Novo

-, de J. Guinsburg. Editora PERSPECTIVA, capa mole em português

  • Gênero: Crítica literária.
  • Conto.
  • ISBN: 09786555051001.

Descrição

SINOPSE
Uma impressionante viagem através do tempo, revelando a história e a riqueza cultural associada ao ídiche, a língua do dia a dia dos judeus da Europa do Leste e Central. Este livro explora como o ídiche se desenvolveu, gerando grandes obras no teatro e na literatura, como mediou as grandes controvérsias ideológicas e religiosas das comunidades judaicas do centro e leste europeu e como atravessou o Atlântico para ajudar a reorganizar a vida dos grupos exilados de suas terras natais até chegar perto da extinção. Língua-resistência, língua-diáspora, língua-passaporte. Língua errante.

QUARTA-CAPA
O ídiche foi a língua franca falada pelos judeus da Europa do Leste e Central durante séculos até o genocídio perpetrado pelo Holocausto eliminar grande parte de seus falantes. O idioma já não era apenas usado em trocas do dia a dia, mas também ditava outras áreas da cultura, colaborando em uma enorme atividade literária e teatral, disseminada principalmente nas Américas (EUA, Brasil, Argentina). Nessa diáspora, o idioma e sua literatura adquirem a função de ser a voz de um povo, muitas vezes revolucionária.

Em Aventuras de uma Língua Errante: Ensaios de Literatura e Teatro Ídiche, J. Guinsburg, um dos maiores estudiosos do ídiche, recupera essa rica tradição e apresenta a história arrebatadora da trajetória do ídiche, de sua formação na Idade Média até a vigorosa produção cultural e ideológica contemporâneas. Para tanto, visita as realizações singulares da literatura e do movimento teatral judaico e de sua arte da encenação, em suas múltiplas correntes, desde a disputa entre os iluministas da Haskalá e os religiosos do hassidismo no século XIX até a convivência entre diferentes correntes ideológicas.

Trata-se de um roteiro de viagem pessoal que resgata para o leitor aspectos ainda pouco conhecidos de uma cultura a um só tempo ancestral e moderna.

DA CAPA
Imagem da capa: cena de Noite no Mercado Velho, de I.L. Peretz, encenada pelo Teatro Judeu de Estado, Moscou, 1925. A imagem, filtrada pelo carmim, traz a energia e o vigor do teatro ídiche como representação da potência criadora da língua.

Aviso legal
• Idade recomendada: de 18 anos a 99 anos.

Pague parcelado

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Informações sobre o vendedor

MercadoLíder Gold

É um dos melhores do site!

  • +10mil

    Vendas concluídas

  • Ofereça um bom atendimento

Ver mais dados deste vendedorVai abrir em uma nova janela

Outras opções de compra

  • Parcelamento sem juros
      • Pague parcelado sem juros

      • Envio para todo o país

  • Chegará amanhã
      • 12x

      • Frete grátis

Ver mais opções a partir de

Meios de pagamento

Até 12x sem cartão de crédito

Cartões de crédito

Pague em até 12x!

Cartões de débito

Pix

Boleto bancário

Perguntas e respostas

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!