

A invenção do recreio escolar: uma história de escolarização no estado do paraná (1901-1924), de Meurer, Sidmar dos Santos. Editorial Appris Editora, capa mole em português, 2018
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O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2018
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Acadêmico.
- Subgênero: Educação.
- Número de páginas: 211.
- Dimensões: 14.8cm largura x 21cm altura.
- Peso: 200g.
- ISBN: 9788547316372.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | A invenção do recreio escolar: uma história de escolarização no estado do paraná (1901-1924) |
---|---|
Autor | Meurer, Sidmar dos Santos |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2018 |
Outros
Quantidade de páginas | 211 |
---|---|
Altura | 21 cm |
Largura | 14,8 cm |
Peso | 200 g |
Gênero do livro | Acadêmico |
Subgêneros do livro | Educação |
ISBN | 9788547316372 |
Descrição
Tempo e espaço de fruição, para uns, e recomposição, para outros, os recreios têm uma trajetória histórica como todos os demais dispositivos escolares. Logo, não é um dado, um fato, uma coisa, nada ali é natural. Antes, trata-se de uma prática que fomentou outras práticas, dando outra feição à escola e a emprestando-a uma nova dinâmica. Só por isso, o livro de Sidmar dos Santos Meurer já é uma contribuição das mais relevantes para o estudo da escola, independentemente mas também por isso de fundamentar-se nos mais rigorosos procedimentos da pesquisa histórica. Há vida e movimento nas escolas, e a compreensão da trajetória histórica da invenção dos recreios escolares é expressão disso. Partindo de uma ampla gama documental, o autor apresenta, gradativamente, as múltiplas motivações que permitiram o surgimento dos recreios. Desde a iniciativa isolada de alguns professores primários preocupados com o desgaste mental dos alunos, passando pela reivindicação da sua necessidade por grupos de professores e autoridades públicas, até a sua formalização e legalização no interior das escolas. O recreio se converteu, assim, em um dispositivo curricular por excelência. Mais: a sua análise em chave histórica mostra um movimento de formalização, racionalização e legalização de algumas iniciativas de professores primários. Logo, parece confirmar que a escola está longe de ser um lugar inercial. Ao contrário, se ela não se estrutura como gostariam alguns acadêmicos universitários, ou muitos burocratas da política, é porque pouco se compreendeu a experiência que banha o universo da escolarização. Experiência que o autor põe em relevo neste seu livro de estreia.
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