Guia: entenda como usar bota sem salto

Conheça tudo sobre bota sem salto, quais são os materiais usados na fabricação, quando é melhor usá-las, e com que roupas combiná-las.

rich-text-image

Bota feminina sem salto

Quando pensamos em agregar estilo e elegância ao nosso visual, alinhando essas a proteção adequada para nossos pés, temos as botas como nossas grandes aliadas. Presente na humanidade há séculos, a bota é sinônimo de comodidade e, nos dias atuais, traz versões que compõem de formas distintas nosso estilo, como modelos com canos variados e mesmo a

bota sem salto

, que permite ainda mais ergonomia para os pés.

Assim, a bota sem

salto

acaba sendo mais versátil e pode ser usada para diferentes momentos do dia-a-dia, seja no ambiente de trabalho ou mesmo em situações casuais, de saídas com amigos. Ainda, é possível encontrar modelos que se enquadram em ocasiões formais, dando um ar semelhante ao dos sapatos sociais. Para que você entenda tudo em relação a esse calçado, separamos esse guia completo sobre bota sem salto.

A bota sem salto é mais indicada para uso de dia ou de noite?

Se você se pergunta qual é o melhor momento para usar uma bota sem salto, saiba que a resposta depende do estilo que se busca e também da condição climática no momento de usar os calçados, que vai definir algumas peças de roupa que serão combinadas com o modelo sem salto. Mas, de forma geral, é possível usar a bota sem salto de dia e à noite. 

Claro, é preciso destacar que as botas sem salto costumam apresentar um pequeno desnível entre o calcanhar e a ponta dos pés, o que se reflete em um solado com essa pequena elevação. Mas, ainda assim, não é considerado um salto relevante ou marcante. Além disso, é possível encontrar modelos com sola plana, similar à de tênis, e mesmo tênis com forma de bota, como os clássicos

Converse All Star cano alto

.

Dito isso, podemos destacar alguns pontos para o uso à noite ou de dia, para que você saiba a melhor forma de usar distintos modelos de bota sem salto, que você pode conferir na sequência:

Uso diurno

  • Para usar os calçados de dia, opte por botas sem salto mais casuais e confortáveis, como a

    bota sem salto rasteira

    . Além disso, é comum encontrar sem salto para

    bota cano curto

    ou médio, pois são mais práticas para caminhar e podem ser mais recomendadas para o uso diário. 

  • Combine as botas com roupas casuais, como calças jeans ou chino, jaquetas, camisetas e camisas, além de leggings, saias e vestidos leves para mulheres.

  • Opte também por cores neutras e materiais mais simples são ideais para criar um visual descontraído.

Uso noturno:

  • Para ocasiões noturnas, as botas sem salto com detalhes mais sofisticados, como bordados ou texturas, além de elementos extras e detalhes podem ser interessantes e mais elegantes. Para essas ocasiões, o calçado por ser de cano curto ou uma

    bota cano longo

    , tudo depende do restante do seu visual.

  • Combine as botas com roupas mais elaboradas, como vestidos de festa, ou calças com material mais formal, como os modelos chino e social. 

  • Cores mais escuras ou com detalhes dão um toque de elegância ao seu visual, o que pode ser interessante para saídas e encontros noturnos. 

O que pode ser usado com bota sem salto?

De forma geral, você pode usar aquilo que mais lhe convém para criar estilo e fazer combinações com suas botas sem salto. Afinal, é um modelo bastante versátil que pode ser usado tanto como uma peça chave no look quanto algo menos chamativo, dando protagonismo para outras peças de roupa. 

Dada a adaptação com diferentes looks, pode ser comum ficar em dúvida do que usar e mesmo como encontrar aquilo que melhor se encaixa ao seu estilo pessoal. Por isso, deixamos algumas sugestões de roupas que podem ser usadas com botas sem salto:

Jeans e Calças

  • Jeans skinny: o uso do calçado com calça jeans é uma combinação clássica e casual, já que as botas sem salto podem ser usadas por cima das calças ou com a bainha dobrada para revelar um pouco do tornozelo.

  • Calças retas ou pantalonas: visual mais elegante e equilibrado, com as calças colocadas por dentro das botas ou cobrindo a parte superior do calçado.

  • Leggings e meias-calças: as botas sem salto combinam com leggings e com um visual moderno e confortável, perfeito para o uso cotidiano e atividades rotineiras. Já as meias-calças são uma ótima pedida para o inverno, realçando as botas e podendo ser combinadas com saias, shorts e vestidos.

Vestidos

e saias

  • Vestidos curtos ou longos: botas sem salto podem adicionar um toque de estilo a vestidos de diferentes comprimentos. Vestidos fluidos contrastam bem com o visual mais sólido das botas.

  • Saias: saias de todos os estilos podem ser combinadas com botas sem salto para criar uma aparência descontraída ou elegante.

Shorts e bermudas

  • Shorts jeans ou de tecido: botas sem salto com shorts formam um visual descontraído e ideal para climas mais quentes.

  • Bermudas: masculinas ou femininas, dão um ar informal e confortável para o uso em dias quentes e ocasiões diárias.

Casacos

  • Casacos longos ou jaquetas: os casacos adicionam estilo e aquecem nos meses mais frios. Podem ser combinados com diferentes estilos de botas, e feitos em couro, jeans e outros tecidos, naturais ou sintéticos. O

    casaco de couro

    é um ótimo aliado para looks charmosos com as botas sem salto.

