O que são cancelamentos e como isso me afeta?

Consideramos que uma venda está cancelada cada vez que o comprador recebe seu dinheiro de volta antes de o produto ter sido entregue, independentemente de quem pediu o cancelamento.

Você cancela uma venda quando:

  • No detalhe da venda, você seleciona “Cancelar venda”.

  • Na sua conta do Mercado Pago ou em uma reclamação aberta, você decide devolver o dinheiro para a pessoa que comprou. 

Lembre-se de que as devoluções de produtos não são consideradas vendas canceladas. 

Como os cancelamentos me afetam?

Se mais de 2,5% das suas vendas forem canceladas, sua conta poderá ser suspensa para vendas, conforme estabelecido nas nossas políticas.

Além disso, as vendas canceladas por você intencionalmente, afetam a sua cor no termômetro de reputação.

O que devo fazer para evitar os cancelamentos?:

  • Anuncie sempre com estoque suficiente e mantenha ele sincronizado entre o que você vende no Mercado Livre e o que vende em outros canais.

  • Sempre revise e atualize seus anúncios para que os compradores saibam claramente o que você oferece.

  • Certifique-se de que seus preços estejam em dia.

Quais vendas canceladas não me prejudicam?

  • Quando um produto não chega porque houve um problema nos Correios/transportadora.

  • Vendas canceladas devido algum inconveniente que não tenha relação com você nem com o comprador.

  • Quando você vende no Mercado Shops para uma pessoa que compra como "convidado", ou seja, que não tem conta do Mercado Livre.

O que acontece com o cancelamento de serviços ou reservas?

Cada vez que há cancelamento em um serviço ou uma reserva, sua reputação e suas métricas de vendas canceladas serão afetadas igual quando um produto é cancelado.

As informações foram úteis?