Guia completo: entenda como usar bota Chelsea

Com dias movidos e intensos, em que muitas vezes precisamos economizar tempo e dedicar nossa atenção para atividades específicas, a praticidade é uma característica cada vez mais buscada, inclusive, para os calçados que usamos no dia-a-dia. Claro que, com a facilidade no uso, não se pode dispensar a busca por estilo. Nesse ponto, a bota Chelsea feminina é uma grande aliada e uma escolha certeira para compor seu look.

rich-text-image

Mulher pensativa

Com visual conhecido presente há anos na sociedade, a

bota Chelsea

apresenta diferenças específicas entre modelos e fabricantes, seja em seu design final, material de fabricação ou cor. Assim, é possível ter dúvidas em relação ao uso da bota, como combinar e quais são as melhores ocasiões ou momentos para usar o calçado. Mas não se preocupe, na sequência você confere tudo sobre como usar bota Chelsea.

O que é uma bota Chelsea?

A

bota Chelsea

é um calçado cômodo que pode ser facilmente usado e adaptado aos pés, já que não possui cadarços e conta com borracha elástica que proporciona adaptação para cada pessoa. Este modelo surgiu na metade final do século XIX, na Inglaterra, e sua história está ligada à realeza desse momento no país e aos avanços da tecnologia para a época. 

A então rainha da Inglaterra, Victoria I, pede ao sapateiro real, J. Sparkes Hall, que construa um calçado de montaria sem cadarços que se enrosquem ao estribo ou a outras partes da sela. Com a invenção da borracha vulcanizada por Charles Goodyear, o sapateiro cria a

bota Chelsea feminina

, leve e adaptável ao pé, que pode ser colocada e retirada facilmente. 

Como escolher uma bota Chelsea?

Há diversos modelos presentes no mercado para um mesmo tipo de calçado que é a bota Chelsea. Como características principais, encontramos elástico nas laterais, responsável pela adesão do calçado ao pé de quem usa. Além disso, outra característica é que o modelo é uma

bota cano de curto

originalmente, o que o torna ainda mais prático para dias movidos da semana.

Porém, antes de escolher o modelo ideal, você precisa saber que há modelos com solado alto e sem

salto

, como nos calçados ao estilo coturno. Além disso, é possível encontrar modelos com visual casual ou formal, em botas que apresentam apenas uma cor ou possuem detalhes visuais e cores distintas entre solado, elástico lateral e material de revestimento. 

Então, como escolher o modelo ideal? Te respondemos abaixo:

  • Para uso diário: se você busca um calçado para uso contínuo e em dias que se caminha muito, as botas Chelsea com salto e sola baixos podem ser uma opção, com modelos leves e discretos, com cano baixo. A bota pode ser usada tanto em dias quentes como em dias frios. 

  • Para ocasiões especiais: a busca deve ser por modelos elegantes que podem possuir cano e sola mais alta. Para dar ainda maior destaque ao calçado, pode-se optar por um modelo de

    bota tratorada

    com o design e funcionalidade da Chelsea.

Top 5 botas Chelsea

Se pensarmos em modelos específicos, encontramos centenas de botas diferentes. A decisão final deverá considerar o uso destinado ao calçado e seu próprio gosto pessoal para material, cores e design. Porém, uma ajuda cai bem e separamos os 5 melhores tipos de bota Chelsea para você comprar. 

Vale lembrar que os produtos selecionados estão divididos pelo tipo de calçado e o uso do mesmo, mas não em modelos ou marcas específicas, para que você possa escolher o calçado que mais se encaixa em suas necessidades e orçamento. Na sequência, você confere o top 5 de botas Chelsea.

Bota Chelsea em camurça

A

bota Chelsea em camurça

é uma das botas mais populares para uso diário. A bota tem visual discreto e, se for feita em cores neutras como marrom ou preto, é um calçado versátil que pode ser utilizado para a ida ao supermercado ou mesmo para festas e eventos especiais, como jantares importantes. Pode ser combinada com calças jeans, de sarja, com design skinny ou com boca larga.

Também combina com camisetas, camisas, casacos de inverno e roupas de primavera e verão. Pode ser combinada com saias e

vestidos

, independente da estação do ano, dando estilo ao look e proporcionando o conforto de quem a usa. 

Bota Chelsea em couro legítimo

A

bota Chelsea em couro

traz elegância e resistência ao calçado, que pode ser usado em dias normais ou destinado a ocasiões especiais, inclusive sendo parte de figurinos formais, como trajes para eventos como formatura e cerimônias oficiais.

A bota em couro é impermeável e garante proteção contra temperaturas baixas e dias com vento e umidade. Assim, é um calçado ideal para diversas ocasiões em ambientes urbanos e algumas tarefas em ambientes rurais que não exigem proteção da canela ou perna. 

O couro legítimo exige cuidados como hidratação do material e armazenamento distante do contato direto com luz solar e calor constante, porém é resistente ao uso em qualquer ocasião diária. 

Bota Chelsea com cano longo

Com design que foge do padrão e clássico esperado para o modelo, a

bota Chelsea cano longo

se caracteriza por ser um calçado com maior área de proteção. Tem uso indicado para dias frios e ocasiões específicas. 

