Tempo Médio de Jogo: 75 minutos
Nível de Complexidade: Moderada
Designer: Elizabeth Hargrave
Artistas: Ana Maria Martinez Jaramillo, Natalia Rojas, Beth Sobel
Sleeves (Não Acompanham o Produto): 3x Padrão USA (216 cartas)
Componentes:
- 1 manual + 1 Apêndice;
- 1 Tabuleiro de objetivos + 5 tabuleiros individuais;
- 1 bandeja de aves + 1 torre do comedouro;
- 170 cartas de aves + 26 cartas bônus + 75 miniaturas de ovos + 5 dados customizados;
- 40 cubos de ações + 103 fichas de comida + 8 peças de objetivos;
- 1 bloco de pontuação + 1 marcador de primeiro jogador.
Em Wingspan os jogadores são entusiastas de aves — pesquisadores, observadores de aves, ornitólogos, e colecionadores —buscando descobrir e atrair as melhores aves para seu aviário. Cada ave amplia uma corrente de poderosas combinações em seu habitat e dependendo do habitat é possível ganhar fichas de comida através de dados customizados na torre do comedouro, botar ovos utilizando miniaturas de ovos marmoreados em diversas cores e expandir a coleção de aves, comprando cartas de aves únicas entre centenas delas. O vencedor é o jogador com mais pontos acumulados em suas aves, cartas de bônus, objetivos de final de rodada, ovos, comida estocada, e cartas guardadas atrás de outras.
Em seu turno, cada jogador poderá realizar 1 entre 4 ações, como mostrado nas linhas do tabuleiro individual do jogador. A ações possíveis são:
1) Jogar uma carta de ave. Antes de escolher jogar uma ave, o jogador deve verificar o seu habitat, requisitos de comida, e custo em ovos. Cada ave possui requisitos em habitat e comida, mostrados no canto superior esquerdo da carta. Adicionalmente, pode haver um custo em ovos mostrado no tabuleiro, no topo da coluna na qual você pretende jogá-la. Existem cinco tipos de comida no jogo: Invertebrados, sementes, peixes, frutas e roedores.
2) Ganhar comida e ativar poderes de aves das florestas. Comida é principalmente usada para jogar cartas de aves. As opções de quais comidas se pode ganhar são mostradas nos dados no comedouro, que irá repetidamente ser esvaziado e reabastecido durante o jogo.
3) Botar ovos e ativar poderes de aves dos campos. Ovos são parte do custo para jogar cartas de aves nas colunas 2 até 5. Além disso, cada ovo nas cartas de aves do tabuleiro individual garante 1 ponto ao final do jogo.
4) Comprar cartas e ativar poderes de aves dos pântanos. As cartas disponíveis para compra são as 3 cartas viradas para cima na bandeja de aves e a carta do topo do baralho de aves.
As ações realizadas são indicadas por cubos de ação e conforme as aves forem sendo colocadas no tabuleiro, todos os efeitos e poderes das árvores colocadas na linha correspondente podem ser ativados seguindo da direita para a esquerda, criando uma interessante dinâmica de efeitos cumulativo. As cartas de Winspan são muito bem elaboradas e as informações presentes estão muito bem amarradas com o tema e também com a mecânica do jogo. Além da ilustração da ave, as cartas mostram informações como o nome da ave, o nome científico, o tipo de ninho, o habitat, a quantidade de ovos e o tipo de alimentação.
O jogo termina ao final da 4ª Rodada. Cada jogador recebe pontos por cartas de ave e de bônus (impresso nas cartas), pontos de objetivos (mostrado no tabuleiro de objetivos), 1 ponto por cada ovo em uma carta de ave, 1 ponto por cada ficha de comida estocada em uma carta de ave e 1 ponto por cada carta guardada embaixo de uma carta de ave. O jogador com mais pontos é o vencedor.
Wingspan é um jogo para 1 a 5 jogadores, recomendado a partir de 10 anos e com duração média de 75 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Ludofy. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.
Avaliação de características
Custo-benefício | |
Facilidade de uso | |
Qualidade dos materiais |
Opiniões em destaque
3 comentáriosAvaliação 5 de 5
Jogo bem leve e fácil de aprender. Não há muita interação entre os jogadores, pois cada um se concentra na sua própria reserva pra fazer mais pontos e o jogo vai seguindo assim pelas rodadas. No final a sensação é de que qdo a coisa começa a ficar boa, o jogo acaba, então a gente quer jogar de novo, e de novo. Aqui em casa fez sucesso, todo mundo se divertiu e ficou encantado com as ilustrações dos passarinhos e dos componentes bonitinhos. Muito legal.
Avaliação 5 de 5
Perfeito ♡.
Avaliação 5 de 5
Excelente jogo.