Conheça os diferentes tipos de impressora disponíveis em 2024

Veja quais fatores considerar antes de escolher o melhor modelo de impressora.

rich-text-image

Casal conversa enquanto utiliza uma impressora.

Ter uma

impressora

em casa ou no escritório é uma alternativa para agilizar o trabalho e dar mais comodidade ao dia-a-dia, principalmente para quem utiliza papel, seja na rotina escolar ou profissional. As vantagens de ter esse equipamento vão além de simplesmente imprimir documentos, já que algumas impressoras trazem ainda funções adicionais, como copiadora e scanner. O melhor é que oferecem tudo isso em tamanhos compactos e preços mais acessíveis.

Entre tantas opções, fica difícil escolher a melhor impressora. Para lhe ajudar nessa busca, este guia de compras traz tudo o que é preciso levar em conta, antes de comprar a impressora ideal de papéis, como A4 e Carta - porque há especificações diferentes para modelos profissionais, como por exemplo os que utilizam papéis de alta gramatura, realizam

plotagens

ou as chamadas

impressoras 3D

.

Como são classificadas as impressoras?

As impressoras são definidas principalmente pela forma como a cor é marcada no papel. Os três tipos mais comuns de impressoras disponíveis no mercado são a

impressora jato de tinta

, a impressora laser e a impressora jato de cera.

Impressora jato de tinta

Na

impressora jato de tinta

, o papel é borrifado por tinta que sai de uma série de bicos finos que formam as imagens. A coloração líquida vem de cartuchos ou tanques abastecidos com

tinta de impressora

. É mais comum em modelos de entrada e dedicados a revelar fotos.

Impressora a Laser

O papel é marcado pela tinta sólida do

toner de impressora

, um cilindro de pó de carbono e polímero, que é atingido pelo laser, no caso da

impressora a laser

. É o método predominante dos modelos de médio porte. Atualmente existem dois tipos, preto-e-branco e colorida.

Impressora LED

A

Impressora LED

  tem mecanismos similares aos da impressora laser, mas usa em seu lugar uma lâmpada de LED, que gasta menos energia. Além do papel, também é usada para imprimir materiais mais duros, como o policarbonato.

rich-text-image

Detalhe de uma impressora LED vista mais de perto.

Impressora Jato de Cera

Na

impressora jato de cera

, o papel é marcado por pequenas gotas de

cera de impressora

derretida de um cartucho. Inicialmente aplicado nas

impressoras de etiquetas

, este recurso chegou a dispositivos de médio e alto volume de impressão por seus bons resultados.

Impressora de Sublimação

Na

Impressora de sublimação

, a

tinta sublimática

é aquecida rapidamente até se tornar um gás, que marca a superfície; é o método para a impressão de camisetas e presentes, mas também pode ser usada para imagens de alta precisão com papel especial.

Qual a diferença entre uma impressora e uma multifuncional?

Enquanto uma

impressora

é feita apenas para imprimir, uma multifuncional é preparada para outras tarefas, como xerocar e escanear documentos. Alguns modelos, no entanto, têm outros recursos, como receber e passar faxes (envios de documentos por telefone, muito comuns nas décadas de 1990 e 2000).

Os tipos de impressoras multifuncionais são iguais aos modelos das impressoras comuns mais usadas, de jato de tinta ou a laser. É uma alternativa para quem ainda faz muitas cópias ou precisa digitalizar papel, mas não quer depender das copiadoras profissionais. 

O que é melhor: impressora a laser ou tanque de tinta?

Para escolher a melhor

impressora

, o preço do aparelho é só o primeiro aspecto. O melhor custo-benefício dependerá do uso dado a ela, principalmente. Chegou a hora de avaliar alguns dos pontos a serem considerados:

Carga de pigmento

Seja tinta,

toner

ou cera, o pigmento é parte importante no custo de uma impressora, além disso, tem forte influência no desgaste das partes móveis e é um dos principais aspectos que definem o seu uso. Veja as principais opções:

- Cartucho de tinta: os

cartuchos de tinta

estão presentes nos modelos mais baratos e são dispositivos que ficam carregados com tintas nas cores básicas para a formação das outras. Só é possível comprá-lo inteiro, seja original ou recarregado.

