Lanternas para bike: iluminação segura para pedaladas noturnas

A segurança é fator fundamental quando vamos fazer atividades físicas ou passeios por vias públicas. Para andar de bicicleta, além de freios regulados e refletores em partes específicas, as lanternas aparecem como itens indispensáveis para quem vai pedalar à noite.

rich-text-image

Homem com lanterna na bicicleta.

Se você é fã de aventuras e gosta de estar sempre em movimento, possivelmente já andou de bicicleta em diferentes ocasiões e locais, como rotas urbanas ou mesmo locais afastados e com terrenos mais acidentados. Além disso, você pode não ser um praticante de trilhas ou grupos de pedal, mas usa a bicicleta como meio de locomoção diário para trabalho, faculdade e outros locais. 

De todos os modos, devemos ter cuidado com diversos aspectos de segurança, que nos permitem trafegar em diferentes locais. Entre os diversos itens, a lanterna para bike aparece como acessório importante e, se você anda à tardinha ou noite, algo fundamental para permitir uma pedalada segura e com a visão correta dos caminhos a serem percorridos. Porém, com a variedade de modelos, pode haver dúvidas na hora da compra. 

Por isso, separamos, neste artigo, 5 lanternas para bike para você comprar e usar em diferentes situações, mantendo a segurança de uma trafegabilidade visível em ambientes com pouca luz e situações noturnas. Vale lembrar que separamos modelos que suprem diferentes necessidades, para que você possa escolher o que mais se adapta à sua situação. Quer conhecer os melhores modelos de lanterna para bicicleta? Então, siga com a gente!

Quais os principais recursos a considerar em uma lanterna para bike?

Antes de escolher a

lanterna

, é importante compreender que o item é muito importante para pedaladas noturnas, não apenas porque nos permite ver melhor o caminho que percorremos, mas também porque serve como aviso para carros e pessoas, com a emissão de luz visível a uma boa distância. Com isso, devemos considerar alguns recursos e aspectos antes de escolher o modelo da nossa lanterna. 

Assim, podemos considerar algumas características das lanternas:

  • Sistema de iluminação LED: as lanternas LED têm a luz mais potente e visível, e funcionam comumente com pilhas ou bateria. Para usá-las, basta acionar o próprio acessório, que emitirá luz. Em alguns casos, podemos escolher padrões que fazem a luz piscar ou controlar sua potência.

  • Farol de dínamo: não precisamos nos preocupar em carregar pilhas ou baterias, já que a luz emitida é gerada através da transformação da energia que nós fornecemos ao pedalar. O contraponto é que, em alguns momentos, podemos ter pouca emissão de lumens, e, com isso, ambientes um pouco escuros (como em subidas que temos um ritmo menor de pedaladas). 

  • Quantidade satisfatória de lumens: quanto mais lumens, mais intensa e visível é a luz. Há modelos simples que podem ser usados para boa parte de situações urbanas e de uso leve, com 300 lumens. Porém, se você busca melhores resultados, pode encontrar opções com valores superiores aos 1800 lumens, ideal para locais muito escuros e longas pedaladas à noite. 

  • Materiais utilizados no farol: também devemos estar atentos ao material de construção do produto em geral. Ou seja, o material do suporte, do revestimento e de toda a construção. Assim, podemos optar por modelos à prova d’água, para maior resistência, durabilidade e segurança. Porém, para uso pouco intenso, modelos simples em plástico podem suprir todas as necessidades. 

  • Duração da bateria: se você usa regularmente, mas não de forma excessiva, pode optar por modelos que aguentam até 5 horas de luz contínua, com capacidade de 800 mAh. Porém, há opções mais econômicas (como 300 mAh e duração de até 3 horas) e modelos mais completos (duração superior a 8 horas e mais de 1000 mAh).

  • Funções: sempre que possível, é importante optar por luzes que oferecem mais de um modo ou função. Assim, há modelos com controle de intensidade de luz (baixa, média ou forte) e opções que fazem a luz piscar em diferentes intervalos de tempo, o que ajuda a identificar a bike e evitar acidentes com veículos e outros ciclistas em ambientes escuros. 

As melhores opções de iluminação em lanternas para bike

Abaixo, separamos 5 modelos de lanternas para bike pensados para atender às diferentes demandas e necessidades de cada usuário. Assim, você encontrará opções mais econômicas e simples e aquelas mais completas e com um custo um pouco mais elevado (em relação aos modelos simples). 

Lembre-se que a melhor lanterna, nesse caso, é aquela que cumpre com suas demandas e está acessível para seu orçamento. 

J.W.S. de 1800 lumens

O

farol bike J.W.S. 1800 lumens

é um modelo completo, com indicador de carga e luzes de aviso, que conta com alcance de 200 metros e permite pedaladas seguras em qualquer momento da noite. Em momentos de muito trânsito de veículos, a lanterna serve como um ótimo sinalizador, além de ser à prova d'água, o que permite seu uso sem problemas em dias chuvosos.

Em sua embalagem, conta com uma cinta para engate na bicicleta. Além disso, a lanterna funciona em 3 modos, um com 100% da potência, outro com 50% da potência luminosa e um terceiro modo com variações de ritmo e luz piscante. 

