
A Cidadela Inventada, De Pihba Cavalcanti. Editora Bertrand Do Brasil - Grupo Record, Capa Mole Em Português
O que você precisa saber sobre este produto
- Capa do livro: Mole
- Manual.
- Número de páginas: 240.
- ISBN: 09788528612981.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | A cidadela inventada |
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Autor | Pihba Cavalcanti |
Idioma | Português |
Editora do livro | BERTRAND DO BRASIL - GRUPO RECORD |
Capa do livro | Mole |
Outros
Quantidade de páginas | 240 |
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Tipo de narração | Manual |
ISBN | 09788528612981 |
Descrição
Ambientado no Brasil, mais precisamente no Recife de Pernambuco durante o século 17, "A Cidadela Inventada" é o romance de estreia de Pihba Cavalcanti. A obra apresenta dois personagens: o astrônomo Georg Markgraf, que relata sua impressionante habilidade de viajar em estado de antimatéria pelo tempo e espaço ao seu amigo, o cartógrafo Adriaen van der Zee. Este último assume a tarefa de compilar as informações para compor o manuscrito intitulado "As Espantosas e Secretíssimas Viagens Antimateriais do Astrônomo, Botânico e Zoólogo Georg Markgraf van Liebstadt".
Neste livro, Pihba Cavalcanti reconstrói a história do Brasil e desconstrói a narrativa tradicional, criando um sentido único de linearidade para contar uma aventura sem precedentes. No período em que Recife estava sob controle dos Países Baixos, a cidade recebeu artistas, astrônomos, cartógrafos, naturalistas, arquitetos e engenheiros, alguns dos quais fundaram a confraria dos Mensageiros do Futuro. Nesse grupo, surgiram debates sobre rituais mágicos praticados por negros africanos no Quilombo dos Palmares, sobre as propriedades medicinais das ervas cultivadas pelos povos indígenas e as alterações sensoriais provocadas pelo uso do ópio, além de um misterioso artefato conhecido como machina incógnita.
Pihba Cavalcanti comenta que ao ser questionado sobre o clima predominante em "A Cidadela Inventada", sugeriu que poderia estar relacionado com as grandes expectativas dos colonizadores europeus do início do Renascimento em relação ao Novo Mundo. Com um toque de humor, o autor explora o que movia a curiosidade dessas pessoas e como se traduzia o fascínio por um estado de coisas que os fazia pensar em conceitos como Utopia, Nova Atlântida ou a Cidade de Deus, sonhos medievais valorizados e sublimes.
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