Conheça os diferentes tipos e compare os melhores microfones profissionais

Conheça os diferentes tipos de microfones, como lapela, dinâmico, condensador e de fita, e os melhores modelos para captações de som de alta qualidade, a quem deseja transmitir áudios com detalhes.

rich-text-image

microfone profissional

Seja para cantar, realizar gravações, auxiliar em eventos ou apresentação de palestras, os microfones são equipamentos de áudio muito úteis e importantes. É graças a eles que temos acesso às músicas, podcast, áudio books, dentre outros tantos conteúdos em áudio de extrema qualidade.

Em um mercado repleto de opções pode ser difícil decidir qual

microfone

é o melhor de acordo com a necessidade. Por isso, neste texto, listamos alguns dos melhores modelos de microfones profissionais, com diferentes recursos.

Também explicaremos as diferenças entre os tipos de microfones e responderemos algumas outras dúvidas pertinentes sobre este assunto. Assim, você terá a visão completa sobre cada um e poderá encontrar a opção mais adequada para às suas necessidades.

Confira abaixo!

Quais são os tipos de microfones profissionais existentes?

Por mais que tenham um objetivo em comum (a captação de áudio), os

microfones profissionais

podem ser divididos em alguns tipos. A ampla diversidade de situações e aplicações da captação de áudio, faz com que as fabricantes invistam em diferentes variantes do mesmo produto.

Alguns tipos de microfones são:

Microfone de lapela

Os

microfones de lapela

normalmente são modelos que possuem um formato pequeno e discreto, que são presos às roupas. Eles são recomendados para entrevistas ou palestras, pois captam bem a voz do interlocutor e permitem um movimento livre das outras partes do corpo. É possível encontrar microfones de lapela com fio ou sem fio.

Microfone dinâmico

Este tipo de

microfone

capta o som de uma forma diferente dos demais modelos. Ele utiliza de um tipo de bobina especial e de um campo magnético para captar o som. Essa configuração entrega qualidade de áudio, especialmente para cantores e outros tipos de apresentação ao vivo. 

Microfone condensador

São

microfones

que captam som através de um sistema formado por um pequeno diafragma que vibra em uma estrutura metálica. Isso resulta em uma precisão maior, captando mais detalhes e nitidez da voz das pessoas que o utilizam. É recomendado para gravações em estúdio.

Microfone de fita

É um tipo de microfone que utiliza uma fita metálica para captar o som exterior.  Ele produz um som mais natural e por isso é indicado para gravações de instrumentos ou vocais.

Os 8 melhores microfones profissionais

Agora que conhecemos um pouco dos diferentes tipos de microfones profissionais, é interessante conferir como essas características são aplicadas na prática. Por isso, para lhe ajudar na pesquisa de microfones, listamos abaixo alguns modelos que podem suprir diferentes necessidades.

Focamos em apresentar produtos de diferentes fabricantes e com recursos distintos, desta forma, você pode analisar com cautela e decidir qual é o mais adequado para sua situação.

Confira abaixo! 

Microfone Blue Yeti Condensador Profissional

  • O microfone

    Blue Yeti

    tem um design elegante e robusto, tendo um suporte robusto na cor azul. Ele pode até mesmo servir como decoração do seu espaço de trabalho.

  • A fabricante informa que o modelo conta com uma tecnologia chamada Vo!ce, que habilita a aplicação de filtros e efeitos especiais na voz em tempo real.

  • O modelo possui 4 padrões de captura de som: bidirecional (captura o som da frente e de trás da mesma forma), estéreo (captura um áudio tridimensional mais imersivo), omnidirecional (grava o som vindo de todas as direções) e cardioide (concentra a gravação do áudio proveniente da frente do microfone).

rich-text-image

microfone azul com suporte

Microfone Profissional Headset Sem Fio Auricular Cabeça Aula

  • É um

    modelo de microfone sem fio

    , com custo mais acessível e destinado especialmente para o uso em aulas, palestras, shows e outras atividades.

  • Tem um alcance de até 50 metros entre o receptor (fone) e o transmissor, habilitando uma grande liberdade de movimentos.

  • Conta com um conector P10 (que pode ser ligado em caixas de som), um controle de volume e uma bateria recarregável que aguenta até 8 horas de uso.

  • É um microfone do tipo dinâmico, recomendado para situações ao vivo (como aulas e palestras) e possui o padrão de captura omnidirecional, que consegue captar o som vindo de diferentes direções 

Microfone HyperX QuadCast S

  • Um dos principais destaques do microfone

    HyperX QuadCast S

    são os efeitos de iluminação RGB totalmente personalizáveis.

  • O microfone pode ser colocado no mudo com o simples toque em sua parte superior e também conta com indicador de LED para informar sobre o estado da captação de áudio.