Características:

  • Bateria: 2500 mAh

  • Lúmens: 1800

  • Material de fabricação: liga de alumínio na cor preta

  • Recursos extras: resistência à água e cinta com suporte para engate

  • Funções: luz alta, luz baixa e strobe (luz piscante)

rich-text-image

Farol de LED USB Profissional Bike

Bivena T6

A

luz Bivena T6

é um modelo econômico, que conta com carregador solar, além de possuir conexão USB que permite recarregar o item de forma convencional. Outra característica do modelo é que ele contém uma buzina de 120 dB acoplada, o que ajuda ainda mais na segurança de pedaladas noturnas. Seu alcance total é de 200 metros. 

Características:

  • Bateria: 2000 mAh

  • Lúmens: 350 

  • Material de fabricação: alça de silicone e estrutura de plástico ABS

  • Recursos extras: resistência à água, buzina e carregamento solar

  • Funções: luz alta, luz baixa e strobe (luz piscante).

Multilaser Bi186

Com função sinalizadora, a luz

Multilaser Bi186

é o modelo ideal para quem busca um produto durável, de uma marca conhecida pela produção tecnológica, que pode ser usado tanto como farol dianteiro quanto com farol traseiro. Assim, é uma opção versátil que vai te ajudar a ver ou ser identificado em situações de pouca luminosidade com a bicicleta. Seu alcance é de até 120 metros, e ela funciona com luz branca ou vermelha.

Tem bateria de longa duração, com carga para até 12 horas de uso contínuo. É resistente à água, conta com kit de instalação e é recarregável através de sistema USB. 

Características:

  • Bateria: 2500 mAh

  • Lumens: 17 

  • Material de fabricação: borracha e estrutura de plástico ABS

  • Recursos extras: resistência à água e cinta de silicone

  • Funções: 5 níveis de iluminação 

Farol Mundo Compras

Com carregamento USB e buzina acoplada, o

farol LED Mundo Compras com velocímetro

é um item versátil e com custo-benefício, que supre a necessidade da maioria dos ciclistas. Assim, se você costuma pedalar à noite ou precisa de uma lanterna à prova d’água, o modelo vai agradar e satisfazer todas suas demandas. Ele tem 4 modos de iluminação, velocímetro preciso, receptor de dados e emissor de som de 120 dB.

Características:

  • Bateria: 1500 mAh (de 5 a 8 horas)

  • Lumens: 500 

  • Material de fabricação: borracha e plástico

  • Recursos extras: resistência à água, 4 cintas de silicone, buzina e velocímetro

  • Funções: 4 modos de iluminação (luz forte, luz fraca, luz amarela e flash de segurança)

rich-text-image

Farol de bicicleta com velocímetro

Luuk Young B02

A lanterna

Luuk Young B02 T6

é um modelo moderno, com design minimalista, 6 modos de funcionamento e carregamento através de conexão USB. A lanterna é fabricada em alumínio, o que evita problemas de corrosão ou ferrugem com o tempo, ao mesmo tempo que mantém a estrutura rígida e resistente. Com 2 LEDs, é possível combinar e conseguir diferentes intensidades de luz.

O modelo conta com medidor de bateria em LED e tem bateria com autonomia de até 3 horas de funcionamento direto. Assim, é um item para uso casual ou pequenas pedaladas noturnas, principalmente em meio urbano. 

Características:

  • Bateria: autonomia de até 3 horas

  • Lúmens: 350 

  • Material de fabricação: alumínio

  • Recursos extras: indicação de bateria e resistência à água

  • Funções: 6 modos de iluminação (1 LED com foco aberto em modo de 50 ou 100%, 2 LEDs com foco aberto e fechado, 2 LEDs em modo strobo lento e modo rápido).

Qual a intensidade de luz recomendada para uma lanterna para bike em condições de baixa visibilidade?

É relativa à quantidade de lumens que uma lanterna deve ter, porém, o valor recomendado varia entre 100 e 1800 lumens. Os valores de intensidade de luz variam de acordo com a situação, pois mesmo em ambiente de baixa visibilidade, a mesma pode mudar. Outros fatores que podem influenciar são a presença de chuva, umidade ou cerração, o que faz com que a visibilidade fique ainda mais alterada.

Assim, se você busca um modelo realmente eficiente e que possa dar conta das necessidades mesmo em situações mais severas, busque por valores altos. 

Dentro do blog do Mercado Livre você pode descobrir as

melhores lanternas de bicicleta

. Você vai tirar suas dúvidas da melhor maneira.

Conclusão

Seja para sinalizar sua presença em pequenas pedaladas diurnas ou para iluminar seu caminho em movimentações noturnas, a lanterna para bike é um item fundamental e indispensável para a segurança e boa visibilidade enquanto andamos de bicicleta. Com diversos modelos, é possível comprar itens com buzina, diferentes modos de iluminação e acessórios extras para usar o item na bicicleta. 

Então, o que está esperando? Acesse o Mercado Livre e confira promoções e diversos modelos de

lanterna para bike

. Encontre o item ideal para você e ande com segurança e autonomia.