Requisitos de conteúdo para Mercado Livre Clips

Todo conteúdo do Mercado Livre Clips deve cumprir os Termos e condições e estes requisitos de conteúdo.

Preços e promoções

  • É proibido mencionar: preços, informações sobre promoções, descontos ou condições de compra.
  • É proibido organizar e/ou propor a realização de concursos, sorteios ou entregas de prêmios nos vídeos.
  • Não envie vídeos publicitários, anúncios patrocinados ou comerciais. 

Boas práticas de publicidade

  • Se você der uma opinião pessoal, deve esclarecê-la.
  • Se o Vídeo for patrocinado por uma marca, você deve esclarecer incluindo a frase “Conteúdo em colaboração com [marca]”; ou "#ConteúdoPatrocinado", ou algo similar, em local visível, ou de qualquer outra forma que deixe claro que a mensagem se baseia em uma relação comercial com uma marca ou com terceiros. Em nenhum caso, você deve declarar que um conteúdo é patrocinado se não for assim ou referir-se de qualquer forma a outras pessoas sem sua autorização.
  • Você deve cumprir com os regulamentos e normas de publicidade e marketing aplicáveis ​​aos produtos e/ou serviços exibidos nos vídeos. Alguns exemplos: 
    • Bebidas alcoólicas: As pessoas que participarem dos Vídeos devem ter e aparentar ter mais de 25 anos e não podem consumir a bebida alcoólica durante os Vídeos, mesmo se os produtos estiverem sendo ofertados. Além disso, devem ser observadas as seguintes orientações: (i) não utilizar linguagem e recursos gráficos e audiovisuais pertencentes ao universo infantil, tais como animais humanizados, bonecos ou animações, que possam despertar a curiosidade ou a atenção de menores; (ii) não deverão favorecer a aceitação do produto como apropriado para menores; (iii) evitar a exploração do erotismo; não induzir, de qualquer forma, ao consumo abusivo e irresponsável de bebidas alcoólicas; (iv) não utilizar o teor alcoólico do produto como apelo principal; (v) não associar positivamente o consumo do produto à condução de veículos; (vi) não associar a bebida ao desempenho de qualquer atividade profissional; (vii) não utilizar de imagens, linguagem ou ideias que sugiram ser o consumo do produto sinal de maturidade ou que contribua para o êxito profissional, social ou sexual; (viii) não utilizar de uniformes de esportes olímpicos como suporte à divulgação de suas marcas. Além disso, deve ser incluída a seguinte ADVERTÊNCIA: “Esse produto é destinado a pessoas maiores de 18 anos. Proibida a venda de bebidas alcoólicas para criança ou adolescente. Beba com moderação”.
    • Suplementos alimentares: (i) não deverá conter qualquer afirmação quanto à ação do produto que não seja baseada em evidência clínica ou científica; (ii) não deverá sugerir cura ou prevenção de qualquer doença que exija tratamento sob supervisão médica; (iii) não deverá induzir ao uso de produtos por crianças, sem supervisão dos pais ou responsáveis (a mensagem deve ser direcionada aos responsáveis); (iv) não deverá mostrar personagem na dependência do uso contínuo de medicamentos como solução para problemas emocionais ou estados de humor; (v) não deverá conter qualquer oferta de devolução de dinheiro pago ou outro benefício, de qualquer natureza, pela compra de um medicamento em função de uma possível ineficácia.
    • Alimentos:  Os Vídeos deverão: (i) evitar qualquer associação a produtos fármaco-medicinais; (ii) abster-se de encorajar ou relevar o consumo excessivo; (iii) abster-se de menosprezar a importância da alimentação saudável, variada e balanceada; (iv) abster-se de apresentar qualquer produto como substituto das refeições básicas (desjejum, almoço e jantar), a menos que tal indicação esteja embasada em opinião médica ou nutricional, reconhecida pela autoridade sanitária; (v) limitar afirmações técnicas relativas aos benefícios à saúde e à nutrição às que forem amparadas em opinião médica ou nutricional. Neste caso, tais afirmações deverão ser apresentadas em linguagem acessível ao consumidor médio; (vi) apresentar corretamente as características de sabor, tamanho, conteúdo/peso, benefícios nutricionais e de saúde; (vii) evitar a exploração de benefícios potenciais derivados do consumo do produto; (viii) abster-se de desmerecer o papel dos pais, educadores, autoridades e profissionais de saúde quanto à correta orientação sobre hábitos alimentares saudáveis e outros cuidados com a saúde.
    • Produtos direcionados a crianças e adolescentes: Toda a comunicação deve ser para os adultos, mesmo que a oferta seja de um brinquedo ou outro produtos direcionado ao público infantil. Os Vídeos deverão: (i) Procurar contribuir para o desenvolvimento positivo das relações entre pais e filhos, alunos e professores, e demais relacionamentos que envolvam o público-alvo; (ii) Respeitar a dignidade, ingenuidade, credulidade, inexperiência e o sentimento de lealdade do público-alvo; (iii) Dar atenção especial às características psicológicas do público-alvo, presumida sua menor capacidade de discernimento; (iv) Obedecer a cuidados tais que evitem eventuais distorções psicológicas nos modelos publicitários e no público-alvo; (v) Abster-se de estimular comportamentos socialmente condenáveis. Os Vídeos não poderão: (i)    Provocar deliberadamente qualquer tipo de discriminação, em particular daqueles que, por qualquer motivo, não sejam consumidores do produto; (ii) Associar crianças e adolescentes a situações incompatíveis com sua condição, sejam elas ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis; (iii)    Impor a noção de que o consumo do produto proporcione superioridade ou, na sua falta, a inferioridade; (iv) Não utilizar expressões direcionadas às crianças, em especial aquelas com apelo imperativo, como: quero, compra, não perca, garanta o seu, peça para seu pai, seus amigos já têm, só falta você, colecione ou qualquer outra que estimule o consumo.

