Ricos e Malandros, de Rodrigo Gava. Editora UFSM, capa mole em português

Este produto está indisponível no momento.
  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 250.
  • ISBN: 09786557160367.

Descrição

Há muito se especula o universo da malandragem e a sua incorporação na identidade brasileira. Com raiz no hibridismo sociocultural da nossa gente, o seu sentido residia num gênero controverso em cujo espaço gravitava ora traços marginais que beiravam o ilegal, ora a presença lúdica que tocava o imoral. A sua imagem, então, firmava-se na ginga maliciosa do viver entre as lacunas e as contextualizações das regras e das leis, com uma vida avulsa de anti-herói, mas também como resistência negra à exploração de um país que se modernizava.

Agora, se na dinâmica social faz-se o epitáfio desta malandragem, outra se pronuncia, abdicando do ethos histórico, mas assumindo a parte mais indesejada da sua construção normativa, negativamente anunciada por toda a expressão macunaímica.

Hoje sobressai o malandro embranquecido que se encastelou, se capitalizou e se transformou em moeda corrente da ordem vigente, intrincando inescrupulosamente as esferas política e econômica sob um enorme e simbólico abrigo: o aval silencioso da sociedade, provocador de fascínio e louvor.