
1893-1894: Historia E Historiografia Da Revoluçao Em Santa Catarina, De Jali Meirinho. Editorial Insular, Capa Mole, Edição 1 Em Português, 2009
em 12x
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2009
- Capa do livro: Mole
- Gênero: História.
- Conto.
- Número de páginas: 192.
- ISBN: 09788574744360.
Opções de compra:
Quem viu este produto também comprou
Características do produto
Características principais
Título do livro | 1893-1894: HISTORIA E HISTORIOGRAFIA DA REVOLUÇAO EM SANTA CATARINA |
---|---|
Autor | Jali Meirinho |
Idioma | Português |
Editora do livro | Insular |
Edição do livro | 1 |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2009 |
Outros
Quantidade de páginas | 192 |
---|---|
Gênero do livro | História |
Tipo de narração | Conto |
ISBN | 09788574744360 |
Descrição
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Encadernação: Brochura
Páginas: 192
Gênero: História
Formato: 14 x 21 x 1,2
Peso: 290 gramas
SINOPSE:
Após a dissolução do Congresso Nacional pelo presidente Deodoro da Fonseca em 1891, sua posterior renúncia e a chegada do vice Floriano Peixoto à chefia da Nação, uma guerra civil assolou o país. Monarquistas recém-destronados aliaram-se aos rebelados da marinha na Revolta da Armada no Rio de Janeiro, na luta pelo poder no Rio Grande do Sul juntaram-se separatistas que propunham um Estado independente e federalistas na chamada Revolução Federalista, culminando com um novo cenário revolucionário que se estendeu até o Paraná e instalou na cidade do Desterro, então capital catarinense, um Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil. Desse período de instabilidade e combates trata o historiador Jali Meirinho, apresentando documentos, volantes, boletins e impressos das facções em conflito no final do século XIX, precioso acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina jamais divulgado. A partir desta publicação novas perspectivas se abrem aos estudiosos do tema.
Poucas obras da historiografia catarinense têm a importância para o conhecimento de um tema em particular e um período determinado que esta, 1893/1894, de Jali Meirinho. Além de catalogar e discutir praticamente tudo o que se escreveu sobre os reflexos da Proclamação da República em Santa Catarina, as características da Revolução de 1893 no estado e os problemas oriundos da instalação do Governo Provisório Revolucionário em Desterro, o livro destaca-se por dar à luz a uma série de documentos inéditos e do mais alto valor, encontrados no arquivo e na biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, do qual é seu Secretário Geral. Tais documentos, manuscritos uns e em forma de folhetins impressos outros, guardados na época da fundação do Instituto, por mais de um século ficaram desaparecidos e desconhecidos dos historiadores e só agora, através desta obra, passam a ser divulgados. Escrito com a autoridade de quem conhece o assunto em profundidade e com o necessário cuidado no registro e análise historiográfica a que se propõe, como nas demais obras do autor, o livro do professor Jali Meirinho passa a ser uma baliza para todos que escolherem o assunto como tema de seus estudos.
Vendido por SOLLUSDISTRIBUIDORA
MercadoLíder Gold
É um dos melhores do site!
+5mil
Vendas concluídas
Oferece um bom atendimento
Entrega os produtos dentro do prazo
Outras opções de compra
Meios de pagamento
Linha de Crédito
Cartões de crédito
Pague em até 12x!
Cartões de débito
Pix
Boleto bancário
Perguntas e respostas
Qual informação você precisa?
Não fizeram nenhuma pergunta ainda.
Faça a primeira!
Anúncio #5062007500
DenunciarVai abrir em uma nova janela