Qual o melhor: Honda Civic ou Corolla

São dois dos carros mais populares do mercado e que possuem muitos adeptos em todo o país. Afinal, qual o melhor: Honda Civic ou Corolla?

Ter um veículo tecnológico, confortável e luxuoso é o sonho de muitas pessoas. No Brasil, há dois modelos que estão sempre entre os mais desejados por grande parte dos consumidores e, por isso, lideram as pesquisas de carros mais buscados e são presença frequente nas ruas. Afinal, Honda Civic ou Corolla? Saiba qual o melhor para você.

Honda Civic

Em uma pesquisa recém divulgada pela área de Classificados do Mercado Livre, o 

Honda Civic

 abocanhou o pódio de modelo mais buscado no primeiro semestre de 2019, mantendo a liderança conquistada na edição de 2018 do estudo. Atualmente, esse veículo chegou a sua décima geração e conquista cada vez mais adeptos. O Civic começou a ser produzido no Japão em 1973, e chegou ao Brasil no ano de 1992. A partir de 1997, uma fábrica foi instalada no nosso país e a produção nacional se iniciou.

Toyota Corolla

Corolla

 é um dos grande sucessos da Toyota. Em sua décima primeira geração, o modelo abocanhou a segunda posição do ranking de mais buscados do primeiro semestre de 2019 da consagrada S10.

O início da sua produção começou no Japão, em 1966. No ano de 1991, já na sua sétima geração, o modelo chegou ao Brasil e começou a ganhar adeptos. Na geração seguinte, no final dos anos de 1990, a produção iniciou a ser feita em terras brasileiras.

Qual modelo é melhor para você

Os dois modelos de carro, tanto Honda Civic, quanto Corolla, são excelentes. Para você encontrar qual é o veículo ideal para o seu dia a dia, além levar em consideração o seu gosto pessoal, é preciso analisar as especificidades de cada um. Vale ressaltar, que em termos gerais, eles são bem parecidos, principalmente no preço.

Para ajudar nessa decisão importante, vamos apontar os principais pontos dos carros, fazendo um comparativo entre os modelos.

Motorização

Os dois veículos, Corolla e Honda Civic, possuem motores equivalentes, com modelos 2.0 flex, que suporta gasolina e etanol. Apesar de pouca, a diferença está na potência de cada um desses produtos. O motor do Honda Civic gera 155 cv, enquanto que o Corolla tem 153 cv.

rich-text-image

Consumo de combustível

Esse é um dos principais pontos que devem ser avaliados na hora de decidir pelo Honda Civic ou Corolla. Afinal, esse detalhe te ajuda a economizar dinheiro e ainda conseguir ter uma noção do rendimento do veículo a cada quilômetro.

Na cidade o rendimento médio do combustível do Honda Civic é de 7.2km/l, para o uso do etanol, e 10.5km/l para a gasolina. Já na estrada, você consegue rodas 8.9 com 1 litro de etanol, e com um rendimento de 13km/l para a gasolina.

O rendimento do Corolla é bem semelhante. Na cidade, com etanol, ele consegue rodar até 7,2 km/l, e faz 10,6 km/l usando a gasolina. Na estrada, o modelo da Toyota consegue ter um desempenho de 8,8 km/l, usando etanol, e de 12,6 km/l rodando com gasolina.

Aceleração

Essa diferença pequena na potência dos motores dos dois carros causa uma mínima variação na aceleração dos dois veículos. Para quem gosta de velocidade, o Civic chega a 100km/h em apenas 8,6 segundos. Enquanto isso, o Corolla atinge a mesma marca em 9,6 segundos.

Porta-malas

São dos carros sedãs e, por isso, eles têm como ponto forte o espaço interno e o conforto para os passageiros. Um dos compartimentos mais importantes nesses veículos é o porta-malas, já que são bem espaçosos, com capacidades bem acima dos demais automóveis.

A capacidade do Honda Civic é de 519 litros, tendo espaço suficiente para malas, mochilas e demais objetos. Já o Corolla também possui um excelente volume no bagageiro, com capacidade para até 470 litros.

rich-text-image

Câmbio

Os dois veículos possuem o câmbio bem semelhante, já que utilizam o mesmo sistema de transmissão. O Honda Civic possui transmissão automática CVT (em português, significa transmissão continuamente variável), considerado um dos melhores para veículos de passeio, já que ele determina uma marcha correta para cada momento. Da mesma forma, o Corolla também tem transmissão automática CVT com modo sequencial, de 7 velocidades.

Design

O design dos dois veículos é muito bonito, tanto na parte externa, quanto na interna. Porém, nesse caso há diferenças significativas de estilos, o que vai influenciar na sua decisão.

Na parte externa do Honda Civic, ele apresenta um visual muito moderno e esportivo, sem perder a classe que os sedãs possuem. No interior não é diferente, pois o Civic tem ainda mais ousadia e alegria no seu visual, que agrada os amantes de um visual mais futurista e inovador.

Já o Corolla, nos últimos anos, mudou bastante a parte externa do veículo, que ganhou um visual menos clássico, passando para um design mais esportivo. A parte interna também sofreu alguma mudança, mas ainda mantém a sobriedade e o estilo clássico que são marcas registradas do modelo da Toyota.

Itens de segurança

Economia, espaço interno e desempenho são pontos importantes a se avaliar na hora de comprar um carro. Porém, nada é tão essencial, quanto ver todos os itens de segurança que o veículo possui.

rich-text-image

O Honda Civic conta com 6 airbags, espalhados por todo o veículo, e vários sistemas que auxiliam na estabilidade e tração, nas partidas em subidas e também para oferecer um melhor controle na direção.

Ele já vem com freio ABS e um sistema de frenagem de emergência assistida. O Civic conta com sinal indicador do afivelamento dos cintos, e trava infantil para as portas traseiras, para proteger as crianças.

O sistema de segurança do Corolla possui 7 airbags, sendo um para o motorista e os outros espalhados pelo veículo. Ele também possui assistentes de frenagem, controle de tração e estabilidade, e até sensor de corte de combustível após colisões, o que pode evitar maiores problemas.

As portas são travadas automaticamente após os 20km/h, e também há travas nas portas traseiras, para evitar acidentes com crianças.

rich-text-image

Itens tecnológicos

Os pacotes multimídia estão cada vez mais presentes nos veículos. E quando se fala de um veículo sedã, que preza por conforto, espaço e tecnologia, esse item não pode faltar.

O Honda Civic conta com um incrível display de 7 polegadas, touchscreen, com navegador GPS, que apresenta as condições de trânsito, tem wi-fi e navegação por voz. Ele conta com suporte para acesso a smartphones no Apple CarPlay e Android Auto.

O pacote multimídia do Corolla conta com tela de LCD de 7 polegadas, com touchscreen. Ele também é compatível com DVD e CD, conexão bluetooth, sistema de de navegação e até mesmo TV Digital.

Com todas essas dicas, você já consegue obsevar as principais características de cada modelo e saber qual o melhor para você: Honda Civic ou Corolla. Depois de fazer a escolha, é só rodar com um belo sedã por ai.