É possível encontrar modelos com

salto alto

ou baixo e a mesma plataforma, em que não há diferença de altura entre o calcanhar e a região dos dedos do pé. Assim, a variação com cano longo pode se adaptar a diferentes gostos e está disponível em diversas cores. 

O cano longo combina com diversos looks. Mesmo sendo mais recomendada para o uso em dias frios, as botas com cano longo podem combinar com shorts e outras peças curtas e podem ser usadas em dias quentes. 

Bota Chelsea salto baixo

Mais tradicionais, os modelos de

bota Chelsea salto baixo

são mais versáteis e adaptáveis. São feitos de diversos materiais, como couro, napa ou camurça, e podem ser usados em diferentes ocasiões, como no dia-a-dia, eventos especiais e encontros casuais. Os produtos com cano baixo proporcionam conforto e pisada agradável, que permite o uso da bota por mais tempo sem incômodo aos seus pés.

Além disso, combinam com diferentes looks. Podem ser associadas a calças jeans e camisetas ou a figurinos formais com calças de sarja e

camisa

. Combinadas com meia-calça e shorts ou saia, tomam destaque e dão sutileza ao figurino como calçados clássicos e discretos na medida certa. 

Bota Chelsea salto alto

Uma adaptação ao estilo tradicional, a

bota Chelsea salto alto

é mais sofisticada e costuma apresentar um visual mais elegante. Ao contrário do modelo clássico, a bota com salto alto dá destaque natural ao calçado e às silhuetas pela postura das pernas com o salto elevado. É um calçado para ocasiões especiais, sejam elas formais ou casuais. 

Os modelos são encontrados com cano longo, médio e curto, e variam entre si, com uso para estações quentes ou frias conforme produto em específico. Assim, se você busca uma bota sofisticada e moderna, a opção Chelsea com salto alto pode suprir suas necessidades com estilo e variedades possíveis entre diversos produtos e fabricantes. 

Quando se deve usar bota Chelsea?

A

bota Chelsea

pode ser usada em diversas ocasiões, sejam elas formais, casuais ou mesmo diárias, como a ida ao trabalho e faculdade ou local de estudos. Ainda assim, é notável que o uso de botas é maior no inverno e outono, já que essas estações são mais frias e exigem calçados que protegem os pés.

Além disso, outono e inverno exigem roupas grossas e proporcionam figurinos mais elaborados e com peças elegantes. Assim, as botas Chelsea combinam com essas estações, sendo de cano longo ou curto e feitas em diferentes materiais. 

Porém, também é possível usar as botas em dias quentes, podendo usar as botas Chelsea em diversas situações: 

  • Dias e noites quentes: a bota pode ser usada com vestidos, shorts, saias e calças, e combina com camisas e camisetas. Modelos com cano curto são ideais para essas ocasiões. 

  • Dias e noites frios: para o frio, todos os modelos são recomendados. Podem ser combinados com calças, casacos de couro, sobretudos e diferentes tipos de jaqueta. 

  • Uso casual: graças ao seu conforto e aspecto discreto, você pode usar as botas Chelsea no trabalho, na faculdade, em saídas descompromissadas com amigos e em eventos casuais de forma geral. 

  • Uso formal: conforme o figurino, é possível combinar as botas Chelsea com calças formais, ternos, camisas e casacos elegantes. Modelos com salto alto podem ser usados em festas, jantares especiais e ocasiões importantes. 

Como usar bota Chelsea no dia?

Durante o dia, a bota pode ser combinada com roupas de diversas cores. Se o uso da bota é casual, você pode combinar com uma

calça jeans

e uma camiseta ou camisa. Ou, ainda, com saias, shorts e vestidos para dias quentes. 

Quem decide o uso final é você de acordo com suas necessidades e a intensidade de caminhadas que serão dadas ao longo do dia. O mais aconselhado é que o calçado seja confortável, assim, modelos com cano e salto baixo são a melhor resposta. 

Como usar bota Chelsea na noite?

À noite, é possível combinar a bota com calças e vestidos longos. Modelos em preto ou marrom tem tom mais sério e são ideais para ocasiões formais e importantes. Além disso, à noite, é possível combinar as botas com

casaco

de couro, blazer e ternos, além de camisas.

Você pode optar por modelos de cano longo, médio ou curto. À noite, também é interessante combinar modelos de salto alto para jantares e saídas especiais, ou de salto baixo para momentos confortáveis em bares e festas.  

Conclusão

De origem nobre e rápida popularização, as botas Chelsea chegaram a ser símbolo dos anos 60 e foram amplamente reconhecidas nos pés dos quatro integrantes dos Beatles, mostrando a força e o estilo do modelo. Com a praticidade de uso e adaptação graças ao uso de borracha elástica vulcânica, o modelo pode ser usado em diversos momentos e torna a bota Chelsea versátil.

Você também pode descobrir como escolher as

melhores botas femininas

para todos os seus looks em nosso blog especial. 

Seja para o uso casual no dia-a-dia ou para saídas noturnas formais, diversos produtos estão disponíveis para agradar todos os gostos. Você pode encontrar o modelo ideal de

bota Chelsea

no Mercado Livre e aproveitar para dar mais conforto e estilo aos seus looks.