
Bandoleiros de Taubaté, de Guarapiran Rogerio. Editora LetraSelvagem, capa mole em português
O que você precisa saber sobre este produto
- Capa do livro: Mole
- Manual.
- Número de páginas: 120.
- ISBN: 09786589841197.
Características do produto
Características principais
Título do livro | Bandoleiros de Taubaté |
---|---|
Autor | Guarapiran Rogerio |
Idioma | Português |
Editora do livro | LetraSelvagem |
Capa do livro | Mole |
Outros
Quantidade de páginas | 120 |
---|---|
Tipo de narração | Manual |
ISBN | 09786589841197 |
Descrição
"Bandoleiros de Taubaté" é a Segunda Parte do drama histórico experimental que se iniciou com "O Peregrino". Trata do caminho para as Minas Gerais do século XIX ao início do século XX, caminho do ouro e da escravidão, de reconstituição quase impossível, tantas que foram as camadas de silêncio e desinformação que a classe dominante, composta por gerações e gerações de seus descendentes, colocou sobre o passado encharcado de suor e sangue dos povos submetidos à mais abjeta exploração. (Leia o texto das orelhas).
Inclusão histórica
Tive a oportunidade de conhecer, ler e o privilégio de dirigir a primeira leitura do texto "Bandoleiros de Taubaté", escrito magistralmente por Rogerio Guarapiran, grande batalhador da dramaturgia brasileira.
O texto recupera na história do país do século XIX um capítulo importante da libertação dos escravos no Brasil. O autor nos presenteia com personagens ricos, potentes e com conflitos definidos, contribuindo de forma primorosa para a investigação e criação de cada ator/atriz na cena.
O texto propõe uma narrativa que, ao mesmo tempo, satiriza e critica nosso bandidismo social, utilizando-se de uma linguagem épica e permitindo soluções cênicas ousadas para possíveis leituras cênicas. Além disso, a dramaturgia permite um olhar minucioso das cenas que se sucedem entre as linguagens da narrativa e do drama. Os relatos históricos que compõem a obra possibilitam essa multiplicidade de encenações.
"Bandoleiros de Taubaté" nos traz homens e mulheres escravizados, imigrantes pobres do final do século XIX e início do século XX, personificados, não no padrão clássico da dramaturgia, mas repletos de conteúdos que os impulsionam na direção de uma inclusão histórica não oficial, como verdadeiros sujeitos protagonistas da real história da escravidão no país.
A obra merece um olhar cuidadoso de encenadores e produtores culturais, no sentido de transformá-la em um espetáculo vigoroso, que possa cumprir com a grandiosidade dramatúrgica contida no texto, presenteando e agregando valores imprescindíveis ao conhecimento e engrandecimento de nossa cultura.
(CLAUDIO MENDEL - Diretor da Cia Teatro da Cidade e do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas, em São José dos Campos-SP)
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