Guia completo: saiba como usar óleo de rícino no cabelo

Ter um cabelo com movimento, brilho e maciez é o desejo de muita gente. Além da estética, o cabelo saudável protege nossa cabeça e pode ser entendido como sinônimo de boa alimentação, descanso e níveis hormonais regulados. Porém, mesmo com a saúde em dia, é comum nos depararmos com fios ressecados devido à ação do sol, vento e umidade. Assim, muitas pessoas recorrem a produtos naturais, como o óleo de rícino.

rich-text-image

Mulher utilizando óleo de rícino

De origem natural, o óleo de rícino é extraído da semente da planta Ricinus Communis e também é conhecido como óleo de mamona. Com aspecto âmbar-amarelo, o líquido viscoso é conhecido como laxante natural que, ultimamente, ganhou popularidade por auxiliar no crescimento de cabelos e pelos corporais (como cílios, por exemplo). Como aliado estético, o produto pode gerar algumas dúvidas, por isso separamos esse guia completo para você.

O que é o óleo de rícino?

O óleo de rícino é um composto natural extraído das sementes da mamona que, no quesito estético, ajuda no crescimento de fios de cabelo e de outros pelos de forma geral. O óleo aparece como composto em diferentes produtos de beleza e cuidado tanto de cabelos quanto da pele, com propriedades antioxidantes, antibacterianas e antimicrobianas, sendo um produto eficaz para eliminar germes e outros organismos danosos. 

Rico em ômega 6 e 9, o óleo é nutritivo e ajuda a criar uma capa de proteção quando usado de forma tópica, com a aplicação direta na pele ou no couro cabeludo. Para a pele, o óleo ajuda na hidratação e mantém níveis ideias de água nas camadas do maior órgão do nosso corpo.

O óleo também é rico em sais minerais, vitamina e ácidos importantes que ajudam a manter a saúde do cabelo e da pele, como o ácido rinoleico, encontrado exclusivamente no composto. Ele não é ingerido de forma pura e direta, mas ajuda em diversos aspectos do bom funcionamento do nosso corpo.  

Quais são os benefícios do óleo de rícino no cabelo?

O óleo de rícino na hidratação dos fios e do couro cabeludo, além de manter a região capilar limpa. Com suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o produto mantém a região superior da cabeça saudável e ajuda no combate a alergias e micoses que podem ocorrer no couro cabeludo e na raiz dos cabelos. 

O óleo também ajuda no combate à caspa, assim, permite melhor respiração e a troca equilibrada entre a pele e o meio externo. O óleo traz benefícios gerais para quem o usa e ajuda a manter cabelos mais resistentes e fortes. É possível, como comentamos, encontrar o

óleo de rícino puro

, de diferentes fabricantes e marcas de produtos naturais e fitoterápicos, ou em produtos,

como óleo de rícino em cremes

Em resumo, os benefícios do uso de óleo de rícino no cabelo são:

  • Auxiliar no crescimento de novos fios.

  • Revitaliza e hidrata fios de cabelos existentes. 

  • Limpa e hidrata o couro cabeludo e a raiz dos fios. 

  • Deixa fios mais espessos e fortes, o que auxilia contra queda e fios quebradiços.

  • Rápida penetração na pele devido à origem vegetal. Óleos minerais penetram no couro cabeludo com maior dificuldade. 

  • Reduz a caspa, normalmente ocasionada por fungos.

rich-text-image

ÓLEO DE RÍCINO NATURAL

Qual a forma certa de usar óleo de rícino no cabelo?

Depende de como você encontra e pretende usar o óleo de rícino, pois ele pode ser encontrado em shampoos, condicionadores e cremes, ou de forma pura, trazendo apenas o óleo extraído das sementes da mamona da planta Ricinus Communis. Por exemplo, se você usa um produto com o óleo em sua forma, como o

shampoo Pantene Bambu

, deve aplicar o produto como faria com outro shampoo. 

O mesmo vale para a aplicação de outros cosméticos, como os produtos do

kit óleo de rícino Maxi Hair

, que traz shampoo, condicionador, máscara e leave-in com o óleo em sua fórmula. Nesse caso, cada item traz sua forma de uso e como você pode obter os melhores resultados com o tratamento com os compostos do rícino. 

Com o óleo puro, você pode aplicar o produto nos cabelos e na raiz como um pré-

shampoo

, que será enxaguado antes de você seguir com o processo natural de lavagem do cabelo. Ainda, é possível usar o óleo de rícino em pequena quantidade como um leave-in, aplicado nos cabelos limpos e úmidos. Se preferir, você pode misturar o óleo em shampoos, condicionadores e máscaras, e usá-los de forma convencional.

