



Ukiyo-e, Xilogravura Japonesa Original De Toshusai Sharaku
Características do produto
Características principais
Marca | Gravura ukiyo-e Japonesa Original de Toshusai Sharaku |
---|
Descrição
Magnífica obra! Este ukiyo-e (xilogravura japonesa) é de Toshusai Sharaku.
Entre as cerca de 140 obras que Sharaku realizou durante seus dez meses de atividade, as primeiras 28 são as mais representativas.
Tais xilogravuras retratam personagens do busto para cima e a obra que trazemos aqui faz parte deste conjunto de 28 xilogravuras realizadas pelo artista
Esta obra mostra Sanai Sagizaka (lê-se Saguizaka), personagem representado pelo artista de teatro kabuki Hikosaburo Bando III, na peça teatral em estilo intitulada "Koi Nyobo Somewake Tazuna''. A peça foi apresentada no Teatro Kawarazaki-za em maio de 1794.
Observe a expressão severa de Sagizaka. Ela reflete a cena em que outro personagem, Yosaku, é desmascarado.
Naquela época, os atores eram identificados pelos brasões de suas famílias. Veja detalhe no kimono.
Acredita-se que Toshusai Sharaku era também conhecido como Tatsuya Juzaburo, importante editor, fundador da casa de editoração Tatsuya, em Edo - capital do Japão entre 1603 e 1868 -, ano em que foi renomeada como Tokyo.
.
Toshusai Sharaku foi, portanto, um artista japonês do Era Edo, que atuou por um curto período de tempo no final do século XVIII, produzindo retratos teatrais de atores famosos da época.
Embora sua carreira tenha sido breve, suas obras são altamente valorizadas por sua expressividade e habilidade técnica. No entanto, pouco se sabe sobre a verdadeira identidade de Sharaku, já que ele desapareceu repentinamente após um ano de atividade intensa. Há especulações de que Tatsuya Juzaburo poderia ser um pseudônimo ou uma identidade falsa usada por Sharaku para proteger sua verdadeira identidade.
Original
Tamanho total: 33,7 X 23,3 cm
Impressão contemporânea a partir das placas originais deixadas pelo artista