  • Suéteres: mais aconchegantes e podem combinar com botas em um visual confortável e atraente, especial para dias e noites de frio.

Acessórios

  • Lenços e cachecóis: complementam o visual, com toque de estilo e conforto, além de aquecer em dias frios. Buscar modelos com a mesma paleta de cores das botas dá um padrão estético ao look. 

  • Bolsas: bolsas que complementam o estilo das botas e do seu conjunto geral são bons acessórios, que podem harmonizar e destacar o calçado.

  • Cinto: um cinto dá forma à sua roupa, por isso, pode ser uma bela pedida quando você usar botas com saias ou vestidos.

Qual tipo de meia para usar com bota sem salto?

A

meia

ideal é aquela que, além de estilo e aspectos visuais, proporciona conforto e protege os pés enquanto você usa a bota sem salto. Assim, o primeiro ponto que deve ser considerado é a comodidade que a meia vai te proporcionar. Por exemplo, para modelos de cano longo, é recomendável usar meias maiores para evitar o atrito entre a bota e partes da perna. 

Além disso, a escolha das meias depende do estilo da bota, da estação do ano e do visual que você quer criar. Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, deixamos algumas opções de meias que podem ser usadas com botas sem salto:

Em relação ao tamanho

  • Meias invisíveis: para um visual discreto, especialmente com botas de cano curto, as meias invisíveis ou soquetes são a escolha correta. Elas cobrem apenas a parte do pé que fica dentro da bota, mantendo os pés confortáveis sem tirar o protagonismo do calçado.

  • Meias 3/4 ou 7/8: com um comprimento médio, a meia 3/4 ou 7/8 chega próxima ao joelho, ou acima dele. Esses modelos podem ser usados com botas de cano curto ou médio para criar uma transição suave entre o calçado e a parte exposta das pernas.

  • Meias-calças: ocasiões mais formais ou frias, as meias-calças são uma boa opção. Modelos de meias-calças opacas formam um visual elegante, enquanto os transparentes dão um toque mais sofisticado.

  • Meias de cano médio ou longo: meias de cano médio ou longo criam uma aparência uniforme e mantém as pernas aquecidas.

Em relação à aparência

  • Meias Coloridas: dão um toque de diversão e personalidade ao seu visual. Meias com cores vibrantes ou estampas interessantes que contrastam com a cor das botas ou complementam o resto do conjunto são itens que tiram protagonismo do calçado ou da sobriedade do figurino.

  • Meias neutras: ideais para momentos mais formais ou casuais sérios, em que se deve optar por um look equilibrado e acessórios que não chamem muito a atenção.

Qual é o tipo de bota ideal para usar com saia?

Não existe, de fato, uma bota ideal para ser usada com saia. Você pode combinar diferentes modelos do calçado, além de variações no próprio modelo (como coturno de cano alto ou médio, por exemplo), com diferentes tipos de saia, que variam no material, comprimento e design final. 

Assim, a decisão correta depende do seu look e de sua intenção com o uso de botas e saias. Porém, é possível destacar alguns modelos e usos populares para essa combinação:

Em relação ao tamanho do cano 

  • Cano curto: também conhecidas como

    ankle boots

    , são uma escolha versátil que funciona bem com vários comprimentos de saia. Elas podem ser usadas tanto com saias curtas quanto saias longas.

  • Cano médio: a bota cano médio é uma opção elegante para combinar com saias midi e saias longas. Elas ajudam a criar uma transição suave entre a bota e a saia, criando um visual alongado e equilibrado.

  • Cano longo: para saia longa ou midi, botas de cano longo podem ser uma escolha interessante, pois adicionam um toque de sofisticação e podem ser usadas para manter as pernas aquecidas em climas mais frios.

  • Bota Over-the-Knee: são modelos que se estendem acima do joelho (a tradução do termo é, literalmente, acima do joelho). Os modelos de

    bota Over the Knee

    podem ser usados com saias curtas ou saias mais justas, para visual elegante e ousado.

Em relação ao estilo

  • Bota Cowboy: um visual mais descontraído e com um toque western, o modelo cowboy, também conhecido como

    bota texana

    , pode ser combinado com saias curtas ou rodadas, dando um estilo único e despojado ao look.

  • Bota Chelsea: a clássica

    bota Chelsea

    , com elásticos nas laterais, é uma escolha que pode ser usada com saias curtas, médias ou longas. O calçado oferece um toque refinado e é extremamente versátil, assim, pode ser usado tanto em ocasiões casuais quanto mais formais.

  • Bota de salto baixo ou sem salto: para dar um toque de elegância e altura à sua silhueta, escolha botas com salto baixo ou médio, combinadas com saias de todos os tamanhos.

Conforto e estilo com botas sem salto

Casuais e confortáveis ou formais e elegantes, as botas sem salto podem ser um item coringa em seu guarda-roupa, se adaptando a diferentes estilos e necessidades de uso. Versáteis, podem ser combinadas com calças, bermudas, saias, shorts e outras peças de roupa, sendo usadas para momentos diários, casuais e formais. Além disso, as botas sem salto variam em modelos específicos mais adequados para climas quentes ou frios.

Outro aspecto que pode interessar a você quando se trata de moda tem a ver com as

melhores marcas de botas country

atualmente. Descubra-as em nosso blog. 

Tenha em mente qual o uso pretendido para o seu calçado e escolha com segurança e paciência entre centenas de

botas sem salto

no Mercado Livre. Busque aquele que mais combina com seu gosto pessoal e traga conforto e estilo para diversas ocasiões.