Tudo sobre as Impressoras Térmicas: Conheça a evolução, modelos e recursos

Neste texto você terá a oportunidade de desvendar todos os mistérios deste universo tão curioso das

impressoras

térmicas, bem como suas vantagens, formas de utilização e muito mais. Acompanhe!

As impressoras térmicas utilizam um papel específico que é aquecido juntamente com uma cabeça térmica, e juntos formam as imagens. Essa opção utiliza uma tecnologia mais moderna, que não necessita de cartuchos, toners e não possui partes móveis, sendo mais ágil e silenciosa.

Elas são máquinas voltadas para empresas que precisam imprimir etiquetas, códigos de barras, recibos, comprovantes e outras coisas com certa frequência. Por exemplo, lojas, supermercados, hospitais e indústrias. A vantagem dela para as outras é que essa não precisa de

cartucho

ou toner.

As mesmas não se utilizam de nenhum tipo de tinta, e são comumente utilizadas na impressão de notas fiscais, cupons e recibos. Impressoras de transferência térmica: Utilizam da impressão térmica como maneira de transferir tinta sólida para uma

etiqueta

permanentemente, através de um ribbon.

Os

sistemas de impressão

são encontrados nos mais diferentes tipos, podendo ser a jato de tinta, toner, laser, térmica e vários outros. O tipo escolhido de impressão é feito de acordo com a finalidade pelo qual queremos através do produto impresso. Hoje falaremos sobre a impressão térmica em geral. 

rich-text-image

conheça o universo das impressoras térmicas

Evolução ao longo dos anos

A impressão térmica é uma tecnologia que utiliza calor para criar imagens em papel ou outros materiais sensíveis ao calor. Ela tem sido um componente crucial em diversos setores, como varejo, logística, saúde e muito mais. Vamos explorar como essa tecnologia evoluiu ao longo dos anos.

A jornada da impressão térmica remonta às primeiras tentativas de utilizar calor para criar imagens. No século XIX, cientistas e inventores exploraram o conceito de aplicar calor a papel revestido com substâncias químicas que reagiam ao calor, formando imagens.

A evolução da impressão térmica ganhou impulso com o desenvolvimento das impressoras de transferência térmica. Essas impressoras, que surgiram nas décadas de 1960 e 1970, utilizavam uma fita de transferência revestida com tinta termossensível. Quando aquecida, a tinta era transferida para o papel, criando a imagem.

A

impressora

térmica direta foi uma revolução na tecnologia de impressão. Elas eliminaram a necessidade de fita de transferência, utilizando papel térmico sensível ao calor. A cabeça de impressão térmica aquece áreas específicas do papel, ativando a reação química que forma as imagens.

Com a capacidade de imprimir rapidamente etiquetas e códigos de barras de alta qualidade, a tecnologia de impressão térmica encontrou seu nicho em logística e varejo. Empresas adotaram impressoras térmicas para imprimir etiquetas de remessa, rótulos de produtos e códigos de barras, melhorando a rastreabilidade e eficiência.

Os tempos passavam e o aprimoramento continuava

Outro avanço importante na evolução da impressão térmica ocorreu na área da saúde. Impressoras térmicas foram utilizadas para imprimir imagens médicas, como ecografias e radiografias. A qualidade de impressão e a capacidade de imprimir em papel médico especializado foram vitais para o diagnóstico e tratamento.

A impressão térmica não se limita a preto e branco. Avanços tecnológicos levaram ao desenvolvimento de impressoras térmicas capazes de imprimir em cores. Essas inovações expandiram ainda mais as aplicações da tecnologia, permitindo a impressão de etiquetas e materiais coloridos com alta qualidade.

Com o passar do tempo, as impressoras térmicas evoluíram para oferecer velocidade e eficiência sem precedentes. Impressoras de alta velocidade agora são capazes de produzir milhares de etiquetas e impressões por hora, atendendo às demandas de setores de alta rotatividade.

A evolução da impressão térmica também trouxe consigo a criação de impressoras portáteis e compactas. Essas impressoras são ideais para aplicações móveis, como tickets de eventos, recibos de vendas em campo e muito mais. Elas oferecem conveniência e versatilidade para empresas em movimento.

A evolução da impressão térmica é uma história de constante inovação e adaptação às necessidades em constante mudança de diversos setores. Com o avanço contínuo da tecnologia, podemos esperar ver mais melhorias, como maior resolução, velocidade aprimorada e novas aplicações sendo exploradas. A história da impressão térmica é um testemunho do poder da criatividade humana e da busca contínua pelo progresso tecnológico.

O que se pode imprimir na impressora térmica?

A impressora térmica é usada em lojas, comércios, indústrias e empresas de entretenimento para imprimir os mais variados documentos, desde cupons fiscais, bilhetes de passagem, etiquetas de mercado e de identificação, entre vários outros.

