Conheça quais são os 10 melhores microfones sem fio
Conheça os tipos de microfones, como os de mão, lapela e de instrumentos, para diferentes nichos e uso a quem deseja amplificar a comunicação com qualidade.
Conheça os tipos de microfones, como os de mão, lapela e de instrumentos, para diferentes nichos e uso a quem deseja amplificar a comunicação com qualidade.
Mulher cantando com microfone sem fio
O microfone amplifica a voz humana em diferentes contextos, seja em shows de bandas e artistas, ou em eventos como palestras e apresentações em que um grande número de espectadores se faz presente. Porém, mesmo ergonômico e prático, o microfone tem a presença dos fios como inconveniente, afinal, nosso movimento fica limitado e podemos até tropeçar no equipamento. Com isso, o
aparece como nosso grande aliado.
Com diferentes modelos e marcas, também encontramos tipos distintos de
sem fio, o que pode nos gerar dúvidas. Por isso, separamos os 10 melhores microfones sem fio. Na sequência, você também confere características que devemos analisar para fazer o investimento correto.
Como o nome diz, o
microfone com fionecessita de cabos para a transmissão do sinal captado pela cápsula do aparelho. Com conexão física, são menos móveis, mas é comum que os modelos não necessitem de alimentação por pilhas ou bateria. Além disso, tem menos risco de sofrer interferência por ondas eletromagnéticas externas à transmissão.
Já o
microfone sem fiopermite maior mobilidade, pois o sinal captado pela cápsula do equipamento é enviado por meio de ondas analógicas ou digitais até um receptor, responsável por transmitir o sinal codificado aos falantes. Assim, você pode se mover no raio de distância especificado para cada modelo, além de encontrar microfones de mão e lapela (com grampo, colocados em camisas, bolsos e outros itens).
É possível separar os microfones sem fio em 3 tipos: os de mão, os de
lapela(com gancho que prende o equipamento a alguma peça da roupa) e os de instrumentos. Porém, podemos classificar os modelos de acordo com alguns critérios, como tipo de sinal enviado ou forma de captação de sua cápsula.
O padrão polar, que indica a direcionalidade da captação, nos mostra como o microfone está pensado para ser usado (em modelos com e sem fio). Existem os seguintes modelos.
Cardioide: a cápsula capta sons de apenas uma direção, o que diminui o nível de ruído que poderia ser captado. São os modelos mais usados para shows, palestras, cultos e diferentes eventos.
Omnidirecional: são microfones que captam em todas as direções, usados em estúdios e locais com a acústica controlada.
Bidirecional: são modelos que captam em duas direções opostas. São os mais específicos, usados para entrevistas na rua ou em locais que o som de fundo é útil e desejável.
Essa é uma característica específica dos modelos sem fio, que indica em qual faixa de frequência o microfone funciona. Aqui, encontramos 2 categorias de microfones:
VHF (Very High Frequency): trabalham em uma faixa de frequência que varia entre 30 e 300 MHz.
UHF (Ultra High Frequency): funcionam com frequência entre 300 MHz e 3 GHz.
Isso faz com que os modelos UHF sejam menos suscetíveis a interferência externa, já que trabalham com uma alta taxa de frequência. Costumam ter um custo mais elevado que os modelos VHF e são indicados para uso contínuo em eventos ao vivo. Com isso, o microfone VHF é indicado para momentos de lazer ou em locais com baixa interferência externa.
É fundamental que você confira o alcance do receptor, para comprar o modelo que possa dar conta de todas suas exigências. Há modelos de maior alcance, como 100 metros (para palcos ainda maiores) ou com menor alcance, como 30 metros (para salas e locais menores).
A conexão de saída é uma importante parte do microfone sem fio, já que por ela o áudio captado é transmitido ao receptor. Assim, é a interface responsável por transformar o sinal elétrico emitido pelo microfone. Essa conexão pode variar conforme o modelo e aparece de diferentes formas:
XLR: é o padrão profissional que se conecta de forma direta aos equipamentos de gravação ou caixas de reprodução.
P10 (jack 1,4”): é comumente usado para ligar os receptores a mesas ou caixas de som.
P2 (miniplug): presente em modelos compactos pensados para uso com dispositivos móveis, como smartphones.
Conexão híbrida: conexão analógica onde o microfone pode ser usado com saída XLR ou P10.
Conexão digital: encontrada em modelos mais avançados, essa conexão emite um sinal digital de áudio que costuma apresentar melhor qualidade dinâmica e de frequência.
LEMO: os LEMO são conectores de alta performance presentes em modelos profissionais.
Os microfones sem fio podem ser alimentados por pilhas AA ou por baterias de 9 V recarregáveis. Ainda assim, vale lembrar que a maioria dos fabricantes não recomenda o uso de pilhas recarregáveis ou alcalinas.
Verifique a autonomia do aparelho com o fabricante, e escolha o modelo que melhor pode cumprir com suas exigências, já que podemos encontrar microfones com cerca de 6 horas de duração e outros que podem chegar a 1 dia de funcionamento.
Na sequência, você confere os 10 melhores microfones sem fio, com modelos selecionados de acordo com alcance e direcionalidade, voltados para diferentes necessidades e tipos de usuário.
O microfone sem fio
Shure BLX/PG58é um sistema sem fios que conta com o microfone de mão e oferece padrão de transmissão profissional. É ideal para grandes apresentações e eventos que exigem um microfone de alta qualidade e alcance.
