Novo | +50 vendidos

A Ditadura Envergonhada: As Ilusões Armadas, de Gaspari, Elio. Série Coleção Ditadura (1), vol. 1. Editora Intrínseca Ltda., capa mole em português, 2014

  • Ano de publicação: 2014
  • Volume do livro: 1
  • Capa do livro: Mole
  • Coleção: Coleção Ditadura.
  • Gênero: História.
  • Manual.
  • Número de páginas: 464.
  • Dimensões: 160 mm largura x 230 mm altura.
  • Peso: 650 g.
  • ISBN: 9788580573978.

Descrição

Descrição do livro: A Ditadura Envergonhada

Em comparação a outros golpes militares ocorridos na América Latina, o que derrubou o presidente brasileiro João Goulart, o Jango, foi peculiar. Com poucos tiros, sem execuções ou guerra civil, o processo foi deflagrado na tarde de 31 de março de 1964, quando o geral Olympio Mourão Filho marchou com suas tropas de Juiz de Fora (MG) para o Rio de Janeiro com a intenção de tirar Jango do poder. No dia 1o de abril Jango estava virtualmente deposto e o novo regime era reconhecido pelos aliados americanos.

Doze anos depois do lançamento de A ditadura envergonhada, primeiro livro de uma série escrita pelo jornalista Elio Gaspari sobre os "anos de chumbo", sua reedição revista e ampliada trazendo alguns novos elementos para a compreensão do período. A narrativa começa em 1964 e vai até a edição do Ato Institucional n 5, em 1968.

Uma das novidades é o revelador registro de uma reunião na Casa Branca com a participação do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Gravações só agora mostram que, em 7 de outubro de 1963, ou seja, 46 dias antes de ser assassinado em Dallas, no Texas, Kennedy discutiu com seus auxiliares a possibilidade de uma ação militar americana caso surgisse um governo esquerdista no Brasil.

Ela não seria necessária. Bastou o reconhecimento do novo governo enquanto João Goulart ainda estava em território brasileiro. Ficou na história a operação batizada do irmão Sam, um ostensivo apoio militar que o sucessor de Kennedy, Lyndon Johnson, mobilizou-se para favorecer os militares rebelados e que não chegou a ser utilizado.

A nova edição de A ditadura envergonhada traz ainda atualizações baseadas em atas do Conselho de Segurança Nacional divulgadas em 2008 pelo Arquivo Nacional. Uma delas, de julho de 1968, atesta como o então presidente Costa e Silva discutia desordenadamente a possiblidade de decretar estado de sítio cinco meses antes da edição do Ato Institucional no 5, instrumento pelo qual os militares escancararam a ditadura, em 13 de dezembro daquele ano.

A ditadura envergonhada compõe com A ditadura escancarada, o segundo livro da série de Gaspari, o conjunto As ilusões armadas, que arrematou o Prêmio Ensaio, Crítica e História Literária de 2003 da Academia Brasileira de Letras.

Durante os últimos trinta anos, o jornalista Elio Gaspari reuniu documentos até então inéditos e fez uma exaustiva pesquisa sobre o governo militar no Brasil. O resultado desse meticuloso trabalho gerou um conjunto de quatro volumes que compõe a obra mais importante sobre a história recente do país, e que acaba de ganhar uma edição revista e ampliada, enriquecida com novas fotos e projeto gráfico de Victor Burton.

A obra é dividida em dois conjuntos: As ilusões armadas e O sacerdote e o feiticeiro. Publicada originalmente em 2002, As ilusões armadas reúne os livros A ditadura envergonhada e A ditadura escancarada, e recebeu o prêmio de Ensaio, Crítica e História Literária de 2003, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Nos primeiros anos após o golpe de 1964, o governo militar ainda relutava em se assumir como uma ditadura, daí o título A ditadura envergonhada. Mas com a edição do AI-5, no final de 1968, que suspendeu direitos constitucionais, ela se revela. Em A ditadura escancarada, são reconstituídos os momentos mais tenebrosos do regime, como a prática da tortura contra os opositores do regime e a violência empregada contra os guerrilheiros do Araguaia, um dos últimos núcleos de resistência política.

Os personagens centrais de O sacerdote e o feiticeiro são respectivamente os generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva. A ditadura derrotada detalha os antecedentes desses dois importantes personagens, concentrando-se na articulação que os levou ao poder e também na vitória do partido de oposição nas eleições de 1974. A ditadura encurralada, quarto volume, culmina com a exoneração do general Sylvio Frota do cargo de ministro do Exército. Naquele momento, o presidente Ernesto Geisel punha um ponto final na anarquia militar que tomava conta do país. Desse relato fazem parte episódios como o assassinato do jornalista paulista Vladimir Herzog em outubro de 1975, nas dependências de uma unidade do Exército, fato que contribuiu para azedar a relação entre a Presidência e setores das Forças Armadas.

O quinto livro da série, a ser publicado futuramente, abordará o final da gestão do general Geisel, o governo do presidente João Baptista Figueiredo, em que se sobressaem o atentado do Riocentro, a bancarrota de 1982 e a campanha por eleições direitas.

- Principal obra sobre a história recente do país é reeditada com material inédito, incluindo trechos da gravação de uma reunião na Casa Branca em que o presidente dos Estados Unidos contempla a possibilidade de uma ação militar, caso surgisse um governo esquerdista no país.

- Atualizações realizadas a partir de atas do Conselho de Segurança Nacional divulgadas em 2008 pelo Arquivo Nacional.

- Mais de 100 fotos novas foram acrescidas ao material original

- Documentos do arquivo pessoal do autor, áudios e vídeos estão disponíveis em seu site.

Sobre o Autor:
Elio Gaspari é jornalista, foi auxiliar do colunista social Ibrahim Sued e passou por veículos de comunicação como o Diário de São Paulo, revista Veja e Jornal do Brasil.

Detalhes do Livro:

Páginas: 464
Gênero: História
Formato: 16 x 23 x 2,6
Peso: 650,0 gramas
Tipo de capa: Livro brochura
Data de Lançamento: 12/02/2014

Aviso legal
• Idade recomendada: de 16 anos a 100 anos.

Pague parcelado

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Livraria Leitura

Loja oficial no Mercado Livre

Outras opções de compra

    Ver 10 opções a partir de

    Meios de pagamento

    Até 12x sem cartão de crédito

    Cartões de crédito

    Pague em até 12x!

    Cartões de débito

    Pix

    Boleto bancário

    Perguntas e respostas

    Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

    Faça a primeira!