Saiba como escolher uma boa impressora com esse Guia Prático!

Conheça os aspectos como tipo de impressora, funções, resolução e compatibilidade que uma boa impressora deve ter, para proporcionar praticidade e segurança a quem necessita imprimir documentos com qualidade e eficiência.

rich-text-image

mulher escaneando documento

As impressoras são aparelhos muito importantes para o dia a dia de pessoas e empresas, por permitirem transformar um arquivo digital em físico. Com o avanço da tecnologia e a popularização desses dispositivos, elas foram chegando cada vez mais em residências e comércios.

Mas toda essa popularização das impressoras pode dificultar as pesquisas na hora de comprar uma. A grande variedade de modelos, por mais que seja positiva, muitas vezes pode confundir quem tem interesse neste tipo de dispositivo.

Pensando em você que está atrás de uma nova

impressora

para sua casa ou comércio, preparamos esse conteúdo informativo com dicas de como escolher uma impressora de qualidade e também listamos modelos que podem suprir suas necessidades.

Confira!

Quais são alguns fatores a serem considerados na escolha de uma boa impressora ou multifuncional?

Antes de escolher o próximo modelo de

impressora

, é importante considerar alguns fatores que podem fazer toda a diferença para seu uso diário. Listamos 8 deles abaixo e explicamos a importância de cada um.

  1. Tipo de Impressora

  • Impressora jato de tinta:

    são as impressoras recomendadas para uso doméstico, pequenos escritórios ou negócios. Elas utilizam cartuchos de tinta líquida para realizar a impressão dos textos e das imagens nas folhas. Normalmente possuem um baixo custo de compra e apresentam uma boa qualidade de impressão.

  • Impressora laser:

    os modelos equipados com a tecnologia a laser utilizam de toners de pó para imprimir. Elas são muito utilizadas em locais onde a demanda de documentos impressos é alta, por possuírem uma boa velocidade e qualidade de impressão, além de alguns modelos permitirem a recarga do pigmento.

  • Impressoras fotográficas

    : esses modelos são focados para o nicho de pessoas que trabalha ou tem a fotografia como hobbie. Normalmente contam com tintas e papéis especiais para que a fidelidade de cores seja maior.

  • Impressora matriz de ponto:

    são modelos mais antigos, que usam uma estrutura composta por agulhas e fitas de tinta para passar as letras e imagens para as folhas de papel. Elas têm uma vida útil longa e um custo de manutenção relativamente baixo.

  1. Funções adicionais

  • Multifuncional: é uma função presente na maioria das impressoras modernas e significa que o modelo pode executar mais de uma tarefa como imprimir, copiar, digitalizar e algumas até podem enviar fax.

  • Conectividade: um ponto muito importante para levar em consideração na hora de comprar uma impressora atualmente, já que definirá com quais dispositivos o modelo será capaz de se conectar. Algumas das conexões mais comuns são o Wi-Fi, Bluetooth, entrada Ethernet, NFC, entre outros.

  1. Custo operacional

  • Custo por página: é uma expressão utilizada para calcular o valor investido para imprimir cada página que sai da impressora. Ele varia muito conforme a fabricante e modelo, o ideal é sempre procurar por opções que apresentem um custo baixo.

  • Impressoras com tanque de tinta: são modelos que possuem um baixo custo por página graças aos seus reservatórios. A tinta das impressoras normalmente tem um custo mais baixo e duram mais quando comparadas a modelos tradicionais.

rich-text-image

impressora preta com tanque de tinta

  1. Tamanho e design

O tamanho de uma impressora influencia diretamente no espaço físico que ela ocupará na sua casa ou empresa, por isso é importante escolher um modelo compatível com o local selecionado. O design é uma característica mais pessoal, já que cada pessoa tem um gosto diferente, mas optar por um modelo mais elegante pode agregar um valor maior ao seu escritório.

  1. Resolução e qualidade de impressão

A resolução e qualidade são fatores importantes a se levar em consideração na hora de escolher sua impressora. Elas vão definir a nitidez e o nível de detalhes, tanto dos textos quanto das imagens. Por isso, escolher um modelo com alta resolução, por exemplo, para impressões de textos, de 150 a 300 DPI podem ser suficientes, já para impressões de imagens com maior nitidez, de 600 ou mais DPI. Quanto maior for o DPI, maior será a qualidade de impressão. 

  1. Velocidade de impressão

A velocidade é um fator determinante para quem busca um volume alto de impressões. Para um uso doméstico, a velocidade pode não ser tão crucial, portanto, um modelo que entregue cerca de 6 a 12 páginas por minuto, pode ser suficiente. Já para empresas e negócios que dependem de documentos impressos, ela pode fazer toda a diferença. Por isso, verifique na descrição do produto a velocidade de impressão, existem modelos que realizam cerca de 25 a 33 páginas por minuto (ppm), sendo ideias para escritórios ou onde há uma alta demanda de impressão.

