Relatório de autos do 1º trimestre de 2022

A oferta de seminovos e usados aumentou em 3%

representam 92% dos anúncios

Veículos novos: representam 7,7% das ofertas. Houve um aumento de 4,8% na procura, representada por acessos aos anúncios, e de 5,5% na intenção média de compra por anúncio, representada por contatos diretos com vendedores.

Veículos usados: representam 92,2% das ofertas, e tiveram aumento de 2,9% na oferta em relação ao trimestre passado. A procura média por anúncio se manteve inalterada e a intenção média de compra por anúncio aumentou 2,1%.

Analisando visitas e contatos de compra dos veículos seminovos, houve um interesse maior dos consumidores por veículos com data de fabricação entre 5 e 14 anos (a partir de 2022). Essa faixa é responsável por 60% da demanda e 63,4% da intenção de compra, apesar de representar apenas 48,7% da oferta (anúncios).

A faixa com maior oferta é de 0 a 4 anos da data de fabricação, com 44% dos anúncios, entretanto, a procura dos consumidores foi de apenas 19,9%, e a intenção de compra, de apenas 13,9%.

Veículos novos: os tipos de veículos mais oferecidos são SUV, Hatch e Sedan, que representam 76,3% dos veículos anunciados.

Veículos usados: as três carrocerias mais ofertadas se repetem, mas alterando a ordem por Hatch, Sedan e SUV; representando 78,8% da gôndola.

Veículos novos: bem como na oferta, as SUVs lideram as buscas dos consumidores para carros 0km, com 33,2% da procura. E, na segunda posição vêm as Pick-ups, que apesar de ser apenas o 4o tipo de veículo mais ofertado, receberam 23,1% das visitas em veículos 0km no trimestre. Na terceira colocação, aparecem os carros Hatch, com 14,6% das visitas.

Veículos usados: a demanda é muito semelhante à oferta, sendo liderada também por Hatch, Sedan e SUV, que representam quase 70% das visitas. Aqui, as Pick-ups aparecem apenas na 4a colocação, com 13,7% das buscas dos consumidores.

Veículos novos: a nível nacional, o top 3 passou a ser liderado pela Fiat, seguido por Chevrolet, marca mais procurada no Q1 de 2021, e pela Toyota na terceira posição, desbancando a Volkswagen.

Veículos usados: já para os usados, o ranking se manteve estável nacionalmente até a 7ª posição, com a liderança da Chevrolet, seguida pela Fiat e pela Volkswagen, respectivamente. Em nível de país o ranking permaneceu o mesmo até a 7ª posição. As três marcas também se repetem na liderança na maioria dos estados, com exceção de Santa Catarina, onde a Ford aparece como a terceira marca mais procurada.

Veículos novos: nacionalmente, a Fiat leva as duas primeiras posições, com a Fiat Toro na liderança (foi o 4o carro mais buscado no Q1 de 2021), seguida pela Fiat Strada, que manteve a segunda maior procura. O Chevrolet Ônix, que foi o carro mais buscado no primeiro trimestre de 2021, fecha o top 3. Vale destacar também o aumento na procura pelo Jeep Compass, que aparece na quarta posição após sequer constar no top10 do Q1 de 2021.

Veículos usados: em todo o país, o ranking permaneceu o mesmo até a 5ª posição com Honda Civic, VW Gol, Toyota Corolla, Fiat Palio e VW Golf, respectivamente.

Favoritos entre os novos e os seminovos: os únicos veículos a figurarem em ambas as listas de forma isolada são Toyota Corolla, Chevrolet Ônix, e Fiat Strada.

Independentemente da faixa de quilometragem, os veículos mais caros são as Pick-Ups (Toyota Hilux e Ford Ranger), seguidas pelo Toyota Corolla a partir dos 50.000 km rodados (dos 0km aos 50.000km, o Honda Civic aparece na terceira posição) 

Independentemente do modelo, houve aumento no preço, com variações começando em cerca de R$8.000 no Fiat Palio, chegando até cerca de R$30.000 nos modelos mais caros.

Veículos novos: os modelos Fiat Toro e Strada se mantêm nas primeiras posições desde janeiro, enquanto o Chevrolet Ônix, após uma queda desde o terceiro trimestre de 2021, teve uma retomada nas buscas por parte dos consumidores, fechando o primeiro trimestre deste ano na terceira posição.

Veículos usados: o top 3 manteve-se constante mês a mês, com os veículos mais buscados apenas alternando posições entre si.

Veículos novos: assim como na procura, as SUVs lideram a intenção de compra, com 30,3%. As Pick-Ups também se destacam com 22,4% dos contatos, apesar da baixa representatividade na oferta (13,1%). Os Hatch aparecem na terceira colocação, com 19,8% dos contatos.

Veículos usados: a intenção de compra é muito semelhante à oferta e à procura, sendo liderada também por Hatch, Sedan e SUV, respectivamente, representando quase 70% das visitas.

Veículos novos: o top 3 nacional continua o mesmo em relação à intenção de compra. O maior salto em relação ao primeiro trimestre de 2021 foi da Jeep, que saltou da décima para a quinta colocação em intenção de compra.

Veículos usados: ao analisar a intenção de compra dos veículos seminovos, o comportamento do consumidor na preferência por marcas foi muito semelhante ao comparativo do ano anterior, sem alterações na ordem das 10 marcas mais visadas pelos consumidores na hora dos contatos.

Veículos novos: nacionalmente, o top 3 das buscas se repete na intenção de compra, porém, em posições diferentes. A Fiat Strada lidera a intenção de compra, seguida pelo Chevrolet Onix e pela Fiat Toro. O Jeep Compass, que aparece na quinta posição, apresentou a maior evolução no comparativo com o mesmo período do ano anterior, quando sequer aparecia no top 10.

Veículos usados: a nível nacional, o VW Gol continua em primeiro lugar. O Fiat Palio passou de quarto para segundo lugar e o Honda Civic caiu uma posição para o terceiro lugar. O Fiat Palio é apenas o quarto carro mais procurado, porém o segundo com maior intenção de compra.

Veículos novos: comportamento semelhante ao apresentado na procura, com as primeiras posições asseguradas pelos Fiat Strada e Toro, e Chevrolet Onix. O destaque fica para a recuperação do Chevrolet Onix, que alcançou a liderança na intenção de compra no mês de março.

Veículos usados: o top 3 mensal manteve-se constante mês a mês, com Fiat Palio, VW Gol e Honda Civic se revezando nas 3 primeiras posições.