Como, geralmente, as impressoras térmicas trabalham com cor preta, o ideal do papel é ter uma cor clara, para assegurar contraste e boa legibilidade. As cores mais comuns para papel térmico são branco e amarelo.

Quais são os tipos de impressão térmica?

Atualmente, existem duas tecnologias diferentes quando tratamos de impressão térmica: Transferência Térmica e Térmica Direta. A seguir, entenda quais são as diferenças entre elas.

  • Transferência térmica: Sendo necessário a utilização de ribbon na impressora térmica, uma película em forma que rolo que, quando aquecida em uma cabeça de impressão, transfere seu material para a etiqueta. Esse tipo de tecnologia é a mais indicada para impressões que estão expostas a intempéries, visto que é mais segura e resistente. Nunca se deve abrir mão de ribbons de qualidade, pois, além de entregar uma melhor impressão, auxilia na preservação da cabeça de impressão. O ribbon pode ser encontrado em 3 formas: cera, resina ou misto. 

  • Térmica direta: No caso da impressão térmica direta, a gravação ocorre no próprio papel, não sendo necessário nenhum outro insumo. Para isso, é utilizado um tipo especial de papel, recoberto com uma substância química capaz de mudar de cor (geralmente, de transparente para preto) quando aquecida. Esse material é chamado de termossensível.

Como não precisam de fitas ou toners, as impressoras térmicas diretas têm se popularizado no mercado, pois proporcionam impressões com ótima resolução de imagem. É necessário adquirir etiquetas de qualidade para não comprometer a impressão.

Conheça as vantagens das impressoras térmicas

Substituta natural da antiga

impressora matricial

, a impressora térmica está cada vez mais se difundindo no mercado, sendo uma solução eficiente, de qualidade, entregando rapidez no dia a dia de empresas dos mais variados ramos e que necessitam imprimir suas etiquetas adesivas. Confira agora mais informações e vantagens das impressoras térmicas.

  • Agilidade: Em poucos instantes, você instala o rolo e o ribbon (no caso da transferência térmica) e as impressões acontecem de forma rápida.

  • Qualidade: Possui impressões nítidas, permitindo a impressão de caracteres pequenos com nitidez. Idem para código de barras.

  • Manutenção: Mais baratas para aquisição e manutenção que outras tecnologias de impressão, a impressora térmica também entrega mais economia de material.

  • Durabilidade: A cabeça de impressão das impressoras térmicas (caso sejam bem cuidadas) possuem longa vida útil.

  • Conectividade: Com o avanço da tecnologia nas impressoras térmicas, muitas impressoras já podem imprimir utilizando Bluetooth e rede Ethernet, por exemplo.

  • Eficiência: Por se tratar de impressões térmicas, não há o risco de borrar os dados depois da impressão.

  • Rapidez: Pelo motivo comentado acima, você pode aplicar logo após a impressão da etiqueta.

Modelos de impressoras térmicas

Os modelos são muitos, as vantagens também. Prepare-se para ficar em dúvida de qual opção é a melhor. Garantimos que todas possuem características extraordinárias!

  • Impressora Térmica Bematech:

    Projetada para a casa ou a oficina, esta impressora da Bematech é ideal para todo tipo de trabalho, sejam tiragens grandes ou poucas impressões. Super eficiência e de qualidade, com esse modelo você poderá imprimir facilmente tudo o que quiser, desde poucas páginas ou grandes projetos.

rich-text-image

Impressora Térmica Bematech

  • Impressora Térmica Niimbot: Podendo ser acessada via computador ou notebook, essa impressora especificamente possui conexão Bluetooth e entrada USB e vem acompanhada de acessórios já inclusos. Ela é monocromática, prática e funcional para uso pessoal e também profissional. Essa impressora é de função única e aceita conexão wi-fi.

rich-text-image

Impressora Térmica Niimbot

  • Impressora Térmica Restaurant: Essa opção é adequada para todos os tipos de sistemas de varejo comercial. Impressão de alta qualidade e de

    baixo custo

    , baixo nível de ruído e alta-velocidade de impressão, fácil manutenção e troca da bobina: essas são as principais características dela. Além disso, ela possui um baixo custo de operação (sem fitas ou cartuchos de tinta). Ou seja, é o produto mais econômico, com preço e qualidade.

  • Mini Impressora Térmica Portátil Sem Fio: A tecnologia de impressão térmica de alta qualidade oferece resultados nítidos e duráveis, sem a necessidade de cartuchos de tinta. Compatível com dispositivos móveis e laptops, essa impressora versátil permite imprimir rapidamente fotos, códigos de barras e QR codes. Sua velocidade de impressão rápida e bateria de longa duração garantem uma experiência sem interrupções. Simplifique suas tarefas de impressão com a mini impressora térmica portátil sem fio e desfrute da liberdade de imprimir onde quer que você esteja.