O modelo entra em caixa para guardar o microfone, acompanhado com o receptor, alça colorida e tampão de antena.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: até 91 metros
Conexão de saída: XLR e P10
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: até 14 horas
microfone shure pg58
O
Sennheiser XSW1-825Aé um microfone sem fio de alta qualidade, produto de uma marca internacional conhecida por produtos sofisticados e resistentes. Este modelo é um microfone de mão com design ergonômico e resistente, feito com materiais pensados para durar por muito tempo.
O microfone não conta com rack de proteção e vem acompanhado com receptor,
e fonte de alimentação do receptor.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: até 30 metros
Conexão de saída: P10
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: até 10 horas
O microfone sem fio
Lyco UH02MMé uma opção econômica e de alta qualidade, com relação custo-benefício. O kit conta com 2 microfones, uma maleta para guardar e transportar o equipamento, além do receptor com duas antenas. Os microfones operam com 2 faixas distintas de frequência UHF, não informadas pelo fabricante, mas que ainda assim funcionam para não gerar interferência entre os aparelhos.
O kit conta ainda com cabos de conexão e fonte de alimentação do receptor, que, por sua vez, também têm controles individuais para os microfones.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: até 100 metros
Conexão de saída: XLR balanceada e P10 não balanceada (saídas balanceadas proporcionam nivelamento de frequência e padrão de qualidade sonora).
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: não informada.
Modelo que aparece com relação custo benefício, pois traz kit com 2 microfones e receptor com duas antenas, além de controles de volume individuais para cada microfone. O
JWL U585conta com recurso extra de supressão de ruídos, que pode ser muito útil em eventos ao vivo em locais com muito ruído ou locais fechados com muita reverberação.
Conta com maleta para armazenar e transportar os microfones, o receptor e demais acessórios, como fonte de alimentação.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: até 100 metros
Conexão de saída: XLR e P10
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: não informada.
O conjunto com 2 microfones
JBL MICBR2traz equipamentos de qualidade e com a tecnologia exclusiva da JBL para seus produtos. Segundo a empresa, esse modelo não apresenta latência ou distorção no som, o que torna uma opção custo-benefício, dada sua qualidade.
Os microfones são ergonômicos e compactos, e o receptor é menor que os próprios microfones. Assim, é portátil e fácil de usar, com uma conexão P10 para ser colocado diretamente em amplificadores ou mesas de som. Porém, o modelo traz um alcance
e deve ser usado em locais menores.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: até 10 metros
Conexão de saída: P10
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: até 6 horas.
microfone jbl micbr2
O
Kadosh KDS-W382Mtraz um kit com 2 microfones, ideais para espaços pequenos e uso em ocasiões com uma menor quantidade de pessoas. É um modelo econômico, que também entra na relação custo-benefício.
O modelo traz receptor com 2 canais com controle individual de volume, além de 2 antenas para recepção do sinal de cada microfone.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: de aproximadamente 20 metros
Conexão de saída: XLR
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: até 10 horas
O kit
Harmonics HSF-102traz 2 microfones e receptor tecnológico com painel digital para indicação de alguns parâmetros do aparelho. Ele é ideal para apresentações ao vivo, e também pode ser utilizado para microfonar instrumentos musicais, como guitarras. Apresenta som nítido e claro, com alto nível de detalhe, o que também o faz ideal para uso em igrejas.
O receptor tem duas antenas controles individuais de volume para cada microfone. Na caixa, é possível encontrar, também, a fonte de alimentação do receptor.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: até 60 metros
Conexão de saída: XLR
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: até 6 horas
Com maleta rígida, receptor e 2 microfones, o
Karsect KRD-200DMconta com duas antenas de transmissão UHF e 16 faixas de frequência por canal. Possui som de alta qualidade e relação custo-benefício.
O receptor apresenta controle individual de volumes e display digital com indicador de frequência.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: até 50 metros
Conexão de saída: XLR balanceada e P10
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: longa duração, sem tempo exato que pode variar conforme qualidade da pilha utilizada.
Com 2 microfones, o kit
Dylan UDX-02 Multiconta com receptor com 2 antenas e canais distintos, com controle de volume individual e display digital que indica as frequências dos microfones. Também apresenta relação custo-benefício, e é um equipamento para palestras, convenções, uso em igrejas e locais fechados.
Vem com case para guardar e transportar os microfones, o receptor e a fonte de alimentação bivolt.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: até 100 metros
Conexão de saída: XLR e P10
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: até 10 horas.
Para fechar a lista, o
Kadosh K-492Mvem com 2 microfones e um receptor de alta tecnologia, com antenas e controles de volume individuais, além de display digital em LCD que indica a frequência e o nível de bateria de cada microfone.
É indicado para o uso em auditórios e locais pequenos, com reprodução de som clara e definida.
Características
Direcionalidade: cardioide
Faixa de frequência: UHF
Alcance: até 20 metros
Conexão de saída: XLR balanceada e P10 balanceada (mix de saída)
Alimentação: pilhas AA
Autonomia: entre 6 e 8 horas.
O microfone sem fio é o aparelho ideal para palestras, cultos, reuniões e shows musicais, além de outros espetáculos e apresentações que necessitam que a voz humana seja amplificada. Com diferentes modelos, é possível encontrar produtos com alcance de 20 ou de 100 metros, além de baterias que podem durar por mais de 8 horas de uso contínuo.
Então, o que você está esperando? Acesse o site do Mercado Livre e encontre o modelo ideal para suas necessidades entre os modelos de
microfones sem fio. Confira promoções e os principais microfones para todo tipo de evento.