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Aprender, Ensinar, Cuidar Narrativas Sob A Àtica De Doen

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  • Ano de publicação: 2020
  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 207.
  • Dimensões: 16cm largura x 0.2cm altura.
  • Peso: 200g.
  • ISBN: 9786558202165.
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Características do produto

Características principais

Subtítulo do livro
NARRATIVAS SOB A ÓTICA DE DOENTES ONCOLÓGICOS
Autor
Almeida, Eliane Silva Ferreira
Idioma
Português
Editora do livro
Appris
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2020
Marca
Appris
Modelo
Modelo Padrão

Outros

Quantidade de páginas
207
Altura
0,2 cm
Largura
16 cm
Peso
200 g
Tipo de narração
Manual

Descrição

A perspectiva deste livro teve início com a inquietação surgida ao longo de anos ao lidar com doente oncológico, mesmo não sendo à época profissional da área da saúde. Essa preocupação levou a questionamentos acerca da situação e das dimensões do sofrimento desses doentes, considerando o que a patologia acarreta para todos os envolvidos. Partindo dessa premissa, busco identificar as condições que favoreceram o surgimento de aprendizagens significativas associadas à circunstância da doença oncológica tendo como premissa o paradigma salutogênico construído por Aaron Antonovsky. O tema, portanto, foi a educação no sofrimento de doentes oncológicos, partindo de uma revisão sobre a Educação ao Longo da Vida. O texto procurou ir ao encontro dessa compreensão, promovendo a transdisciplinaridade, convergindo para a educação no sofrimento dos doentes oncológicos e para a formação dos cuidadores formais e não formais. Assim, lancei mão de uma vasta revisão bibliográfica sobre temas relacionados à Educação ao Longo da Vida, Educação para a Saúde, paradigmas (patogênico e salutogênico) e modelos de Educação para a Saúde, sofrimento, dimensões do sofrimento, cuidar, valores do cuidar, ética do cuidar. Paulo Freire, Kübler-Ross, Leonardo Boff, Rosa Maria Boixareu, Eric Cassel, Torralba i Roselló, Lazarus & Folkman, Milton Mayeroff e Nel Noddings são alguns dos autores utilizados. Esta obra destina-se a profissionais da área da saúde que lidam com cuidados paliativos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, educadores, mas também para aqueles que simplesmente "cuidam", pois constata que nem sempre os doentes conhecem sua capaci - dade de gerenciar suas dificuldades acerca da doença e suas reais necessidades de cuidado, situação que resulta de um desconhecimento, por parte dos cuidadores formais, acerca da vivência que esses têm da enfermidade, com consequências de ordem técnica e ética. Como contribuição, foram listados pontos considerados importantes para a formação dos cuidadores: trabalhar em prol de uma ruptura com o paradigma patogênico, considerando o que os doentes oncológicos têm a ensinar; reforçar os valores éticos para o cuidar e a Educação para a Saúde, no meio acadêmico, pois o cuidar, ou como cuidar, está ligado ao ensino e à aprendizagem, que resulta em um processo intenso e complexo para educar e educar-se.

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