Toda poesia de Augusto dos Anjos, de Gullar, Ferreira. Editora José Olympio Ltda., capa mole em português, 2011

O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de publicação: 2011
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Poesia.
  • Conto.
  • Número de páginas: 318.
  • Dimensões: 135 mm largura x 210 mm altura.
  • Peso: 390 g.
  • ISBN: 9788503010948.
Ver características

Características do produto

Características principais

Título do livro
Toda poesia de Augusto dos Anjos
Autor
Gullar, Ferreira
Idioma
Português
Editora do livro
Editora José Olympio Ltda.
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2011

Outras características

Quantidade de páginas
318
Altura
210 mm
Largura
135 mm
Peso
390 g
Gênero do livro
Poesia
Tipo de narração
Conto
Idade mínima recomendada
18 anos
Idade máxima recomendada
99 anos
ISBN
9788503010948

Descrição

"Toda poesia de Augusto dos Anjos, com organização e prefácio de Ferreira Gullar, em novo projeto gráfico.

A poesia sincrética de Augusto dos Anjos está reunida nesta obra de grande importância histórica e artística. Incorporando linguagem científica e traços coloquiais, seus sonetos antecipam o modernismo e abordam assuntos cotidianos sob uma perspectiva crua e visceral que, embora impactante, se mostrou extremamente popular. Em 1928, seu livro Eu, cujas 58 poesias fazem parte dessa coletânea, teve uma recepção notável. Nesses poemas, a deterioração da matéria e o escatológico ganham uma faceta sublime, e a morte – científica, inevitável e ao mesmo tempo bem-quista – se apresenta como extrema materialidade.
Elementos autobiográficos e o contexto político são fundamentais para essa obra de desalento, melancolia e técnica que incomodou a crítica. Ferreira Gullar, autor do prefácio, oferece uma análise precisa sobre a produção do poeta paraibano.
Influenciado por autores como Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe e Cruz e Sousa, Augusto combina temas polêmicos e sonoridade impressionantes, como nos versos: “Escarrar de um abismo noutro abismo/ Mandando ao Céu o fumo de um cigarro / Há mais filosofia neste escarro / Do que em toda a moral do cristianismo!”

Original e contemporâneo, este livro é um convite à reflexão sobre dilemas humanos e apreciação da boa poesia. Atemporal.

“Li o Eu na adolescência e foi como se levasse um soco na cara [...]. Ao espanto sucedeu intensa curiosidade [...]. Quis ler mais esse poeta diferente dos clássicos, dos românticos, dos parnasianos, dos simbolistas, de todos os poetas que eu conhecia [...]. Augusto dos Anjos continua sendo o grande caso singular da poesia brasileira.” Carlos Drummond de Andrade

“Lendo e relendo o Eu, sempre descobrimos coisas novas, estranhas e admiráveis. Suas rimas surpreendentes e extravagantes abrem horizontes nunca vistos; parece-se ele com os metaphycal poets ingleses, que não conhecia.” Otto Maria Carpeaux"

FICHA TÉCNICA

Autor: Ferreira Gullar
Páginas: 318
Editora: José Olympio
Idioma: PORTUGUES
Encadernação: BROCHURA
ISBN-13: 9788503010948

ASSUNTO

Poesia

DIMENSÕES

Altura: 21,00cm
Largura: 13,50cm
Espessura: 1,80cm
Peso: 0,390kg

Aviso legal
• Idade recomendada: de 18 anos a 99 anos.