Novo

Lp Azymuth Demos (1973-75) 1

Este produto está indisponível no momento.

O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de lançamento: 2019.
  • Tipo de álbum: Vinil.
Ver características

Características do produto

Características principais

Nome do artista del album
Azymuth
Nome do álbum
Demos (1973-75) Vol. 1
Formato
Físico
Tipo de álbum
Vinil
Ano de lançamento
2019

Descrição

-CATEGORIA: LP
-ARTISTA: Azymuth
-TÍTULO: Demos (1973-75) 1
-GRAVADORA: Far Out Recordings
-LANÇAMENTO: 07/06/2019
-GÊNERO: Jazz

LP versão, Volume 1. 180 gram vinyl; Inclui código de download. Desde sua estreia em 1975 (FARO 117X-LP), Azymuth se destacou entre os maiores artistas de jazz, funk e fusão do mundo. Como jovens no Rio de Janeiro, eles se destacaram tanto por seu talento excepcional como músicos, quanto por suas ousadas atitudes de rock 'n' roll nos mundos predominantemente de classe média da bossa nova e do jazz. Seu som característico "Samba Doido" rompeu as estruturas musicais da época, resultando em uma mistura elétrica, psicodélica de samba jazz-funk. Antes de se tornarem Azymuth, José Roberto Bertrami (teclados), Ivan 'Mamão' Conti (bateria), Alex Malheiros (baixo) e Ariovaldo Contesini (percussão) foram a banda de apoio de praticamente todos os grandes artistas do Brasil. O nome de Azymuth pode ser encontrado em capas de discos de artistas como Jorge Ben, Elis Regina, Marcos Valle, Ana Mazzotti, entre outros. No início dos anos setenta, fascinados pelos desenvolvimentos na música improvisacional - do jazz nos EUA, ao rock progressivo no Reino Unido e, claro, samba, bossa e tropicália em casa - o grupo jovem e energético estava inspirado e pronto para avançar; essas gravações inéditas ocorreram entre 1973-75 no estúdio caseiro de Bertrami. Na época da gravação, não havia nada no Brasil, muito menos no mundo, que soasse como eles, então não é surpreendente que quando Bertrami apresentou suas demos às gravadoras com as quais trabalhava, foi rejeitado, sendo informado que a música estava "errada". Quando os produtores ingleses Joe Davis e Roc Hunter chegaram ao Brasil em 1994 para gravar o primeiro álbum do Azymuth em mais de uma década, Bertrami encontrou as demos que haviam permanecido praticamente intocadas por mais de vinte anos. Começando uma longa e frutífera relação, "Prefacio" seria a primeira faixa que Azymuth gravou para a Far Out Recordings e foi lançada no álbum Carnival (1996). Apenas um punhado dessas demos foi profissionalmente gravado e lançado, tornando esta a primeira oportunidade de ouvir muitas dessas composições iniciais do Azymuth em sua forma bruta e original. Em cada faixa, a energia frenética no estúdio é palpável, conferindo às gravações uma sensação pessoal e um vislumbre da visão criativa fenomenal que Bertrami, Malheiros e Conti estavam realizando na época. Cinquenta anos depois, a música gravada mais antiga do Azymuth mantém uma qualidade futurista indescritível, destacando-se entre seu trabalho mais cativante e emocionante.