Qual é o melhor dispositivo de armazenamento: SSD ou HD externo

A cada dia que passa, a quantidade de dados que criamos e consumidos aumenta mais e mais. Com isso, a ideia de adquirir um armazenamento externo para preservar todos os seus arquivos, se torna cada vez mais urgente. Quase sempre ficamos em dúvida entre duas opções: os

HDs externos

e os SSDs portáteis

Com diferentes graus de popularidade e acessibilidade, ambos facilitam muito o armazenamento de dados para estudantes, profissionais e apaixonados por tecnologia. Cada opção traz suas particularidades, tornando a opção por um ou por outra uma questão de estratégia.

Neste artigo, vamos mostrar que explorar as principais características de cada um e mostrar que é sim possível encontrar uma solução que não apenas atenda às suas demandas de armazenamento, mas que também se integre perfeitamente ao seu estilo de vida, otimizando tempo e recursos. Está preparado para fazer uma escolha? Então vamos lá! 

rich-text-image

melhor dispositivo de armazenamento: SSD ou HD

O que é um SSD portátil?

Um

<a id="search-term-link" href="https://lista.mercadolivre.com.br/ssd">SSD

portátil é uma unidade de armazenamento de dados compacta e leve que utiliza tecnologia de estado sólido (Solid State Drive, ou SSD) para armazenar dados. Ao contrário dos discos rígidos tradicionais (HDs) que usam discos magnéticos para ler e escrever dados, os SSDs utilizam células de memória flash, o que permite uma operação mais rápida, silenciosa e resistente a choques. 

É projetado para ser facilmente transportado, sendo uma excelente opção para transferir grandes volumes de dados entre diferentes dispositivos ou para fazer backup de arquivos importantes enquanto está em movimento.

O que é um HD externo?

Um

HD externo

é um dispositivo de armazenamento de dados que se conecta a computadores ou outros dispositivos através de portas USB ou outras conexões similares. Ele utiliza pratos magnéticos para armazenar dados, e a leitura e escrita desses dados são realizadas por um braço mecânico que se move sobre os pratos.

Sendo externo, é portátil e pode ser usado para armazenar grandes quantidades de dados, facilitar backups e transferir arquivos entre diferentes dispositivos. Geralmente, são maiores e mais lentos em comparação aos SSDs, mas oferecem uma alternativa de armazenamento mais acessível, especialmente para volumes de dados muito grandes.

Vantagens do SSD portátil e do HD externo

O SSD portátil e o

HD externo

contam, cada um, com um conjunto único de vantagens que merecem ser consideradas. Veja quais são as principais: 

Vantagens de um SSD portátil

  • Os SSDs portáteis oferecem velocidades de leitura e escrita extremamente rápidas, garantindo um desempenho ágil na transferência de dados.

  • Devido à ausência de partes móveis, os SSDs são mais resistentes a danos físicos, apresentando uma maior durabilidade.

  • Normalmente, os SSDs são mais compactos e leves, facilitando o transporte e a utilização em diferentes ambientes.

  • Os SSDs consomem menos energia, o que pode contribuir para uma maior longevidade da bateria em dispositivos portáteis.

Vantagens de um HD externo

  • Os HDs externos oferecem capacidades de armazenamento altas, permitindo guardar uma enorme quantidade de dados a um custo relativamente baixo.

  • Em termos de custo por gigabyte, os HDs externos ainda são uma opção mais acessível em comparação aos SSDs portáteis.

  • Eles têm uma excelente compatibilidade com sistemas mais antigos, sendo uma opção versátil para uma ampla variedade de usuários.

  • Sendo uma tecnologia mais antiga, os HDs externos se beneficiam de anos de desenvolvimento e aprimoramento. Por isso, eles contam com uma solução de armazenamento confiável e comprovada.

Diante das vantagens destacadas, fica claro que tanto os SSDs portáteis quanto os HDs externos se apresentam como excelentes soluções para atender às variadas demandas de armazenamento digital. Ao ponderar sobre velocidade, durabilidade, capacidade de armazenamento e outros fatores, você pode chegar à escolha que melhor atende às suas necessidades. 

Qual a diferença entre um HD externo e um SSD externo?

As diferenças entre os dois repousam sobre tecnologia, velocidade e preço. O

HD externo

utiliza pratos magnéticos giratórios e uma cabeça de leitura mecânica, o que o torna mais suscetível a danos físicos e proporciona velocidades de leitura e escrita mais lentas. Por ser uma tecnologia mais antiga, tende a ser mais acessível, oferecendo uma ótima capacidade de armazenamento por um custo mais baixo.

Contrastando, o

SSD externo

utiliza memória flash, não possuindo partes móveis, o que confere uma maior resistência a choques físicos e velocidades de transferência de dados significativamente mais rápidas. Ainda, são mais compactos e leves, facilitando o transporte. Este avanço tecnológico, no entanto, vem com um preço mais elevado, fazendo com que os SSDs externos custem mais por gigabyte em comparação com os HDs externos.

rich-text-image

ssd sandisk

O que é melhor: HD ou SSD?

