Mini PC ou Notebook: qual escolher?

Conheça as semelhanças e diferenças entre esses tipos de computadores para adquirir o que melhor atende às suas necessidades e compre agora!

A escolha de um

computador

não costuma ser uma tarefa simples e ágil, devido à variedade de marcas e opções existentes no mercado. Neste artigo, mostraremos duas opções para quem prefere ter todos os seus dados sempre por perto.

Por isso, convidamos você a descobrir quais são as principais características, semelhanças e diferenças entre um

notebook

e um mini pc para que, pensando nos usos que você dará a ele e nas suas necessidades, possa escolher o que mais adequado para você.

Uma das principais diferenças entre esses tipos de dispositivos é a versatilidade de cada um para atender a diferentes necessidades.

rich-text-image

PC

Principais vantagens e desvantagens de um notebook e de um Mini PC

A primeira coisa a saber é que um notebook é um computador portátil que pode ser levado a todos os tipos de espaços, pois tem uma bateria que permite que ele seja autônomo por um tempo e, caso se descarregue, pode continuar a ser usado mesmo se estiver conectado ao carregador.

Os Mini PCs, por outro lado, são computadores que exigem um espaço físico fixo, embora sejam muito menores do que um computador como o conhecemos. Em outras palavras, um

mini pc

é uma CPU portátil que pode ser levada na bolsa ou na mochila e, ao ser conectada a qualquer monitor e aos acessórios correspondentes, é possível configurar um computador em qualquer espaço.

Essa é uma das principais diferenças entre os dois dispositivos, embora seu valor econômico também seja, muitas vezes, um ponto de inflexão. Além de saber quanto você quer investir nessa compra, o que pode orientar sua escolha, também é importante considerar que, em termos de desempenho, ambos são semelhantes no básico, portanto, se o seu uso não for muito específico, tanto os notebooks quanto os mini PCs responderão com eficiência.

Principais características dos Mini PC

Como mencionado acima, um

mini pc

é um computador que pode ser levado para qualquer lugar, e alguns deles cabem até mesmo na palma da mão.

Eles são pequenas cabines que contêm os mesmos componentes de um PC tradicional, mas em tamanho reduzido, o que os torna quase como um laptop, embora para usá-los seja necessário um

monitor

e acessórios como teclado e mouse.

Rendimento

Como nesses casos, seu desempenho dependerá do que você precisa. Ou seja, ele não difere nos usos aos quais um

computador de mesa

normal responde, mas o que o difere é o espaço usado para sua montagem.

Em comparação com os

notebook

s, as mini PC tendem a ser mais adequados para a família e, no geral, para uso básico, mas também podem ser usados para assistir a filmes ou jogar jogos on-line, pois têm uma variedade de portas de conexão, como a USB tradicional ou HDMI para conectar projetores ou TVs.

Versatilidade

Embora esse seja um dispositivo capaz de atender às necessidades básicas dos usuários, seu tamanho pequeno também pode ser um problema. Por exemplo, para aqueles que desejam usá-lo como jogador, sua resposta gráfica será deficiente e também pode levar ao superaquecimento interno dos minicomponentes que o compõem.

Isso significa que, como eles não têm dispositivos de ventilação interna, é necessário prestar atenção especial à sua manutenção, pois se algum dos espaços que evitam o superaquecimento dos componentes ficar obstruído, isso pode acabar danificando o dispositivo.

Por fim, vale ressaltar que, no caso de, por exemplo, precisar expandir a memória RAM ou mais armazenamento, nesse tipo de dispositivo é difícil adicionar um novo componente para melhorar esses pontos: em alguns casos, eles vêm soldados, portanto não suportam acréscimos; enquanto em outros, por uma questão de espaço, eles não cabem mais, portanto a capacidade dos mini PCs pode ser afetada em alguns casos, em comparação com os notebooks aos quais é possível adicionar novos componentes.

Opções no mercado

Uma das opções no mercado de mini-PCs é o MINIS FORUM: uma boa combinação de desempenho e preço. Ele tem um processador Intel

Celeron N4020

, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, que pode ser expandido. 

Além disso, ele tem 4 USBs, conectividade WIFI e Bluetooth, HDMI e slot para Micro SD. Um dos principais pontos positivos desse dispositivo em particular é a possibilidade de reprodução em 4K graças a todas essas opções de conectividade, embora para todos os outros usos ele seja mais um dispositivo básico.