  • Impressora Térmica Bluetooth: Esse modelo oferece uma impressão de alta qualidade e de baixo custo., com baixo nível de ruído e de alta velocidade na hora de impressão. Ela é fácil para a instalação de papel, simplificada manutenção e excelente estrutura. Além disso, possui um baixo consumo de energia e baixo de operação (sem fitas ou cartuchos de tinta). Ela é amplamente utilizada em impressão de notas, impressão pós-recibo, impressão de pedidos de restaurantes, impressão de informações de pedido de informações, impressão de recibo de lojas e assim por diante. Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que já confiam nessa impressora térmica de 58mm para impulsionar seus negócios e melhorar sua produtividade.

  • Impressora Térmica Elgin Full: Essa opção é a solução perfeita para quem busca uma impressora de etiquetas versátil e fácil de usar. Com sua tecnologia de transferência térmica/térmica direta e boa resolução, é possível imprimir diversos tipos de etiquetas com qualidade e precisão, como gondola, TAG, couchê, BOPP, vinil, poliéster e térmicas, com GAP, tarja preta ou contínuo, em diferentes formatos e tamanhos, como quadradas, retangulares e redondas, com várias colunas e muito mais. A L42pro Full é fabricada no Brasil, garantindo a tranquilidade e segurança do suporte técnico e assistência, além do menor custo operacional da categoria. Com alta conectividade, possui conexão USB 2.0 - já vem com cabo incluso -, e acesso a internet, permitindo a integração com diversos sistemas, como Mercado Envios, Mercado FULL, Mercado Coleta, Correios, outros marketplaces, integradores e ERPs.

Recursos

Uma impressora térmica, além de ser um equipamento de alta tecnologia e de última geração, ele tem possui inúmeros recursos importantíssimos.  Essas impressoras utilizam o calor como meio para produzir a imagem ou texto em um papel térmico especial (reativo ao calor), sem a necessidade de tinta ou

toner

Esse papel especial libera cor através de uma reação química completamente silenciosa causada pelo calor produzido pelos resistores localizados no cabeçote da impressora. É assim que a imagem é criada.

Adiante você poderá tomar conhecimento dos principais recursos desses instrumentos.

  • Grande velocidade de impressão: As impressoras térmicas podem imprimir em velocidades mais rápidas do que outras, suas cabeças de impressão criam imagens em milissegundos.

  • Custos de impressão reduzidos: Ao não exigir cartuchos e usar calor para reagir com o papel, as empresas podem economizar em consumíveis.

  • Manuseio simples: Os usuários podem começar a usar as impressoras sem treinamento prévio.

  • Baixo custo de manutenção: As impressoras térmicas contêm menos peças móveis do que outros tipos de dispositivos, o que as torna mais duráveis.

  • Maior robustez: Eles contêm menos peças móveis para funcionar, para que possam trabalhar em ambientes vibrantes.

  • Tamanho compacto: Este tipo de equipamento, sendo utilizado principalmente para impressão de recibos ou recibos de compra, não precisa ser grande.

Conclusão

De modo geral e conclusivo, a impressora térmica é uma grande aliada das empresas e instituições, já que podem imprimir uma variedade enorme de documentos e etiquetas, que vão da identificação em hospitais, por exemplo, a cupons fiscais em supermercados. Ou seja, praticamente todos os setores podem precisar de uma impressora térmica no seu dia a dia para tornar tudo mais prático e rápido.

Esses tipos de impressoras são mais rápidas, mais econômicas e mais silenciosas do que

outros modelos

. Elas são práticas e de excelente qualidade. Com certeza há um modelo específico e tecnicamente especial para o seu cotidiano e suas necessidades.

As impressoras térmicas, ou matriz de pontos térmicos, são máquinas indicadas para empresas que possuem a necessidade de imprimir códigos de barras, recibos, comprovantes e outros arquivos. Hospitais e indústrias no geral precisam muito desse serviço. 

Outra vantagem da impressora térmica em relação às outras é que ela não precisa de cartucho ou toner. Na verdade, a impressora térmica produz uma imagem ou texto em um papel termocrômico, parecido com o do fax, quando a

cabeça de impressão

aquece e “queima” as áreas especificadas para formar o texto ou a imagem desejada.

Para imprimir códigos de barras, as impressoras térmicas são as mais indicadas, pois conseguem manter a qualidade de leitura ainda que as imagens estejam com dimensões reduzidas. No entanto, elas fazem a impressão em duas cores no máximo, sendo a principal limitação e desvantagem desse tipo de impressora.