Como limpar colecionáveis, sejam eles action figures ou estatuetas

Saiba como limpar corretamente e conservar seus colecionáveis e action figures em bom estado e preservá-los por muito mais tempo.

Para muitos colecionadores, a limpeza de seus action figures é uma parte importantíssima que pode garantir a longevidade e até a preservação das características originais ao longo do tempo. 

Por representarem personagens queridos, é importante saber como limpar e cuidar adequadamente essas coleções, fora que esse ato acaba sendo um tipo de atividade mais prazerosa para os colecionadores

rich-text-image

como limpar e conservar seus colecionáveis e action figures

Como limpar suas coleções de action figures?

Para que você limpe suas coleções, uma série de cuidados são necessários para garantir que esses itens não sejam danificados. 

Reúna seus materiais: Comece reunindo os materiais necessários, como um

pano macio

e limpo, cotonetes, um pincel de cerdas suaves, água morna e, se necessário, sabão neutro. Certifique-se de que todos os materiais estejam limpos e livres de poeira antes de começar.

  • Remova o pó superficial: Use o pincel de cerdas suaves para remover o acúmulo de poeira e sujeira da superfície das action figures. Comece com movimentos suaves e leves, evitando aplicar muita pressão, para evitar que as partes articuladas se danifiquem.

  • Limpe áreas difíceis de alcançar: Para áreas menores ou de difícil acesso, como articulações e fendas, use cotonetes levemente umedecidos com água morna. Não deixe os cotonetes muito molhados para evitar que a água escorra para partes internas da figura.

  • Manchas persistentes: Se houver manchas ou sujeira mais resistente, você pode usar um cotonete com uma pequena quantidade de sabão neutro diluído em água. Novamente, certifique-se de não saturar a figura com água.

  • Secagem: Após a limpeza, deixe as action figures secarem naturalmente em temperatura ambiente. Evite expô-las diretamente à luz solar intensa ou ao calor excessivo, pois isso pode causar danos aos materiais plásticos ou tintas.

  • Reposicione e articule: Após a limpeza e secagem, reposicione cuidadosamente as partes articuladas das action figures em suas posições originais. Certifique-se de não forçar as articulações para evitar danos.

  • Exibição e armazenamento: Depois de limpar suas action figures, coloque-as em um local de exibição ou armazenamento seguro, longe da luz direta do sol e da umidade. Use prateleiras ou caixas protetoras adequadas para preservar sua coleção.

Contudo, não existe uma regra fixa sobre a frequência de limpeza: ela depende exclusivamente do ambiente em que suas action figures estejam armazenadas ou expostas. 

Em lugares que recebem uma maior frequência de poeira ou sujeira, talvez uma limpeza mais regular seja o ideal. Será o cuidado que você tem com esses objetos que os manterá em excelente estado por anos.

Como organizar sua coleção de action figures?

Para você conseguir exibir sua coleção, é necessária a organização de maneira eficaz, até mesmo para manter a total integridade desses itens.

Não existe uma regra fixa sobre organização, porém, você pode organizá-las de acordo com o tema ou franquia, por exemplo. Nesse caso, todas as action figures de Star Wars, por exemplo, estarão juntas.

Também é possível organizar por tamanho, principalmente se sua coleção for bastante diversificada. Algumas action figures possuem escalas diferentes e pode ser útil separá-las por tamanho.

Outra possibilidade é a organização por ordem alfabética, seja por personagens ou franquias: você pode determinar como irá organizá-las. Essa prática pode ser bastante útil para colecionadores que têm inúmeros itens e precisam encontrá-los com certa rapidez.

Se você deseja criar exibições temáticas ou recriar cenas de filmes ou quadrinhos, pode organizar suas action figures com base nas cenas em que aparecem. Isso pode envolver a criação de dioramas ou estantes dedicadas a determinados momentos ou ambientes.

Caso suas action figures representam equipes de super-heróis, grupos de personagens ou facções, organizá-las juntas pode ser uma escolha lógica. Isso permite criar exibições coesas que destacam as dinâmicas de grupo.

A escolha das prateleiras ou expositores devem ser feitas com certa cautela e se valendo do tamanho dos itens. Você pode escolher prateleiras de vidro ou acrílico, que protegem contra

poeira e danos físicos

. Expositores de parede tendem a economizar mais espaço, além de ser uma opção elegante para os espaços.

Se você possui uma coleção vasta, talvez a catalogação digital possa ser também uma saída, o que pode facilitar o acompanhamento automatizado dos itens que você já possui e como eles estão organizados.

Seja qual forma você decidir de organização, lembre-se que mesmo guardadas esses itens devem passar também por manutenções e

limpezas regulares

.

rich-text-image

Boneco Action Figure Mcfarlane 12 Batman

Estante para colecionador com ou sem porta: qual escolher?

Outra grande dúvida para colecionadores é sobre a escolha das

estantes

. Tanto as estantes que têm portas, quanto as que não têm, apresentam determinadas características que você deverá considerar, de acordo com sua necessidade de armazenamento e exposição.

Estantes sem portas

Esse tipo de

móvel

oferece um acesso mais fácil às action figures e outros itens, além de proporcionar uma visão aberta da coleção, o que pode ser especialmente gratificante para muitos fãs.

