Novo

Sementes De Sorgo Vassouras 10v60 - 1kg

Este produto está indisponível no momento.

O que você precisa saber sobre este produto

  • Unidades por kit: 1.
  • Formato de venda: Unidade.
  • Peso da unidade: 1 kg.
  • Unidades por embalagem: 1.
Ver características

Características do produto

Características principais

Fabricante
IAC
Tipo de plantação
SORGO
Tipo de sementes
NATURAIS
Peso da unidade
1 kg
Formato de venda
Unidade

Descrição

Sementes De Sorgo Vassouras IAC 10V60 são ideais para quem deseja iniciar na atividade de produção de vassouras caipiras. É recomendado o preparo do terreno para obter boas produções e a semeadura deve ser feita na entrada da estação de chuvas e calor. A semeadura pode ser realizada com máquinas, na base de 20 a 40 sementes por metro linear e em linhas distanciadas de 1 metro, com 2 a 3cm de profundidade. A quantidade de sementes necessária para um hectare varia de 10 a 15 quilos. Na semeadura de covas, estas são distanciadas entre si de 30 centímetros, e as entrelinhas, de 1 metro, com 6 a 8 sementes por cova, reduzindo-se mais tarde para 4 plantas por cova.

A variedade IAC 10V60 Tietê apresenta panículas com 60 centímetros de palha flexível, ideal para a produção de vassouras caipiras. A palha mais comprida é preferível pois resulta em um produto mais durável. O sorgo-vassoura é cultivado em pequenas áreas e requer mão-de-obra considerável, porém rende mais por área do que algumas culturas tradicionais. A produção de sorgo-vassoura agrega valor para os produtores rurais, com um custo de produção por vassoura entre R$ 6 a R$ 10 reais, utilizando 600 gramas de palha de sorgo.

A IAC 10V60 produz em média 1,5 toneladas de palha seca por hectare e pode ser cultivado em todas as regiões do país. É uma planta rústica e não necessita da aplicação de defensivos agrícolas, produzindo panículas de boa qualidade mesmo em solos marginais moderadamente supridos por nutrientes e tolera bem monoculturas repetidas na mesma área.

O sorgo-vassoura foi introduzido no Brasil por imigrantes europeus e se espalhou pelo país. A produção de fibra e a técnica de confecção da vassoura foram preservadas em algumas localidades.