- Tanque de Tinta: o

tanque de tinta

é usado nas linhas de impressoras jato de tinta de maior porte. São reservatórios que recebem a tinta de impressora vendida em tubos por fabricantes originais ou genéricos, em vez de cartuchos.

- Toner: o

toner

é a tinta em pó utilizado nas impressoras a laser ou LED. Pode ser encontrado em preto e branco ou cores, nas versões original, recarregado ou reacondicionado.

- Ribbons de Cera: os

ribbons de cera

são películas plásticas que possuem cera na composição e que servem para impressões de etiquetas adesivas e dados, por exemplo. 

Volume de Impressão

A maioria dos fabricantes mede a capacidade de uma impressora pelo número de páginas por mês. O volume é calculado de acordo com a durabilidade das partes móveis que fazem a impressão. Esta é a classificação do site especializado em tecnologia Cnet, que avalia os aparelhos desde 2012:

- Caseiras: 100-500 páginas mensais

- Mpme: 500-2.000 páginas mensais

- Empresariais: 2.000-5.000 páginas mensais

Velocidade de Impressão

Uma impressora rápida pode otimizar o tempo de trabalho daquelas empresas ou pessoas que trabalham muito com papel. Isso também pode depender dos modos de impressão. Para saber qual é a ideal, basta ver a proporção definida de páginas por minuto.

rich-text-image

Uma mulher observa um papel após utilizar a impressora.

Custo de Impressão

É a relação entre os valores do papel, da coloração, do dispositivo e de sua manutenção para uma impressão, normalmente medida em moeda (no caso do Brasil, reais) por folha.

Frequência de Uso

O tempo em que a impressora fica parada e o que ela imprime podem determinar a escolha de um método ou outro. Por exemplo, a tinta pode desgastar as partes móveis se ela for pouco usada e prejudicar o resultado das impressões, saindo borradas.

Cor de Impressão

O custo e a velocidade variam se a impressão é preto-e-branco ou colorida e o seu uso na vida pessoal ou profissional. Vale principalmente para os modelos de impressoras a laser, LED ou cera, cujos modelos compatíveis com cores e seus refis são mais caros.

Qualidade da Impressão

Imagens e gráficos demandam resoluções mais altas, de modo que as impressoras conseguem dar os detalhes. Essa capacidade é medida por pontos por milhão (dpi, na sigla em inglês) ou pixels, assim como as fotos ou vídeos de um smartphone.

Armazenamento de Folhas

O tamanho do reservatório é tão importante quanto a velocidade de impressão para as empresas, pois define em quanto tempo será necessário encher de folhas. Outro ponto importante para otimização é a função de imprimir sozinha em frente e verso.

Conectividade

A ligação com o dispositivo de onde sai o arquivo a imprimir vai determinar a rapidez e a segurança de como a impressora trabalha, principalmente para as empresas. Veja alguns dos exemplos:

-

Cabo Ethernet

: mais tradicional, forma uma rede com um computador ou o servidor de uma empresa. Está sujeito à proteção dos sistemas locais.

-

Entrada USB

: pode funcionar como conexão a um computador, a um HD externo ou a um pen drive. Tem maior capacidade que o Ethernet.

- Cartão de memória: opção escolhida principalmente por fotógrafos, a carga do conteúdo a imprimir é feita com um slot ou uma entrada

USB

dedicada.

- WiFi: conecta-se à rede como qualquer dispositivo eletrônico e aparece como um recurso. Em empresas, pode ser necessário aplicar regras de segurança.

- Bluetooth: é emparelhada com os dispositivos eletrônicos, permitindo a transferência dos arquivos para a impressão, em modo parecido ao WiFi.

- Aplicativos: alguns fabricantes disponibilizam programas específicos para enviar os arquivos para a impressora, prometendo mais celeridade e proteção.

- Nuvem: alguns mecanismos de armazenamento, principalmente os corporativos, permitem conexão direta com administração em ambiente virtual.

Se ainda é preciso imprimir, há uma impressora preparada para cada propósito. Agora é a hora de fazer a avaliação e escolher a que mais se encaixa no seu orçamento e no seu estilo de trabalho e vida, para ter mais praticidade na sua rotina.