O que é a experiência de compra?

Experiência de compra é a maneira como medimos a experiência que você oferece por meio de um anúncio.  Ou seja, a percepção que o comprador tem do seu anúncio, com base no serviço que você oferece e na qualidade do produto, durante e após a venda.

Como medimos a experiência de compra do seu anúncio?

O cálculo da experiência de compra é definido a partir das suas vendas dos últimos 180 dias e considera a avaliação do seu desempenho, de acordo com as reclamações que você receber e as vendas que cancelar, em comparação ao da sua concorrência. Portanto, isso não depende somente do rendimento do seu anúncio, mas também da comparação com anúncios da mesma categoria.

experiencia de compra

Como eu posso melhorar o indicador?

O indicador melhora com o passar do tempo e conforme você oferecer bom atendimento nas novas vendas. Isso ocorre porque o período que temos para o cálculo é atualizado diariamente e, portanto, à medida que o tempo passa, as vendas mais antigas deixam de fazer parte da medição e as novas vendas feitas são incluídas no cálculo.

Observe que as reclamações que você excluir da sua reputação e que deixarem de afetá-la continuarão impactando seu indicador de experiência de compra.

O que significa ter uma experiência de compra ruim, mediana ou boa?

Boa (100 - 75): significa que seus clientes não têm nenhum ou têm pouquíssimos problemas com seu anúncio, e que a experiência que você proporciona por meio dele é boa. Se seu anúncio tiver uma pontuação abaixo de 100, você deve prestar atenção aos problemas que ele apresenta, pois poderá começar a perder exposição.

Mediana (74 - 50): significa que você pode melhorar a experiência de compra que oferece por meio do seu anúncio e corrigir os problemas que ele está apresentando. Quando seu anúncio tem uma experiência de compra mediana, ele perde exposição e corre o risco de ser pausado.

Ruim (30 ou menos): indica que os clientes têm uma experiência ruim com seu anúncio e que você tem vários problemas nas vendas. Por isso, seu anúncio tem muito pouca exposição e corre o risco de ser cancelado. Além disso, podemos informar aos possíveis compradores que você tem muitas devoluções, e isso pode reduzir suas vendas.

 

Que tipo de problemas afetam a experiência de compra?

A experiência de compra pode ser afetada se seu anúncio tiver problemas recorrentes relacionados a reclamações e/ou cancelamentos. 

Por exemplo, ele pode ser afetado por reclamações porque os produtos estavam em más condições, apresentavam defeitos, tinham partes faltando, eram diferentes do que foi pedido ou porque o comprador se arrependeu da compra. Problemas com a data de entrega, com a comunicação com o comprador, com seu estoque disponível ou com desacordos em relação aos custos operacionais também podem afetá-lo.

Para evitar problemas com seus anúncios que afetem a experiência de compra, certifique-se de mantê-los atualizados, cumprir os prazos de entrega e manter uma boa comunicação com seus clientes. Saiba mais sobre como oferecer uma boa experiência de compra.

Onde você pode acompanhar a experiência de compra?

É possível acompanhar a experiência de compra do seu anúncio pela Lista de anúncios ou pela seção Métricas, onde você encontra a pontuação da experiência de compra do seu anúncio, os problemas que ele está tendo e sugestões de como melhorá-lo. 

O que acontece se o Mercado Livre pausar meu anúncio?

Pausamos um anúncio quando ele oferece uma experiência de compra ruim nos últimos 180 dias. A pausa busca informar que o anúncio está proporcionando uma experiência ruim e que você precisa corrigir os problemas para evitar cancelamentos. Por isso, recomendamos que você resolva esses problemas antes de reativá-lo. 

O que acontece se o Mercado Livre cancelar meu anúncio?

Cancelamos seu anúncio porque ele proporcionou uma experiência de compra ruim nos últimos 180 dias e seu desempenho não melhorou. Depois que um anúncio é cancelado, não é possível recuperá-lo. Portanto, sugerimos que você visite a seção Métricas, onde te ajudamos a identificar os principais problemas para que você possa antecipá-los e evitá-los em outros anúncios. 

O que acontece com meu anúncio se eu participar do Programa decola ou se tiver o Benefício de reputação ativo?

Seus anúncios com experiência ruim ou mediana não perderão exposição nem serão pausados ou cancelados se você participar do Programa decola ou se tiver o Benefício de reputação ativo. No entanto, lembre-se de que é importante corrigir os problemas para melhorar a experiência que você oferece.

O que acontece se meu anúncio for pausado e estiver ativo em vários canais?

Quando um anúncio é pausado, ele é automaticamente pausado em todos os lugares onde estiver publicado.

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