Elas são ideais para colecionadores que querem

exibir seu acervo

de maneira mais acessível e poder apreciar sua coleção visualmente sempre e quando quiser. Com a entrada de luz direta, você poderá observar que os detalhes das action figures serão realçados de maneira natural.

Antes de você comprar esse tipo de

móvel

, é necessário saber que essas estantes não oferecem proteção contra poeira, sujeira e até mesmo contra luz solar direta. Muito menos contra o toque não autorizado – o que pode ser catastrófico para vários colecionadores.

Se onde você vive é um ambiente mais propenso à poeira ou recebe muita luz solar direta, talvez seja necessário que você empenhe um esforço extra na

limpeza e manutenção

da sua coleção.

Estante com portas

Esse tipo de móvel pode proteger suas action figures contra poeira, sujeira e, dependendo, até mesmo contra a luz solar direta. Você pode escolher uma estante com portas se quiser que seus itens sejam preservados por mais tempo, até mesmo para minimizar a limpeza constante.

Talvez a vantagem desse tipo de móvel é que ele mantém seus itens longe do alcance de crianças, animais de estimação e até mesmo de adultos que podem tocar as action figures sem autorização. Também existe a questão da segurança que esse tipo de móvel oferece contra possíveis danos acidentais.

Se você quiser interagir com sua coleção, no entanto, será necessário que você abra a porta sempre. Isso pode ser menos conveniente, quando comparado com as estantes abertas e sem portas.

Para evitar isso, você pode escolher estantes claras e com portas em acrílico ou vidro. Ela também deve se adequar ao seu ambiente, para não destoar a questão estética. Existem várias opções de estilos, que vão desde o minimalista e contemporâneo até o rústico e vintage, permitindo que você escolha uma estante que complemente a decoração existente em sua casa ou espaço de coleção. 

Além disso, é importante considerar a capacidade de expansão da estante, caso sua coleção de action figures continue a crescer ao longo do tempo.

Como limpar bonecos de plástico?

Para que seus bonecos de plástico não sejam danificados durante o processo de limpeza, alguns cuidados são necessários. Você pode começar reunindo todos os materiais necessários, como um pano macio e limpo,

cotonetes

, água morna e sabão neutro.

Você pode usar o pano limpo para remover o acúmulo de poeira superficial dos bonecos de plástico. Faça com delicadeza os movimentos para evitar arranhões. Em áreas de mais difícil acesso ou alcance, como articulações e outros detalhes, você pode usar cotonetes umedecidos com água morna. Não os encharque para que a água não escorra para as partes internas do

boneco

.

Se houver manchas ou sujeira mais difíceis de remover, você pode utilizar cotonetes com uma pequena quantidade de sabão neutro diluído em água. Após a limpeza, enxágue bem o boneco de plástico com água limpa para remover qualquer resíduo de sabão. 

Deixe-o secar naturalmente em temperatura ambiente. Evite secá-lo ao sol direto, pois isso pode causar descoloração ou deformação do plástico.

Após a limpeza e secagem, coloque todas as partes do boneco de plástico em suas posições originais e teste as articulações para garantir que elas ainda funcionem corretamente. Tenha cuidado ao posicionar as peças para evitar danos.

rich-text-image

Shiryu de Dragão (revival) Saint Seiya

Como limpar bonecos antigos?

Bonecos mais antigos requerem o dobro dos cuidados, já que na maioria dos casos, esses itens costumam ser mais frágeis que os atuais.

Antes de começar a limpeza, examine cuidadosamente o estado geral do boneco antigo. Observe qualquer desgaste, rachaduras, quebras ou danos nas articulações, pintura ou acessórios. É importante ter conhecimento do estado atual para evitar qualquer manipulação que possa causar danos adicionais.

Comece removendo suavemente a poeira e a sujeira da superfície do boneco antigo usando um pano de microfibra macio. Realize movimentos leves para evitar arranhões.

Para áreas pequenas ou delicadas, como detalhes em pintura ou acessórios, utilize cotonetes levemente umedecidos com água destilada. Não sature o cotonete com água, pois o excesso pode danificar o boneco.

Após a limpeza, deixe o boneco antigo secar naturalmente em temperatura ambiente. Evite usar calor excessivo, como secadores de cabelo, pois isso pode deformar ou danificar os materiais.

Ao manusear bonecos antigos, evite aplicar pressão excessiva nas articulações ou partes frágeis. Segure o boneco com firmeza, mas com cuidado, para evitar quebras ou danos.

Se o boneco antigo for extremamente valioso ou estiver em mau estado, considere a possibilidade de consultar um conservador profissional ou especialista em restauro antes de realizar qualquer limpeza ou manutenção por conta própria.

Conclusão

Para entusiastas do colecionismo, a parte de limpeza é uma tarefa essencial, que pode garantir a durabilidade do seu

action figure

por anos, além de manter a beleza e o valor dessas peças de coleção.

Como você pode ler, a questão da limpeza envolve diversas situações que você deve estudar previamente para conseguir adaptar essa rotina às demandas dos action figures. Seja para manter a beleza desses itens ou a estética das estatuetas decorativas, a limpeza regular e o cuidado são as chaves para garantir que eles permaneçam por anos em sua coleção.

Preparado para dar uma nova vida à sua coleção? Encontre os melhores produtos de limpeza aqui no Mercado Livre e mantenha suas action figures impecáveis!