Iluminação para Aventuras: comparativo de lanternas para diferentes necessidades

A lanterna é um produto elétrico utilizado para a iluminação. Normalmente, é portátil, e pode ser alimentada por pilhas ou baterias para gerar energia luminosa.

rich-text-image

crianças lendo com lanterna

Seja para iluminar, na ausência de luz por outros meios, ou para compor uma decoração, as opções de lanternas são diversas e dialogam com diferentes propostas. Você pode optar pela que melhor atende sua necessidade, afinal, o objeto é indispensável tanto em casa, quanto no carro, para atividades ao ar livre, como pesca e caminhadas. 

Além disso, o item também acompanha profissionais como seguranças, bombeiros, mergulhadores e policiais. Sendo, de fato, um acessório útil para o dia-a-dia. Pensando no melhor tipo de uso, selecionamos algumas opções de lanternas que estão disponíveis no Mercado Livre, que podem oferecer o melhor custo-benefício e nível de funcionalidade. 

Confira abaixo!

Que tipo de lanterna escolher? Dicas para escolher a lanterna perfeita

Há diferentes tipos de

lanternas

, para distintas ocasiões, como um dia no camping, ou para mergulho em alto mar, por exemplo. Portanto, para cada uma dessas atividades, o tipo de lanterna irá variar, uma vez que são cenários distintos, que possuem particularidades únicas. 

Logo, a escolha deve ser mais personalizada, e para isso, com algumas perguntas você consegue chegar o mais próximo do seu objetivo, como o tipo de finalidade, se é para camping, usar em casa, pescar, entre outras atividades. O orçamento previsto para o investimento e a preferência. 

Além disso, para que você possa ter um maior discernimento na hora de escolher a

lanterna

ideal, compartilhamos algumas dicas que vão fazer deste momento o mais fácil possível. Veja! 

  1. Dê uma olhada nos lúmens: conhecidos também como unidade de fluxos luminosos, são responsáveis por medir a intensidade de luz da sua lanterna, ou seja, a quantidade de luz que o objeto pode proporcionar. Isto quer dizer que quanto maior forem os lúmens, maior será a intensidade da luz e brilho.

  2. Entenda a finalidade: você necessita de uma lanterna básica para o dia-a-dia que lhe auxilie em alguma emergência pontual, ou para algum esporte ao ar livre? Se for o último, você precisará fazer um investimento maior e reforçar a análise do lúmen. É importante entender a finalidade para que não se compre algo fora de sua usabilidade.

  3. Veja as diferentes finalidades: a lanterna, a depender do modelo, pode desempenhar distintas finalidades, como, por exemplo, a lanterna para camping, que normalmente possui feixe de luz mais intenso, podendo alcançar longas distâncias, inclusive, com função zoom. Diferente, por exemplo, de lanternas que normalmente são caseiras. 

  4. Veja a melhor fonte de alimentação: as lanternas, normalmente, são alimentadas por baterias recarregáveis e pilhas que precisam ser trocadas depois de um período de uso. Alguns modelos específicos podem, inclusive, serem recarregados pela luz solar, fornecendo fonte de luz infinita. Descubra qual formato é melhor para você!

  5. Segurança: antes de qualquer coisa, entenda que ter esse tipo de produto não é mero capricho, mas sim uma das formas que podem garantir a sua segurança, a depender do lugar e do nível de escuridão.

Quais são os diferentes tipos de lanterna de aventura?

É comum associarmos o uso da lanterna em atividades esportivas e de aventura. E um grande exemplo, são as lanternas táticas que, normalmente, são usadas para uso tático, ou seja, operacional para forças militares e demais funções fora da comum rotina. Umas das principais características desse tipo de lanterna é que possuem maior intensidade de luz, usado em ambientes de riscos e de alta resistência a impactos. 

Mas, acima de tudo, é importante ter em mente que as lanternas são diversas e possuem distintas características, que dependem do nível de aventura e de suas funcionalidades. Pensando nisso, selecionamos os mais diferentes tipos de lanternas, disponíveis no Mercado Livre, para que você possa analisar e encontrar o modelo ideal para as suas atividades.

Não deixe de conferir! 

Lanterna Bolt

  • A

    Lanterna Bolt

    é um equipamento compacto, ideal para grandes aventuras.

  • Possui empunhadura ergonômica com textura antiderrapante e clipe tático, oferecendo melhor manuseio.

  • É indicada para ocupar diferentes tipos de kits, uma vez que não ocupa muito espaço com os seguintes valores de dimensionamento: 10,3 cm x 2,6 cm e peso de 65 g.

  • É equipada com lâmpada LED XPE, possui 100 lúmens e fecho de luz com alcance de até 100 metros.

  • Ela é acionada na parte inferior traseira com três funções: alta, média e strobo.

  • Como recurso adicional, conta multifunção inteligente.

  • É fabricada em alumínio com proteção IP44, que protege contra partículas de chuva, foco regulável com a função zoom.

