Os 10 melhores Mini PCs- Intel, Ryzen e mais!

Se você está procurando um computador que atenda às suas necessidades e ocupe pouco espaço, é hora de ter um Mini PC que represente você. Escolha qual.

Quantas vezes você já ouviu a frase: "O conhecimento não ocupa espaço". É uma expressão que costuma ser repetida em excesso. Mesmo que não seja literal, ela é útil para explicar a importância do conhecimento de um ponto de vista prático que valoriza sua dimensão social com base nos ambientes em que é incorporado. 

Essa frase contradiz o fato de que, embora possa ser muito tentador ter os maiores aparelhos do mercado, ter o maior não garante um desempenho melhor. Pelo contrário, no campo da computação, eles continuam a responder às necessidades de seus usuários com equipamentos que podem ser segurados na palma da mão.

Assim, à maneira dos computadores mais comuns, os

Mini PCs

são modelos de desktop que permitem executar as funções básicas de um computador, mas em um tamanho muito pequeno. Basta conectar o monitor, um mouse ou um teclado para montar sua própria caixa de trabalho com uma forma de informação muito mais versátil. Além disso, é possível configurar de forma precisa o que você precisa com base no seu perfil.

rich-text-image

PC

Por que você deve ter um mini PC? 

O surgimento dos computadores portáteis na década de 1980 foi uma verdadeira revolução que não só trouxe mudanças materiais, mas, acima de tudo, ampliou o grau de possibilidade de planejamento de todos os tipos de projetos. 

O mundo dos computadores está repleto de opções diferentes que, ano após ano, se adaptam às diferentes demandas de seus usuários. Ao contrário dos computadores de mesa tradicionais, com apenas duas polegadas de altura, eles ocupam muito pouco espaço. Além disso, permitem diferentes configurações e utilizam um consumo de energia muito baixo, o que favorece a economia de energia, principalmente em empresas de médio porte que precisam ter vários desses computadores. 

Outra vantagem é que eles não produzem muito calor, o que significa que não é necessário ligar os ventiladores para operá-los. Isso os otimiza em todos os níveis e permite usá-los sem interferir com sons irritantes enquanto você realiza outras atividades que exigem concentração.

Quais são os modelos de Mini-

PC

mais populares? 

Atualmente, todas as marcas dedicadas ao mundo da computação têm sua própria linha de laptops. Nenhuma empresa quis ficar de fora das vantagens práticas que esse dispositivo representa.

Assim, há diferentes modelos que se destacam:

Lenovo Thinkcenter M720Q

De tamanho compacto e dimensão prática, ele vem com o sistema operacional Windows e uma memória interna de 8 GB. Também possui um processador Intel

Core i5

que facilita suas funções multitarefa tanto para edição de vídeo quanto para diferentes videogames. É uma das opções mais rápidas do mercado com a garantia de uma das empresas chinesas que mais fabricam computadores pessoais no mundo todo.

Beelink GTR Ryzen 5

Outra marca emblemática do país asiático, conhecida por sua linha de Android TV Boxes, oferece um modelo de minicomputador que simboliza uma boa relação custo-benefício. Entre as características técnicas, ele tem 256 GB de armazenamento e seu processador é uma versão do Ryzen 5 com 8 gigabytes de RAM. Ele também se destaca por sua velocidade e por ter conexões tanto em Wi Fi quanto com duas HDMI e uma de áudio.

Dell 6500t Optiplex

Uma das marcas americanas mais proeminentes no campo da tecnologia da informação apresenta esta versão útil tanto para tarefas relacionadas ao trabalho quanto para trabalhos de casa. Ele tem um processador

Intel

Core i5 e modelos com capacidade de 8 GB de RAM. Ele também tem seis conexões USB e uma placa de vídeo integrada que permite visualizar todos os tipos de imagens, desde as mais divertidas até as mais sérias.

Mitsubishi NUC 500SU

Esse fiel expoente da empresa japonesa com presença expandida para além dos eletrônicos se destaca pela conexão sem fio e pela memória interna de 8 gigabytes, o que garante grande velocidade. Possui sistema operacional Linux e processador Intel

Core i3

que permite editar imagens e vídeos de forma muito versátil para que você possa dar o toque de magia necessário a cada uma de suas criações.

Goldentec Doble Núcleo 4GB

Como um crédito para a indústria local, essa empresa cada vez mais popular no território tem modelos como esse com capacidade média de armazenamento de 64 Gigabytes e 4 Gigabytes de RAM. Com sistema operacional Linux e processador Intel Celeron

Dual Core

, é um ótimo complemento para uso em escritórios ou escritórios administrativos com três portas de conectividade USB, WIFI, VGA, HDMI e saída de áudio.

AppleMac Mini M1

De acordo com a tradição e a identidade da Apple,

esse modelo

brilha com luz própria porque tem o Neural Engine, que aprende instantaneamente uma enorme quantidade de dados e é capaz de processar essa informação sem nada a invejar à inteligência artificial. Seu valor é apoiado por sua porta HDMI 2 compatível com saída de áudio multicanal e duas portas USB4 que, como se não bastasse, se somam a duas portas USB-A.

rich-text-image

APPLE MAC

Quais são os modelos mais procurados da Intel? 

