Lacan: A Revolução Negada, De Dutra, Flávia / Colares, Karime / Mezza, Martín. Editora Crv, Capa Mole Em Português

Este produto está indisponível no momento.
  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 228.
  • ISBN: 6525115299.

Descrição

"O ensino de Lacan foi dedicado à reforma do entendimento e tinha como tarefa comprometer os psicanalistas com a mesma empreitada. Essa reforma exigia uma manobra: a subversão do conceito de sujeito vigente. E sua consideração, a partir de então, como efeito do significante. Lacan não duvidava da necessidade dessa manobra, chegando à radicalidade de afirmar que não é possível atuar no campo psicanalítico sem atribuir ao conceito de sujeito um estatuto correto, ou seja, considerá-lo como efeito do significante.
Flávia Dutra

"Pensar sobre as diferenças teóricas, escolher a partir de que sistema teórico vamos escutar nossos analisandos, implica estabelecer qual será a direção do tratamento e como vamos tentar intervir em seus sintomas. É essencial conhecer nossa posição teórica, pois isso tem consequências diretas na prática clínica."
Karime Colares

"Afirmamos que o sistema teórico de Lacan deve ser compreendido como uma revolução científica no campo psicanalítico. A teoria de Lacan implica uma mudança holística, de significado, de metáforas, e não se compara com a teoria freudiana. A comunidade, ao tentar traduzir a teoria de Lacan para o sistema teórico de Freud, ignora a diferença fundamental entre as duas teorias."
Martín Mezza