O SSD tem velocidades de leitura e escrita mais rápidas, além de maior durabilidade. Por outro lado, HDs são mais acessíveis financeiramente e têm maior capacidade de armazenamento, mas são mais lentos e susceptíveis a danos físicos devido às suas partes móveis. Portanto, para desempenho e durabilidade, o SSD é a melhor escolha, enquanto que para economia e maior espaço de armazenamento, o

HD

é o vencedor.

Quais tipos de SSD e HD externo estão disponíveis?

Há vários tipos de

SSDs

e

HDs externos

disponíveis no mercado, com diferentes tamanhos e tipos de conexões. Confira os mais usados:

SSD externo

  • SATA: SSDs com conexões SATA são mais antigos e têm velocidades mais baixas em comparação com as versões mais recentes. No entanto, ainda são uma opção popular devido ao seu custo relativamente mais baixo.

  • USB: Muitos SSDs externos utilizam conexões USB, sendo as versões 3.0, 3.1 e USB-C as mais comuns. Eles oferecem boa velocidade de transferência e compatibilidade ampla.

  • Thunderbolt: Especialmente na gama alta, encontramos SSDs com conexões Thunderbolt, particularmente Thunderbolt 3 e 4, que possuem velocidades de transferência extremamente altas.

  • NVMe: Estes são SSDs que utilizam a interface NVMe sobre uma conexão PCIe para oferecer desempenho de ponta, principalmente quando usados internamente, mas também estão disponíveis em versões externas.

HD externo

  • USB: A maioria dos HDs externos usa conexões USB, com USB 3.0 e USB-C sendo as opções mais comuns devido à sua velocidade e facilidade de uso.

  • eSATA: Alguns HDs externos oferecem conexões eSATA, que podem fornecer velocidades de transferência de dados mais rápidas em comparação com as conexões USB tradicionais.

  • Rede (NAS): Além dos HDs externos convencionais, existem soluções de HD de rede, conhecidas como NAS (Network Attached Storage), que permitem o armazenamento conectado à rede, facilitando o acesso aos dados de múltiplos dispositivos através da rede local.

  • Wireless: Existem também HDs externos sem fio que permitem a transferência de dados via Wi-Fi, uma ótima opção para ambientes onde a ligação física não é ideal ou para uso com dispositivos que têm portas limitadas.

rich-text-image

hd externo

É melhor ter um HD externo ou interno?

Um HD interno, instalado dentro do seu

computador

, geralmente oferece velocidades de transferência de dados mais rápidas e pode ser uma solução mais segura, já que está menos sujeito a danos físicos acidentais em comparação com uma unidade externa. É uma opção excelente para aumentar a capacidade de armazenamento do seu computador de maneira integrada.

Por outro lado, um HD externo oferece a vantagem da portabilidade, permitindo que você leve seus arquivos consigo e os use em diferentes dispositivos com facilidade. É uma ótima solução para backups regulares, compartilhamento de arquivos grandes ou apenas para ter uma opção de armazenamento extra que pode ser usada em diferentes locais e com diferentes dispositivos.

Portanto, se você está procurando uma solução de armazenamento mais estável e integrada, um

HD interno

seria a escolha ideal. Se a portabilidade e a flexibilidade são mais importantes para você, então um HD externo seria o melhor.

É possível usar SSD e HD externo juntos?

Sim, você pode usar SSD e HD externo juntos, e muitas pessoas fazem isso para aproveitar os benefícios de ambos. Você pode usar o SSD para armazenar sistemas operacionais, aplicativos e arquivos que usa frequentemente, aproveitando assim as altas velocidades de leitura e escrita do SSD para um desempenho mais rápido. 

Simultaneamente, você pode usar o HD externo para armazenar arquivos grandes e backups, aproveitando a maior capacidade de armazenamento e o custo mais baixo por

gigabyte

dos HDs. Essa estratégia permite que você otimize seu sistema para desempenho, enquanto ainda mantém uma solução de armazenamento de custo efetivo para grandes volumes de dados.

Qual é o mais resistente: HD externo ou SSD?

O SSD é geralmente mais resistente que o HD externo. Devido à sua construção sem partes móveis, os SSDs são mais robustos e podem resistir melhor a choques e vibrações físicas. Em contraste, os HDs externos contêm discos magnéticos e cabeças de leitura que podem ser danificados com impactos significativos, tornando-os mais vulneráveis. 

Conclusão

Agora que você já conhece todas as características importantes do SSD portátil e do HD externo, a sua decisão sobre qual tipo de armazenamento escolher vai refletir com mais precisão as suas necessidades e preferências. 

Mas seja qual for a sua escolha, é possível encontrar as melhores marcas de SSD portátil e HD externo em um só lugar. Basta acessar o site do Mercado Livre ou baixar o aplicativo. Lá você vai encontrar uma variedade enorme de dispositivos de armazenamento, de todos os tipos e das principais marcas. 

Encontre seu dispositivo de armazenamento hoje mesmo e garanta a integridade e a segurança dos seus dados.