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A Teoria Sociologica Para Alem Do Canone - 1ªed.(2023), De Vineeta Sinha. Editora Funilaria, Capa Mole, Edição 1 Em Português, 2023

  • Ano de publicação: 2023
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Sociologia.
  • Conto.
  • Número de páginas: 344.
  • Peso: 530 g.
  • ISBN: 09786584735132.

Descrição

Encadernação: Brochura
Páginas: 344
Gênero: Sociologia
Formato: 16 x 22,8 x 1,8
Peso: 530 gramas

SINOPSE:

"A teoria sociológica para além do cânone" busca ressaltar os vieses do eurocentrismo e do androcentrismo da teoria sociológica clássica e oferecer correções, destacando uma lista de pensadores sociais não ocidentais e de mulheres pensadoras que foram negligenciados. O livro propõe uma nova abordagem do ensino da teoria sociológica mais crítica e significativa com as obras de Marx, Weber, Durkheim ao revelar suas qualidades atemporais, a despeito de suas limitações conceituais, metodológicas e ideológicas.

Syed Farid Alatas e Vineeta Sinha também oferecem uma conceitualização alternativa das origens e a história dos fundamentos da disciplina, além de destacar as diversas forças sociais, políticas e intelectuais que conduziram ao surgimento das teorias. É apresentado que uma discussão abrangente sobre o capitalismo industrial na Europa estará incompleta caso não seja dada a atenção devida ao fenômeno do capitalismo colonial. Os autores analisam aspectos em que a Revolução Industrial na Europa foi global, assim como inevitável e inextrincavelmente entrelaçada com a colonização da não Europa, incluindo contextos não europeus nos séculos XVIII e XIX, períodos reconhecidos como formativos no surgimento do pensamento sociológico.

A descrição dominante do desenvolvimento da teoria sociológica nos levaria a crer que, no século XIX e no início do XX, apenas homens brancos da Europa Ocidental e, mais tarde, da América do Norte pensaram de modo criativo e sistemático sobre as origens e a natureza da modernidade emergente em seu tempo.

É raro encontrar um pensador não ocidental apresentado como fonte de teorias e conceitos sociológicos. O livro inclui no cânone sociológico fundadores não ocidentais do pensamento e da teoria sociais, como Ibn Khaldun, Harriet Martineau, Florence Nightingale, Pandita Ramabai Sarasvati, José Rizal, Said Nursi e Benoy Kumar Sarkar.

Há evidências de numerosas pensadoras e teóricas (ocidentais e não ocidentais) que foram rotineiramente preteridas, omitidas e marginalizadas nas narrativas da história da sociologia. Elas estavam lá antes do surgimento formal da disciplina da sociologia e fizeram contribuições cruciais para a emergência de uma nova ciência da sociedade. A menção unicamente das contribuições masculinas transmite uma imagem limitada e distorcida, e não reconhece a variedade dos agentes e dos papéis que desempenharam na formulação e na fundação da sociologia. Colocar Martineau, Nightingale e Ramabai lado a lado com pensadores clássicos da sociologia será produtivo para demonstrar alinhamentos, paralelos, divergências e diálogos cruzados entre suas respectivas teorias.

O objetivo é expandir o campo, e não o restringir. A preocupação é a de abrir a porta para uma consideração séria de um conjunto maior de potenciais contribuidores à teorização sociológica além dos nomes já existentes. Há muitos outros, homens e mulheres, situados em diferentes contextos sociais europeus e não europeus e em diferentes épocas, cujas contribuições para a teorização sociológica passaram despercebidas por tempo demais na narração da história da disciplina. É hora de problematizar essa falta de atenção e de tomar atitude frente a ela.

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