Uma alternativa

Outra opção é o

Intel NUC

celeron, que vem em diferentes versões, dependendo do processador, o que também define seu preço. Em relação às características principais, é possível dizer que se trata de um dos favoritos para quem vai dar a ele uma finalidade de entretenimento, jogos ou produtividade, com uma placa 10x10 à qual você pode anexar duas memórias RAM DDR4-2400 de até 32 GB, conexão de disco rígido M.2 PCIe x4 e uma opção de slot de 2,5" para HDD/SSD. Como a opção anterior, ele tem portas Wi-Fi, Bluetooth e USB e um slot para cartão Micro SD, para que você possa conectar esse mini PC a uma variedade de dispositivos.

Por fim, outra opção de destaque no mercado de mini PCs é o

Lenovo Thinkcentre

, que vem em várias versões e foi projetado para ambientes corporativos. Ele tem um formato mais sóbrio, em que a ventilação e o número de portas para conexões são os protagonistas desses minicomputadores, com tamanho semelhante ao de um livro convencional.

Principais características dos notebooks

Uma das principais peculiaridades desse tipo de dispositivo é a praticidade com que se pode levar informação com ele. Nesse sentido, o pequeno espaço necessário para esses laptops significa que eles podem ser transportados de um lugar para outro sem nenhum esforço.

Essa característica faz com que seu principal público-alvo sejam trabalhadores ou estudantes, que podem se deslocar de casa para o local de trabalho ou estudo sem qualquer dificuldade com seus computadores, e que estão sempre prontos para responder aos diversos usos, seja para a elaboração de textos profissionais ou trabalhos acadêmicos.

Vale a pena observar que também existem notebooks

gamers

, com os componentes necessários para atender às demandas desse tipo de programa, ideais para quem busca entretenimento ou também para quem precisa de programas de design gráfico com outras complexidades.

Nesse sentido, eles tendem a ser dispositivos mais caros do que os mini-PCs, mas também têm tudo o que você precisa para usar sem precisar de conexão com um dispositivo externo.

rich-text-image

LAPTOP

Desempenho

Em relação ao desempenho dos notebooks, é possível dizer que, devido ao seu tamanho, não há problema em adicionar novos componentes para que respondam de forma mais eficiente às necessidades do usuário. 

Ou seja, graças ao seu tamanho, é possível adicionar opções que não vêm de fábrica, de modo que ele possa continuar a responder mesmo que a RAM ou a memória interna não seja mais suficiente.

Nesse sentido, é importante observar que esse tipo de PC, diferentemente dos mini, pode ser transportado para qualquer lugar e pode até mesmo ser usado com a bateria, portanto, não é necessário estar perto de uma

fonte de alimentação

.

Versatilidade

Outro ponto que deve ser considerado ao

comprar um notebook

é que suas características dependerão de suas necessidades e do que você pode investir nele. 

aqueles que têm processadores e memória suficientes para executar tarefas básicas, como processamento de texto e navegação na Internet; e há aqueles que foram projetados para um uso mais profissional, como

para gamers

ou designers gráficos.

Cabe ressaltar que, como no caso dos mini PCs, eles também têm conexões como HDMI ou Bluetooth que permitem que o

desktop

seja projetado ou conectado à TV para assistir a filmes ou séries.

rich-text-image

MINI PC

Opções de mercado

Como mencionamos anteriormente, dependerá do uso que será dado ao dispositivo para saber qual é o mais adequado para cada usuário. Neste artigo, apresentaremos três opções para você avaliar: uma delas é o notebook

Acer Aspire 3

. Ele tem memória RAM de 8 Gb, disco rígido de 256 GB e pesa apenas 1,8 kg. É ideal para uso doméstico, pois tem um alto desempenho, já que você pode executar vários programas ao mesmo tempo sem afetar sua capacidade de resposta

Um notebook de trabalho ideal para profissionais é o

Lenovo IDEA PAD 5,

pois tem um design compacto e elegante, além de ser leve, o que facilita o transporte. Ele tem um processador AMD Ryzen Série 5000U, 4 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

Finalmente, um laptop de desempenho para gamers ou designers gráficos poderia ser o

notebook HP Victus 16-d0516la

, que tem 8 GB de RAM e uma unidade de estado sólido de 512 GB. Além disso, ele tem um sistema de resfriamento otimizado, mesmo com os poderosos gráficos NVIDIA, o que o torna um excelente desempenho, além de ser fabricado com materiais reciclados ecologicamente corretos.

Conclusão

Agora que você conhece as diferenças entre notebooks e miniPCs, convidamos você a encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades no Mercado Livre.