Descubra o carro que combina com o seu estilo de vida

SUV, Sedã, Hatch…

Dentro de tantas opções de modelos, você sabe qual se encaixa melhor no seu estilo de vida e perfil financeiro?

Ter um carro é um dos grandes sonhos de consumo do brasileiro, por isso, muitas pessoas acabam realizando uma compra mais baseada na emoção, do que na razão.

Mas atenção, a escolha do modelo perfeito deve ser feita com base em muita pesquisa e test drive. Afinal, seu veículo é quase como uma segunda casa, não é mesmo?

Conheça os modelos mais famosos

SUV

Inspirados em caminhonetes e picapes, os carros SUV (sigla em inglês para Veículo Utilitário Esportivo) normalmente possuem tração 4×4, o que permite a movimentação por qualquer tipo de terreno. Alguns modelos novos têm características mais urbanas. Se o seu estilo de vida for aventureiro, procure por opções desenvolvidas exclusivamente para andar na terra.

O visual do SUV é despojado e esportivo. Possuem pneus grandes e carroceria elevada.

Hatch

A principal característica desses veículos é possuir a carroceria dividida em duas partes principais: a caixa do motor e a cabine do passageiro, que vem acoplada ao porta-malas.

Também conhecidos como Hatchback, esses modelos são econômicos e ideais para o transporte no dia a dia.

Esse segmento possui três subdivisões:

  • Hatch Compacto: de espaço interno reduzido e, geralmente, motor 1.0;

  • Hatch Esportivo: mais espaçosos e potentes do que os compactos;

  • Hatch Superior: com visual inovador e espaço interno semelhante ao Sedã.

Sedã

É caracterizado pela carroceria dividida em três partes: cofre do motor na parte da frente, cabine para passageiros no meio e porta-malas na parte de trás. Por ser potente, espaçoso e confortável, esse modelo normalmente é escolhido por quem tem família.

Também são divididos em três subcategorias:

  • Sedã Compacto: versão simples e econômico, com motor menos potente;

  • Sedã Médio: de visual tradicional, possuem mais espaço interno e motorização potente;

  • Sedã Grande: completos, luxuosos e confortáveis, além de potentes.

Descubra o carro que combina com o seu estilo de vida

Estou precisando economizar

Se o dinheiro está apertado, logicamente a sua prioridade é economizar. Algumas pessoas se apegam tanto aos carros que esse é o último recurso considerado no corte de gastos. Porém, por ser um bem de alto valor e que pode dar prejuízo se não tiver os cuidados ideais, deve ser avaliado com racionalidade.

Nessa situação, a dica é comprar um veículo semi usado, econômico e conhecido por precisar de pouca revisão.

O mais indicado é o Hatch Compacto de motor 1.0. Eles não possuem muito espaço interno, então se a sua família for muito grande, faça uma busca minuciosa dentro das opções de baixo custo. O ponto positivo é que esses carros gastam pouca gasolina e são fáceis de estacionar.

rich-text-image

Ando sempre em família

Caso a sua família seja muito grande, a primeira característica que deve considerar é espaço – e muito. Não adianta tentar transportar três filhos e um cachorro em um Sedã com conforto, ou seja, você vai precisar de uma minivan.

Se a sua família for pequena, não é necessário comprar um modelo com tanto espaço interno quanto as minivans. Tanto o Hatch Esportivo, quanto os Sedãs Compacto e Médio devem suprir todas as suas necessidades.

rich-text-image

Gosto de viajar

O Hatch Superior e o Sedã Grande são os modelos ideais para quem gosta de passar horas na estrada. Mas se você é apaixonado por fazer trilhas, é claro que o SUV é o seu par perfeito. Porém, tome cuidado nas estradas até o destino ao andar de SUV, já que esses veículos podem ter menos estabilidade nas curvas.

rich-text-image

Preciso usar o carro para trabalho

O objetivo de quem dirige o dia inteiro é achar o mix de conforto e economia em um veículo só, e o Hatch Esportivo pode suprir tudo isso.

Para quem precisa fazer entregas, as pick-ups são a melhor solução.

rich-text-image

Agora que você está preparado para fazer uma compra consciente, já pode partir para a fase de test drive!