O que são cancelamentos e como isso me afeta?

Consideramos que uma venda está cancelada quando você devolver o dinheiro da venda antes do comprador receber o produto.

Você cancela uma venda quando:

  • No detalhe da venda, você seleciona “Cancelar venda”.

  • Na sua conta do Mercado Pago ou a partir de uma reclamação em aberto, você decide “Devolver dinheiro”.

 

Lembre-se de que as devoluções de produtos não são consideradas vendas canceladas. 

Como os cancelamentos me afetam?

As vendas canceladas afetam sua cor no termômetro da reputação. Além disso, se você cancelar mais de 2,5% das suas vendas, sua conta poderá ser suspensa para vendas, como estabelecido nas nossas políticas.

Quais vendas canceladas não me prejudicam?

Se o comprador decidir cancelar a compra por conta própria antes da etiqueta de envio ser impressa, isso não impacta suas métricas de vendas canceladas. 

Quando o produto já estiver nas mãos do comprador e ele decidir devolvê-lo porque se arrependeu, isso também não prejudica suas vendas canceladas nem sua reputação.  

O que eu faço se um comprador me pedir para cancelar uma venda? 

Sempre tente orientar seus compradores a cancelarem a compra pela sua própria conta:

  1. Se você ainda não entregou o produto ou se já está com ele em mãos e quer devolvê-lo, explique que é possível cancelar, devolver ou trocar através da lista de compras. 

  2. Caso o produto tenha frete e esteja a caminho, informe que ele deve esperar o pacote chegar para recusá-lo.

O que acontece com o cancelamento de serviços ou reservas?

Cada vez que você cancelar um serviço ou uma reserva, sua reputação e suas métricas de vendas canceladas serão afetadas igual quando há o cancelamento da venda de um produto.

 

A informação foi útil?