A dança e o agit-prop: Os teatros não teatrais na cultura alemã no início do século XX, de Ropa, Eugenia Casini. Série Estudos Editora Perspectiva Ltda., capa mole em português, 2014
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2014
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Literatura e ficção.
- Subgênero: Teatro;artes cênicas.
- Número de páginas: 224.
- Dimensões: 125 mm largura x 225 mm altura.
- Peso: 150 g.
- ISBN: 9788527310239.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | A dança e o agit-prop |
---|---|
Subtítulo do livro | Os teatros não teatrais na cultura alemã no início do século XX |
Série | Estudos |
Autor | Ropa, Eugenia Casini |
Idioma | Português |
Editora do livro | Editora Perspectiva Ltda. |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2014 |
Outras características
Quantidade de páginas | 224 |
---|---|
Altura | 225 mm |
Largura | 125 mm |
Peso | 150 g |
Gênero do livro | Literatura e ficção |
Subgêneros do livro | Teatro;artes cênicas |
ISBN | 9788527310239 |
Descrição
Reteatralização é o termo que traduz uma das tendências mais marcantes do movimento teatral do século XX, o da corrente estética que marcou a renovação da arte da cena em duas de suas principais incorporações representativas: o teatro e a dança. Suas mais destacadas manifestações resultaram nas realizações de um Meierhold, um Piscator ou do teatro político, no palco dramático, mas sempre entrecruzando-se na dança com as propostas e performances de um Dalcroze, de um Laban, que encontraram em Mary Wigman sua síntese. Em todos eles, destaca-se a intensa busca pela integração psicofísica no gesto significativo do atuante, visando a criação de uma nova performatividade, bem como a liberação e a participação do público. Assiste-se aí, pois, ao nascimento da nova dança a partir das pesquisas sobre o movimento, da revitalização do corpo e da busca por uma nova expressividade que, embora com território próprio e distinto do teatral, dele extrai suas motivações e sentido. Tal é o cerne de sua mobilização pelo e para o agit-prop, como arma de esclarecimento e convocação, a partir da qual, através da atuação artística com base numa fé política de molde marxista, se propõe a gerar uma comunidade homogênea do ponto de vista ideológico, capaz de representar uma linguagem artística própria e 'comunicar os seus princípios'. Esse percurso intelectual, vivencial e performático do corpo-alma e as práticas artísticas e metódicas para consubstanciá-lo balizam a análise e as teses deste estudo abrangente que Eugenia Casini Ropa apresenta em 'A Dança e o Agit-Prop: Os Teatros Não Teatrais na Cultura Alemã no Início do Século XX', com o qual a editora Perspectiva procura contribuir mais uma vez para o pensamento e o debate sobre o teatro e a dança no Brasil.
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