  • Segundo a fabricante, o microfone conta com uma base anti vibração, que ajuda a isolar os ruídos externos. 

  • O microfone é do tipo condensador, ideal para captura de sons mais frágeis, como vozes dentro de um estúdio, e conta com os padrões de captura bidirecional (grava o som da frente e de trás do microfone), estéreo (grava áudios de maneira mais imersiva), omnidirecional (grava o som vindo de todas as direções) e cardióide (grava apenas o áudio vindo da frente do equipamento).

rich-text-image

microfone preto com luzes coloridas

Microfone Shure SM7B Dinâmico Cardióide para Estúdio

  • O

    microfone Shure SM7B

    é dinâmico e possui uma resposta suave e ampla, sendo ideal para a gravação de músicas.

  • Segundo a fabricante, o modelo tem uma resistência maior a ruídos eletromagnéticos gerados pela interferência da proximidade com outros aparelhos eletrônicos.

  • O microfone também conta com isolamento de vibração, um filtro anti pop e um suporte com rosca. 

Microfone Shure SM58S

  • O

    Shure SM58S

    é um microfone profissional de alta qualidade, indicado para gravações de músicas e outros conteúdos em estúdio ou para shows ao vivo.

  • O design do modelo foi pensado na durabilidade, sendo resistente ao desgaste (de uso e do tempo) e pintado na cor preta.

  • Ele vem com um filtro integrado em sua configuração, o que minimiza ruídos de vento, respiração, estática, entre outros barulhos que podem atrapalhar.

  • O microfone é do tipo dinâmico, ideal para situações ao vivo, como shows e palestras, e conta com o padrão de captura cardioide, que grava o som que vem da parte da frente do equipamento.

Microfone Audio Technica AT2020

  • O

    microfone Audio Technica AT2020

    conta com um padrão de captação interessante, que foca no som à frente dele e rejeita todo som vindo das laterais ou da parte de trás.

  • Ele vem acompanhado de um suporte para pedestal, um adaptador com rosca e uma bolsa protetora.

  • O principal foco do microfone é gravações em estúdios não profissionais, ou seja, estúdios domésticos montados em residências. 

  • O Audio Technica AT2020 é dinâmico, indicado para gravações em locais abertos ou com mais de uma pessoa, e conta com o padrão de captura hipercardioide, um tipo de captura muito sensível a qualquer som vindo da frente do microfone.

Microfone para podcast Shure MV7

  • O

    Shure MV7

    tem um painel de configurações sensível ao toque, que permite configurar o volume, mixagem, o silenciamento do áudio, o ganho de som do microfone, dentre outras configurações.

  • O padrão de captação do microfone é ideal para gravação de podcasts ou transmissões ao vivo, já que capta a voz do usuário e isola qualquer outro ruído adjacente das laterais ou da parte traseira.

  • O microfone possui saídas USB e XLR, sendo ideal para o uso em computadores ou interfaces mais profissionais. 

  • O Shure MV7 é o tipo dinâmico (sendo indicado para gravação em ambientes mais abertos) e vem equipado com o padrão de captura unidirecional, que grava o som vindo de uma direção específica, normalmente para onde a frente do microfone está apontada.

Microfone USB Fifine K683A

  • O

    USB Fifine K683A

    é um microfone condensador de estúdio que pode ser conectado tanto a computadores quanto a celulares, por meio de um cabo USB-C.

  • O modelo vem acompanhado de um filtro pop que pode ser removido, ajudando a reduzir os ruídos durante a gravação.

  • Segundo a fabricante, o padrão de captação do modelo é cardioide, já que capta primariamente o áudio vindo da frente do microfone, e ignora os sons produzidos nas laterais e na parte de trás. 

Qual é a diferença entre um microfone normal e um microfone profissional?

As diferenças entre um

microfone normal

e um microfone profissional depende do modelo, do tipo e da finalidade que o equipamento terá. Mas podemos dizer que, de uma forma geral, os microfones profissionais oferecem uma alta qualidade sonora, com som mais limpo, nítido e detalhado. Já os microfones tradicionais entregam uma qualidade boa, mas não a nível profissional, porém na maioria dos casos eles são mais econômicos.

Conclusão

Os microfones são equipamentos importantes para uma grande diversidade de situações. Seu principal uso é para gravações ou para uma expansão do volume da voz em eventos presenciais.

Neste texto, focamos em responder algumas perguntas pertinentes sobre esses produtos conhecidos e falar um pouco dos tipos de microfones disponíveis atualmente.  Você também pôde conferir uma lista de modelos, com recursos para diferentes necessidades.

Talvez você também se interesse em saber

como usar microfone de lapela

em nosso blog.

Se você está buscando o melhor lugar para adquirir seu próximo microfone, não deixe de conferir as ofertas e condições especiais do Mercado Livre. Com certeza encontrará um produto que combina com você!