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-, de Jadir Cirqueira de Souza. Editora PILLARES, capa mole em português

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  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 448.
  • ISBN: 09788589919999.
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Características do produto

Características principais

Título do livro
Violência escolar
Autor
Jadir Cirqueira de Souza
Idioma
Português
Editora do livro
PILLARES
Capa do livro
Mole

Outras características

Quantidade de páginas
448
Tipo de narração
Manual
ISBN
09788589919999

Descrição

O livro procura entrelaçar os principais paradigmas da educação e do direito na perspectiva da violência escolar. Inicialmente, trata dos problemas da educação que, segundo o autor, contribuem para a existência de atos infracionais e graves situações de indisciplina que prejudicam o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, além de gerarem conflitos entre professores, alunos e famílias. Destaca que milhares de alunos que ingressam no sistema educacional são duplamente vitimizados, seja pelos maus-tratos na família e em sociedade, seja pela ausência e/ou insuficiência da rede de proteção integral. Na sequência, depois de defender que a indisciplina escolar, como regra, deve ser discutida internamente, defende a processualização administrativa para a possível punição de atos mais graves, excluindo-se as infrações moderadas e leves, bem como as crianças, independente da gravidade dos atos. Mostra que cada escola, além da parte pedagógica, deve discutir e aprovar o regimento interno ou similar, com a precisa definição da gravidade dos atos de indisciplina, as fases do processo e as sanções administrativas correspondentes, de acordo com os paradigmas do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal. Em seguida, explica as contradições do direito penal e a atuação das autoridades policiais nas escolas e demonstra que o estatuto da criança e do adolescente possui um conjunto de normas jurídicas que devem ser aplicadas quando adolescentes praticarem atos infracionais nas escolas. O autor defende ao longo do texto que o conhecimento da legislação permitirá adotar a processualização administrativa para os atos de indisciplina e a utilização das regras relativas aos atos infracionais de modo racional, equilibrado e moderado, sem desmerecer os postulados da educação.

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