  • Pode ser alimentada das seguintes formas: com a bateria recarregável Invictus 14500 e com a bateria única AA, que possui autonomia de até 2 horas.

  • A Lanterna Bolt pode ser utilizada como peça principal da sua atividade, assim como peça de backup de seu kit, pelo seu tamanho e praticidade. 

rich-text-image

Lanterna Bolt preta

Lanterna Tática Militar Led Recarregável De Mão T9

  • A

    Lanterna Tática Militar Led Recarregável De Mão T9

    contém luz de LED brilhante, o que permite uma ampla visão. 

  • Esse modelo de lanterna oferece até 3 horas de duração máxima, com pilha recarregável via USB.

  • Oferece 5 modos de mudança de luz, com zoom integrado, que permite controlar a abertura de luz. 

  • Seu alcance de projeção é de até 500 m, com 800 lúmens. 

  • Contém resistência ao pó, porém não oferece resistência à água.

  • Pesa 260g, com 16 cm de comprimento.

Lanterna Tática Sigma

  • Robustez e funcionalidade é uma das principais características da

    Lanterna Tática Sigma

    .

  • Com 1000 lumens, possui luz de LED, com alcance de projeção de até 500 metros.

  • Ela é recomendada para uso tático policial, possuindo três distintas funções: modo alto para iluminação geral, modo velado para leitura de documentos e modo estribo acionado após duplo clique.

  • A Sigma é carregada por cabo USB com indicador de carga, mas também acompanha pilhas.

  • Ideal para pessoas que buscam facilidade na empunhadura, pois o produto possui design arredondado e sem curvas.

Lanterna Blitz Pro

  • A

    Blitz

    possui intensidade máxima de 500 lúmens e conta com 4 modos de operação: luz alta, luz baixa, luz velada e strobo.

  • O seu feixe de luz alcança em torno de 125 metros.

  • É fabricada em alumínio aeroespacial, fornecendo alta resistência mecânica.

  • Sua lâmpada é do tipo LED CREE, sendo compacta e durável.

  • Leve, a lanterna Blitz é resistente a impactos e quedas, além de ser à prova d’água com até 2 metros de profundidade, devido ao grau de proteção IPX8.

  • Possui recurso auto reset, ou seja, possui acendimento sempre no modo de alta intensidade; além de acionamento silencioso e clipe tático removível. 

Lanterna Corvus U2

  • A

    Cornus U2

    é uma lanterna compacta com design robusto, sendo umas das principais opções dos aventureiros.

  • Possui 300 lúmenes com foco regulável na função zoom.

  • É ideal para pessoas que buscam potência em atividades noturnas ou muito escuras, já que tal produto contém alta capacidade de ampliação periférica e também do detalhamento do objeto, ou seja, o alvo.

  • Contém um alcance de projeção de até 300 m. 

  • Possui 2 horas de autonomia com sua bateria recarregável de 2200 mAh.

  • A sua estrutura é feita de alumínio aeroespacial com textura antiderrapante. 

  • Pesa cerca de 91g, com 11,8 cm de comprimento, 35 mm de diâmetro frontal e 25 mm de diâmetro traseiro.

rich-text-image

lanterna preta Cornus U2

Quantos lúmens uma boa lanterna deve ter?

Quanto mais lúmens, maior é a potência do feixe de luz. Portanto, para entender qual a distância que uma lanterna consegue clarear, é preciso estar atento ao lúmen. 

Lanternas indicadas para o uso caseiro, por exemplo, possuem lâmpadas de 30 a 100 lúmens; elas alcançam em torno de 1 m a 1,5 m. No caso de lanternas mais potentes para esportes e acampamentos, geralmente são lâmpadas de 200 a 1500 lúmens. 

Mas é importante se atentar a um detalhe: quanto maior o feixe de luz, ou seja, o brilho, maior será consumo de baterias ou pilhas. 

Conclusão

Agora você está preparado para viver os seus momentos de aventura. Afinal, aqui neste artigo, você conferiu distintas opções de lanternas, fabricadas para estes meios: acampamentos, campings, atividades ao ar livre e/ ou de escoteiros e entre outros. 

Além disso, também ficou por dentro de algumas informações básicas que devem ser consideradas no momento da compra, como a quantidade de lúmens, a importância de definir a finalidade do produto, assim como os diferentes modos de alimentação, como a pilha e a bateria. 

Sendo um produto útil não só para atividades esportivas, aventureiras e de alto impacto, é também fundamental para o dia-a-dia, principalmente nos casos de emergências domésticas ou com o seu veículo, por exemplo. 

Dentro do blog do Mercado Livre você poderá descobrir as

melhores lanternas para bicicletas

. Você vai tirar suas dúvidas da melhor maneira.

E para todas as situações, você encontra no Mercado Livre diferentes opções de

lanternas

para todos os momentos. Confira!