Comparações

  • É proibido fazer comparações entre produtos e/ou serviços e/ou fazer referências a produtos e/ou serviços de concorrentes.
  • É proibido fazer comparações de preços entre produtos e/ou serviços.
  • É proibido falar que o produto é “o melhor”, “o mais rápido” e afins, sem ter evidências de que a afirmação é verdadeira. As evidências devem ser concretas.
  • É proibido depreciar produtos e marcas de concorrentes. O foco deve ser apenas o produto ofertado.

Produtos proibidos

  • Os produtos e/ou serviços que você expõe nos Vídeos devem estar disponíveis para venda em www.mercadolivre.com.br
  • É proibida a exibição nos Clips (i) de produtos e/ou serviços incluídos na Política de Produtos Proibidos, os quais você declara conhecer e aceitar como parte integrante destes Termos; e (ii) produtos e/ou serviços incluídos na categoria adultos.

Links externos e dados pessoais

  • Os Vídeos não poderão conter links para outras páginas web, URLs ou redirecionar os usuários a outros sites ou para suas próprias redes sociais.
  • É proibido incluir dados pessoais nos Vídeos.

Música e conteúdos de terceiros 

  • Os vídeos que você enviar não devem incluir propriedade intelectual de terceiros (como material protegido por direitos autorais), exceto se você tiver autorização da pessoa titular ou autorização legal para utilizar esse conteúdo por outros motivos.
  • Em especial, se os vídeos incluírem música, você deve se certificar de contar com os direitos e autorizações necessários para a sincronização e uso de obras, videogramas e/ou fonogramas perante os respectivos titulares de direitos e/ou sociedades de gestão coletiva correspondentes.
  • Observe que usar obras protegidas por direitos autorais muitas vezes exige o pagamento de royalties aos titulares de direito e às sociedades de gestão coletiva. Se você usar música sem as respectivas autorizações ou licenças, seu conteúdo pode ser denunciado ou cancelado.

Menores

  • Vídeos e Conteúdos devem sempre ser direcionados a um público adulto, sem exceção. Menores de idade não podem participar dos Vídeos.

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