Novo | +50 vendidos

A Ditadura Envergonhada: As Ilusões Armadas, de Gaspari, Elio. Série Coleção Ditadura (1), vol. 1. Editora Intrínseca Ltda., capa mole em português, 2014

em 3x sem juros

O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de publicação: 2014
  • Volume do livro: 1
  • Capa do livro: Mole
  • Coleção: Coleção Ditadura.
  • Gênero: História.
  • Manual.
  • Número de páginas: 464.
  • Dimensões: 160 mm largura x 230 mm altura.
  • Peso: 650 g.
  • ISBN: 9788580573978.
Ver características

Características do produto

Características principais

Título do livro
A Ditadura Envergonhada
Subtítulo do livro
As Ilusões Armadas
Série
Coleção Ditadura (1)
Autor
Gaspari, Elio
Idioma
Português
Editora do livro
Editora Intrínseca Ltda.
Capa do livro
Mole
Volume do livro
1
Ano de publicação
2014

Outras características

Quantidade de páginas
464
Altura
230 mm
Largura
160 mm
Peso
650 g
Com páginas para colorir
Não
Com realidade aumentada
Não
Tradutores
Autor nacional
Gênero do livro
História
Tipo de narração
Manual
Coleção do livro
Coleção Ditadura
Idade mínima recomendada
16 anos
Idade máxima recomendada
100 anos
ISBN
9788580573978

Descrição

Descrição do livro: A Ditadura Envergonhada

Em comparação a outros golpes militares ocorridos na América Latina, o que derrubou o presidente brasileiro João Goulart, o Jango, foi peculiar. Com poucos tiros, sem execuções ou guerra civil, o processo foi deflagrado na tarde de 31 de março de 1964, quando o geral Olympio Mourão Filho marchou com suas tropas de Juiz de Fora (MG) para o Rio de Janeiro com a intenção de tirar Jango do poder. No dia 1o de abril Jango estava virtualmente deposto e o novo regime era reconhecido pelos aliados americanos.

Doze anos depois do lançamento de A ditadura envergonhada, primeiro livro de uma série escrita pelo jornalista Elio Gaspari sobre os "anos de chumbo", sua reedição revista e ampliada trazendo alguns novos elementos para a compreensão do período. A narrativa começa em 1964 e vai até a edição do Ato Institucional n 5, em 1968.

Uma das novidades é o revelador registro de uma reunião na Casa Branca com a participação do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Gravações só agora mostram que, em 7 de outubro de 1963, ou seja, 46 dias antes de ser assassinado em Dallas, no Texas, Kennedy discutiu com seus auxiliares a possibilidade de uma ação militar americana caso surgisse um governo esquerdista no Brasil.

Ela não seria necessária. Bastou o reconhecimento do novo governo enquanto João Goulart ainda estava em território brasileiro. Ficou na história a operação batizada do irmão Sam, um ostensivo apoio militar que o sucessor de Kennedy, Lyndon Johnson, mobilizou-se para favorecer os militares rebelados e que não chegou a ser utilizado.

A nova edição de A ditadura envergonhada traz ainda atualizações baseadas em atas do Conselho de Segurança Nacional divulgadas em 2008 pelo Arquivo Nacional. Uma delas, de julho de 1968, atesta como o então presidente Costa e Silva discutia desordenadamente a possiblidade de decretar estado de sítio cinco meses antes da edição do Ato Institucional no 5, instrumento pelo qual os militares escancararam a ditadura, em 13 de dezembro daquele ano.

A ditadura envergonhada compõe com A ditadura escancarada, o segundo livro da série de Gaspari, o conjunto As ilusões armadas, que arrematou o Prêmio Ensaio, Crítica e História Literária de 2003 da Academia Brasileira de Letras.

Durante os últimos trinta anos, o jornalista Elio Gaspari reuniu documentos até então inéditos e fez uma exaustiva pesquisa sobre o governo militar no Brasil. O resultado desse meticuloso trabalho gerou um conjunto de quatro volumes que compõe a obra mais importante sobre a história recente do país, e que acaba de ganhar uma edição revista e ampliada, enriquecida com novas fotos e projeto gráfico de Victor Burton.

A obra é dividida em dois conjuntos: As ilusões armadas e O sacerdote e o feiticeiro. Publicada originalmente em 2002, As ilusões armadas reúne os livros A ditadura envergonhada e A ditadura escancarada, e recebeu o prêmio de Ensaio, Crítica e História Literária de 2003, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Nos primeiros anos após o golpe de 1964, o governo militar ainda relutava em se assumir como uma ditadura, daí o título A ditadura envergonhada. Mas com a edição do AI-5, no final de 1968, que suspendeu direitos constitucionais, ela se revela. Em A ditadura escancarada, são reconstituídos os momentos mais tenebrosos do regime, como a prática da tortura contra os opositores do regime e a violência empregada contra os guerrilheiros do Araguaia, um dos últimos núcleos de resistência política.

Os personagens centrais de O sacerdote e o feiticeiro são respectivamente os generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva. A ditadura derrotada detalha os antecedentes desses dois importantes personagens, concentrando-se na articulação que os levou ao poder e também na vitória do partido de oposição nas eleições de 1974. A ditadura encurralada, quarto volume, culmina com a exoneração do general Sylvio Frota do cargo de ministro do Exército. Naquele momento, o presidente Ernesto Geisel punha um ponto final na anarquia militar que tomava conta do país. Desse relato fazem parte episódios como o assassinato do jornalista paulista Vladimir Herzog em outubro de 1975, nas dependências de uma unidade do Exército, fato que contribuiu para azedar a relação entre a Presidência e setores das Forças Armadas.

O quinto livro da série, a ser publicado futuramente, abordará o final da gestão do general Geisel, o governo do presidente João Baptista Figueiredo, em que se sobressaem o atentado do Riocentro, a bancarrota de 1982 e a campanha por eleições direitas.

- Principal obra sobre a história recente do país é reeditada com material inédito, incluindo trechos da gravação de uma reunião na Casa Branca em que o presidente dos Estados Unidos contempla a possibilidade de uma ação militar, caso surgisse um governo esquerdista no país.

- Atualizações realizadas a partir de atas do Conselho de Segurança Nacional divulgadas em 2008 pelo Arquivo Nacional.

- Mais de 100 fotos novas foram acrescidas ao material original

- Documentos do arquivo pessoal do autor, áudios e vídeos estão disponíveis em seu site.

Sobre o Autor:
Elio Gaspari é jornalista, foi auxiliar do colunista social Ibrahim Sued e passou por veículos de comunicação como o Diário de São Paulo, revista Veja e Jornal do Brasil.

Detalhes do Livro:

Páginas: 464
Gênero: História
Formato: 16 x 23 x 2,6
Peso: 650,0 gramas
Tipo de capa: Livro brochura
Data de Lançamento: 12/02/2014

Aviso legal
• Idade recomendada: de 16 anos a 100 anos.

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Intrínseca

Loja oficial no Mercado Livre

+10mil Vendas

Outras opções de compra

    Ver 11 opções a partir de

    Meios de pagamento

    Até 12x sem cartão de crédito

    Cartões de crédito

    Cartões de débito

    Pix

    Boleto bancário

    Perguntas e respostas

    Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

    Faça a primeira!