  1. Compatibilidade

É um fator determinante para saber se a impressora funcionará quando conectada ao seu celular,

tablet

ou outro dispositivo. Por isso é sempre importante conferir as opções de compatibilidade antes de comprar a impressora.

rich-text-image

impressora conectada ao celular

  1. Revisões e classificações

Não apenas para impressoras, mas antes de comprar qualquer produto é sempre uma ideia conferir as revisões e avaliações de outras pessoas. As experiências de outros compradores devem ser levadas em conta para definir se o produto é de qualidade. Porém, lembre-se que a experiência é subjetiva, avalie as opiniões e tire suas próprias conclusões com base em todas as suas pesquisas.

As 5 melhores impressoras

Com tantas opções disponíveis e com tantos critérios importantes para serem considerados, pode ser difícil escolher a melhor impressora. Mas não se preocupe, pois listamos abaixo cinco modelos de qualidade para você analisar!

Focamos em selecionar impressoras de diferentes marcas, com tecnologias modernas e que atendam a diferentes necessidades.

Confira!

Epson EcoTank ET-4750

  • A impressora

    Epson EcoTank ET-4750

    é um modelo multifuncional, ou seja, conta com mais funções além da impressão. Nesse caso ela também pode copiar, digitalizar documentos e enviar fax.

  • Tem uma resolução de impressão de 4800 x 1200 DPI, o que resulta em imagens bem definidas e cheias de cor.

  • A bandeja de entrada para folhas conta com uma capacidade de 250 folhas A4, e a bandeja de saída (onde as folhas impressas ficam) comporta 30 folhas.

  • A EcoTank ET-4750 conta com uma velocidade de impressão de cerca de 15 folhas em preto e branco por minuto. Para as folhas coloridas, a velocidade é de 8 páginas por minuto.

HP LaserJet Pro MFP M281fdw

  • A

    HP LaserJet Pro MFP M281fdw

    é uma opção para quem está atrás de um modelo com tecnologia a laser e que seja multifuncional. Ela entrega as funções de impressão, digitalização, cópia, fax e até e-mail.

  • Tem uma velocidade de impressão que se destaca, pois consegue imprimir 21 páginas por minuto tanto em preto e branco, quanto coloridas.

  • Não apresenta problemas de conectividade, já que tem suporte para Wi-Fi, cabo de Ethernet e Cloud Print.

  • A bandeja de entrada armazena um total de 250 folhas, enquanto a bandeja de saída comporta 50.

Canon PIXMA TS9120

  • A

    Canon PIXMA TS9120

    vem com uma tela touch de 5 polegadas, que facilita a navegação das funções e configurações da impressora.

  • A PIXMA TS9120 também conta com uma velocidade de impressão de até 15 páginas por minuto em preto e branco e 10 páginas coloridas.

  • É uma impressora fotográfica, mas que também conta com as funções de cópia e digitalização para textos e imagens.

  • Imprime os arquivos com uma resolução de 4800 x 1200 DPI, resultando em imagens com cores ricas em detalhes.

Brother HL-L2395DW

  • A Brother HL-L2395DW é uma impressora multifuncional capaz de imprimir, copiar e digitalizar documentos de texto e fotos em alta qualidade.

  • Por ser monocromática, ela consegue imprimir apenas imagens em preto e branco. Porém, isso resulta em uma velocidade de 36 páginas por minuto, um número impressionante.

  • Conta com as opções Wi-Fi, Ethernet e Cloud Print para conectividade com outros dispositivos.

  • Pode armazenar até 250 folhas A4 em sua bandeja de entrada.

Canon imagePROGRAF PRO-1000

  • A impressora

    Canon imagePROGRAF PRO-1000

    é focada em fotografias e impressões em tamanhos não convencionais, podendo imprimir imagens grandes mantendo uma alta qualidade.

  • Suporta diferentes tipos de papel, como papel fosco, fotográfico, de algodão, entre muitos outros.

  • Pode ser conectada a celulares e tablets através de Wi-Fi, Ethernet e Cloud Print, o que facilita e agiliza o envio de arquivos.

  • Ela conta com 12 cartuchos individuais de tinta, o que aumenta a resolução e qualidade das imagens.

Conclusão

Escolher uma impressora de qualidade que supra suas necessidades pode fazer uma grande diferença, tanto para o seu dia a dia quanto a longo prazo. Neste texto citamos alguns critérios que você pode usar na hora da sua pesquisa para encontrar modelos que entreguem boas funções.

Conhecer os

tipos de impressoras

existentes no mercado é mais do que importante para selecionar a que você deseja. Sinta-se à vontade para fazer isso em nossa postagem.

O mais importante é adquirir um modelo que irá imprimir seus documentos e fotos da maneira que você deseja e que tenha uma qualidade de construção confiável. E o melhor lugar para encontrar esses modelos com certeza é no Mercado Livre!