O que são cancelamentos e como isso me afeta?
Consideramos que uma venda está cancelada cada vez que o comprador recebe seu dinheiro de volta antes de o produto ter sido entregue, independentemente de quem pediu o cancelamento.
Você cancela uma venda quando:
-
No detalhe da venda, você seleciona “Cancelar venda”.
- Na sua conta do Mercado Pago ou em uma reclamação aberta, você decide devolver o dinheiro para a pessoa que comprou.
Lembre-se de que as devoluções de produtos não são consideradas vendas canceladas.
Como os cancelamentos me afetam?
Se mais de 2,5% das suas vendas forem canceladas, sua conta poderá ser suspensa para vendas, conforme estabelecido nas nossas políticas.
Além disso, as vendas canceladas por você intencionalmente, afetam a sua cor no termômetro de reputação.
O que devo fazer para evitar os cancelamentos?:
-
Anuncie sempre com estoque suficiente e mantenha ele sincronizado entre o que você vende no Mercado Livre e o que vende em outros canais.
-
Sempre revise e atualize seus anúncios para que os compradores saibam claramente o que você oferece.
-
Certifique-se de que seus preços estejam em dia.
Quais vendas canceladas não me prejudicam?
-
Quando um produto não chega porque houve um problema nos Correios/transportadora.
-
Vendas canceladas devido algum inconveniente que não tenha relação com você nem com o comprador.
- Quando você vende no Mercado Shops para uma pessoa que compra como "convidado", ou seja, que não tem conta do Mercado Livre.
O que acontece com o cancelamento de serviços ou reservas?
Cada vez que há cancelamento em um serviço ou uma reserva, sua reputação e suas métricas de vendas canceladas serão afetadas igual quando um produto é cancelado.