Sistema de reputação do Mercado Livre

Última atualização:19/05/2022

O sistema de reputação do Mercado Livre reflete a qualidade de atendimento das pessoas que vendem, permitindo diferenciar o comportamento de cada uma delas dentro da plataforma. Por isso, juntamente com outros parâmetros aqui descritos, será levado em consideração para determinar o grau de exposição dos anúncios no Site.

Baseia-se em dados relacionados a sua atividade no Site e está sujeito às regras deste Anexo. 

Como é calculado

A reputação é atualizada automaticamente e com base em parâmetros objetivos, ou seja, o Mercado Livre não intervém em seu processo de formação. Para seu cálculo, alguns dados objetivos são levados em consideração, como: quantidade de reclamações iniciadas pelos compradores, atraso no envio dos produtos para o correio quando tiverem usado o Mercado Envios, quantidade de vendas e reservas concretadas, bem como o cancelamento de pedidos. Para mais detalhes sobre o cálculo da reputação, pode visitar nossa Ajuda.

Termômetro

A reputação é refletida em um termômetro, desde que você tenha vendas suficientes para fazer o cálculo. 

De acordo com sua reputação, uma cor será designada, que dependerá de:

  • Qualidade do serviço: terá melhor reputação quem tenha menor porcentagem de reclamações e cancelamentos em suas vendas e maior quantidade de entregas a tempo ao usar o Mercado Envios.
  • Quantidade de vendas: volume transacional e maior quantidade de operações concretadas com sucesso no período usado para calcular a reputação.

As informações foram úteis?