


A Vida como Fardo e Desejo em Humberto de Campos: Literatura, Doença e as Mil Mortes de um Imortal (1928-1934), de F. Agra, Giscard. Editorial Appris Editora, capa mole em português, 2022
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O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2022
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito, política e ciências sociais.
- Subgênero: História.
- Número de páginas: 319.
- Dimensões: 16cm largura x 23cm altura.
- Peso: 420g.
- ISBN: 9786525029085.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | A Vida como Fardo e Desejo em Humberto de Campos |
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Subtítulo do livro | Literatura, Doença e as Mil Mortes de um Imortal (1928-1934) |
Autor | F. Agra, Giscard |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2022 |
Outros
Quantidade de páginas | 319 |
---|---|
Altura | 23 cm |
Largura | 16 cm |
Peso | 420 g |
Gênero do livro | Direito, política e ciências sociais |
Subgêneros do livro | História |
ISBN | 9786525029085 |
Descrição
Literato, membro da Academia Brasileira de Letras e político, o maranhense Humberto de Campos (1886-1934) se tornou muito conhecido no Brasil no início do século XX em virtude de várias polêmicas que envolveram o seu nome. Descrito por alguns como “o poeta, o homem de erudição” e por outros como “o destruidor implacável, o jornalista que mata, aniquila, destrói o adversário”, “imoral” e “perverso”, colecionou várias inimizades na sociedade carioca dos anos 1920.
Na década de 1930, entretanto, essa imagem de polemista foi cedendo lugar a outra em que ele aparecia como um intelectual espiritualizado, preocupado em oferecer palavras de conforto para todos que sofriam, tornando-se, nesse momento, um autor cultuado, posição que continuaria ocupando mesmo depois da sua precoce morte.
O presente livro investiga justamente essa mudança na representação de Humberto de Campos, identificando como principal vetor dessa transformação o avanço da doença que o acometeu nos últimos anos de sua vida. Com isto, analisa-se um projeto consciente de reconstrução da autoimagem levado a cabo pelo autor entre os anos de 1928 e 1934 que, cada vez mais moribundo, visava, acima de tudo, a expiar os seus erros e vencer a morte, tentando se perpetuar por meio da sua literatura.
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