5 produtos para usar 

Abaixo, separamos 5 produtos confiáveis, que apresentam resultados garantidos no tratamento com óleo de rícino. Eles variam entre cosméticos e o óleo em seu estado puro, para auxiliar você na escolha conforme sua preferência.

Óleo de rícino Salon Line

A marca é conhecida por oferecer diversos produtos para todos os tipos de cabelo. Nesse caso, o

óleo de rícino Salon Line Tô de Cacho

foi desenvolvido para cabelos cacheados com o fim de combater o frizz e controlar o volume. Não utiliza parabenos e sulfatos em sua fórmula. 

rich-text-image

ÓLEO DE RÍCINO SALON LINE

Farmax óleo de rícino

É um dos produtos mais populares quando o assunto é o óleo puro. Com boa avaliação de usuários e profissionais, o

óleo de rícino Farmax

é um produto totalmente extraído das sementes da mamona e não é testado em animais.

Linha Doctor Rícino Novex 

Os produtos da

Novex Doctor Rícino

trazem o composto ativo que auxilia na nutrição e hidratação dos fios de forma intensa. O óleo está presente em shampoos, condicionador, cremes com enxágue e de pentear.

Linha S.O.S crescimento da DaBelle

Os produtos

DaBelle S.O.S Crescimento

trazem o óleo de rícino em sua fórmula, o que ajuda os fios a crescerem fortes e hidratados. Além disso, o Óleo Mágico Rícino pode ser encontrado e traz o ativo puro, com instruções de como deve ser aplicado. 

Óleo de rícino Soul Power

De origem totalmente vegetal, o

óleo de rícino Soul Power

é destinado para quem precisa recuperar o cabelo que se encontra muito danificado. 

Quantas vezes por semana pode usar o óleo de rícino no cabelo?

Uma das características do óleo de rícino é a viscosidade. Assim, ele não deve ser utilizado em excesso, pois pode, inclusive, danificar o cabelo se aplicado de forma exagerada. 

O ideal é usar o óleo até 2 vezes por semanas se o seu cabelo é cacheado e crespo, ou usar com moderação e enxágue se você possui cabelos lisos. Nesse caso, ele deve ser usado de uma a duas vezes e deve agir por 30 minutos em média antes do enxágue. 

É bom dormir com óleo de rícino no cabelo?

Se o óleo estiver apenas nos fios, sim, é possível dormir com ele no cabelo. Porém, não se deve fazer o mesmo se o óleo está em contato com a raiz e tem como finalidade, por exemplo, combater a caspa e a oleosidade do couro cabeludo. Nesse caso, o óleo deve ser removido com água. 

O processo de dormir com óleo aplicado nas pontas e extensão do cabelo se chama umectação noturna e é aconselhado para quem busca dar vida e hidratar fios danificados, sem brilho e quebradiços. Para isso, é preciso seguir os passos do processo de umectação tradicional, porém evitar o contato com a raiz do cabelo. 

Para bons resultados, faça o seguinte: 

  • Divida o cabelo seco em mechas para a umectação uniforme. 

  • Aplique o óleo de rícino na extensão dos fios e nas pontas do cabelo. O processo deve ser feito mecha por mecha, de maneira homogênea. 

  • Coloque uma

    touca para cabelo

    e deixe o óleo agir por toda a noite. Cuidado para não aplicar o óleo próximo às raízes. 

  • Depois, é necessário lavar o cabelo na manhã seguinte, enxaguando-o com abundância. Use o shampoo e condicionador de sua preferência.

O óleo de rícino deixa o cabelo engraxado?

Como é um óleo com textura viscosa, no momento em que o produto está no cabelo, sim, os fios ficarão com aspecto gorduroso, como se estivessem com graxa. Além disso, o excesso do produto pode deixar o couro cabeludo com o mesmo aspecto e interferir na produção de óleos naturais.

Assim, o óleo de rícino deve ser usado com moderação, em pequenas quantidades, e aplicado de forma uniforme em todo o cabelo. Para o couro cabeludo, você deve aplicar gotas na ponta dos dedos e massagear toda a extensão capilar desejada. 

Conclusão

Com diversas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o óleo de rícino pode ser usado por todo o tipo de cabelo e aplicado tanto nos fios quanto no couro cabeludo. Ele ajuda a combater problemas como a caspa e a dar vida aos cabelos secos, opacos e fracos.

Se você também quer saber

como cachear o cabelo,

precisa conhecer a postagem que preparamos para você. Leia-a com atenção.

Além disso, o óleo de rícino auxilia de diversas formas no crescimento de um cabelo saudável e com movimento. Pode ser encontrado de forma pura ou

presente

como composto de cosméticos, como shampoos e cremes, que você encontra no Mercado Livre. Escolha o produto que melhor se encaixa com sua necessidade e orçamento e tenha um grande aliado na busca de um cabelo saudável e bonito.