No que diz respeito à Intel, no campo dos computadores, há uma preferência acentuada entre aqueles que preferem ter um tipo de processador projetado pela empresa sediada na Califórnia. Dentro das diferentes linhas de Mini PCS, a Intel oferece uma variedade de modelos que se adaptam tanto aos videogames mais sofisticados quanto às estações de trabalho mais completas.  

Alguns de seus modelos mais referenciados são:        

MINISFORUM NUCXi7

Esse é o melhor modelo para jogos com recursos de resolução e velocidade que se destacam em cada quadro. Ele tem duas versões diferentes com processadores que podem ser o i7 de ponta para todos os tipos de funções e o processador i5 com um desempenho mais modesto.

DroiX Proteus 11

Esse modelo vem com o Windows 11 já instalado e está disponível com duas opções de processamento, tanto Intel Core i5 quanto

Intel Core i7

. Sua capacidade de memória pode chegar a 64 GB de RAM DDR4 de canal duplo e, com a opção de conexão Wi Fi 6, garante velocidade com pouco ruído. 

Beelink SEi 12 Pro

Se você não estiver procurando um dispositivo para jogos, esse modelo é o mais recomendado para tarefas exigentes que requerem um processador com alguma eficiência. Ele tem um processador Intel

Core i7

quad-core com eficiência de oito núcleos e um tamanho total de cinco polegadas com duas portas HDMI, integrado ao Thunderbolt, a maneira mais rápida de transferir dados entre diferentes dispositivos.

Como escolher seu mini PC? 

Se você já decidiu comparar os melhores minicomputadores, uma das primeiras coisas a considerar é o uso intensivo que você fará dele. 

Dependendo do uso, você terá de considerar detalhadamente o que o sistema operacional, o processador, a RAM e a capacidade de armazenamento representam:

Sistema operacional

Nesse ponto, quando se trata do coração de qualquer dispositivo, é conveniente saber se ele é

Windows

ou Linux. Isso fará com que você tenha mais softwares que já conhece à sua disposição. O software deve ser compatível com o hardware para que a experiência do usuário seja otimizada e ampliada. Não tenha surpresas quando quiser usar um programa que não seja compatível!

Processador

Se o sistema operacional é o coração de todo computador, nesse caso suas extremidades são baseadas no processador, capaz de fornecer o suporte e a velocidade necessários. Seja para funções normais ou para curtir os melhores videogames ou realizar edição de áudio ou vídeo, é necessário ter um modelo Intel Core 3 ou até mesmo um superior como um

Ryzen 5

para desenvolver todas as suas ideias sem interrupções. Não economize na escolha de um bom processador.

Memória RAM

O que mais se aproxima do cérebro de um Mini PC é a

memória de qualidade

. A partir de 4 GB, os modelos com 8 GB são realmente uma garantia de uso de todos os programas e aplicativos que você quiser, sem precisar excluir nenhum para liberar espaço. Considere o quanto você deseja manter e ter em mãos para realizar suas atividades diárias. Embora seja possível expandir esse tipo de capacidade, é melhor garantir que você tenha uma boa base.

Armazenamento

Em sua capacidade de armazenamento, você pode optar por um HD convencional ou um SSD que se assemelha a um

computador

desktop tradicional. Com a possibilidade de ampliar a capacidade de armazenamento para mais de 128 GB, dependendo da quantidade de arquivos e documentos que deseja ter à sua disposição, decida se o seu perfil é o de um compilador ou de um eficiente gerenciador de seus documentos virtuais.

Placa de vídeo

Assim como os olhos que apresentam gráficos e imagens para quem quer ver, com as placas de vídeo a qualidade varia de acordo com sua composição. Entre as qualidades mais marcantes desse componente está a de evitar o superaquecimento causado pelo uso prolongado, tanto para jogos de videogame intensos quanto para todos os tipos de apresentações multimídia que exigem desenvolvimento especial. Não se esqueça de que a primeira impressão é sempre a dos olhos.

Conexões

As portas de saída mais comuns que garantem o acesso a outros dispositivos incluem

USB

, USB-C, HDMI, VGA, Ethernet e Wi-Fi estendido. É importante considerar que, para transmitir imagens de alta qualidade, seja para exibições no trabalho ou para curtir qualquer tipo de filme como se fosse um cinema, um cabo HDMI é indispensável, portanto, não se esqueça de estender a experiência a todos que quiserem fazer parte dela.

rich-text-image

MINI PC

Você já decidiu qual será seu próximo mini PC?

Talvez ainda pareça incrível para você que tanta informação possa ser armazenada em um dispositivo tão pequeno. No entanto, é uma realidade. Concentrar tanta informação em um lugar tão pequeno não é apenas um benefício para você, mas também para o meio ambiente, com menos consumo de energia e menos ocupação física em volume. 

Seja para economizar consumo, poupar dinheiro e simplificar seu deslocamento, o

Mini PC

é uma forma mais silenciosa e informal de viajar que você encontrará no site do Mercado Livre. Basta dedicar um pouco de tempo para conferir os modelos que melhor atendem às suas necessidades.