
Augusto Boal E A Formação Do Teatro Do Oprimido, De Britto, Geo., Vol. 1. Editorial Morula Editorial, Capa Mole Em Português
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O que você precisa saber sobre este produto
- Volume do livro: 1
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Religião e espiritualidade.
- Manual.
- Número de páginas: 328.
- Dimensões: 16cm largura x 23cm altura.
- Peso: 430g.
- ISBN: 09786561280136.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Augusto Boal e a formação do Teatro do Oprimido |
---|---|
Subtítulo do livro | e a formação do Teatro do Oprimido |
Autor | Britto, Geo |
Idioma | Português |
Editora do livro | MÓRULA EDITORIAL |
É kit | Não |
Capa do livro | Mole |
Volume do livro | 1 |
Outros
Quantidade de páginas | 328 |
---|---|
Altura | 23 cm |
Largura | 16 cm |
Peso | 430 g |
Gênero do livro | Religião e espiritualidade |
Tipo de narração | Manual |
ISBN | 09786561280136 |
Descrição
De onde vieram as técnicas e métodos sistematizadas por Augusto Boal na poética do Teatro do Oprimido? Qual a relação entre o período de Boal como diretor e um dos dramaturgos do famoso grupo Teatro de Arena e a fase posterior do elaborador do Teatro do Oprimido?
Estas indagações circularam por gerações de curingas do Teatro do Oprimido e pesquisadores, e passaram a ser investigadas com maior vigor a partir do novo fôlego do teatro político brasileiro desde meados da década de 1990, período em que Geo Britto conhece Augusto Boal e passa a integrar o Centro do Teatro do Oprimido (CTO-Rio).
Este livro, escrito por um dos mais antigos e experientes curingas brasileiros, nos fornece informações sobre métodos que praticamos há décadas. Nos termos do autor, a pesquisa nos apresenta um trabalho de arqueologia para tentar entender como a estética marxista, os debates, a teoria, a prática e os momentos históricos vividos por Boal influenciaram a formação, a construção e a sistematização do Teatro do Oprimido.
Se trata de um trabalho investigativo: o autor analisa de forma dialética as providências formativas de Boal em conexão com o mundo convulso em que viveu, do pós II Guerra Mundial, da Guerra Fria, do rescaldo stalinista de parte da esquerda brasileira, da ascensão do movimento negro e da luta por direitos civis, dos ciclos de ditadura que levou Boal ao exílio, das reconexões dos elos entre classes com a redemocratização.
Geo Britto foi buscar na história e na teoria elementos centrais para a pesquisa sobre a prática do teatro como arma de luta, formação e diversão, hoje tão necessária em momento em que a mercantilização ameaça empacotar também o Teatro do Oprimido na vitrine dos recursos de autoajuda, das técnicas para melhorar as relações entre patrões e empregados, ou como método lúdico para interação entre palco e plateia.
Com rigor marxista, Geo comprova nesta obra que o Teatro do Oprimido descende de outra tradição, aqui de forma pioneira delineada: a da luta anticapitalista e da tradição dialética da práxis.
A contribuição para a história do teatro brasileiro e latino-americano é imensurável: muitos elos são explicitados, com quem e como Boal aprendeu e em que contexto. Certamente, as consequências destas informações serão exploradas pelos coletivos e redes de artistas militantes que desejam se organizar para a luta social, por meio do teatro, e para os grupos de pesquisa que desejam entender o lugar de Augusto Boal no teatro brasileiro, latino-americano e mundial.
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